23.9.14

Os franceses não fazem necessidades*

Ainda me lembro de uma vez, a caminho do aeroporto, me ter dado uma súbita vontade de me descartar da água que antes tinha bebido. O facto de estarmos parados em plena auto-estrada devido ao trânsito não ajudou e pela primeira vez apercebi-me de que são poucas (raras!) as estações de serviço nas auto-estradas daqui. O Jack ainda propôs que atravessasse a estrada entre os carros e que me aliviasse nos arbustos que por ali se viam. Mas no meio da minha aflição, ainda tive capacidade para perceber que aquilo a que ele chamava arbustos eram as copas das árvores plantadas numa ravina, onde caso eu caísse, dificilmente sairia. Não voltámos a ver qualquer estação de serviço até chegarmos ao aeroporto, onde eu simplesmente me esqueci que tinha uma mala, um bilhete de avião, um voo para apanhar e corri feita doida para o WC mais próximo. Ficou marcada esta viagem e foi a partir daí que construí esta minha teoria de que os franceses não usam casas-de-banho. Se as usassem, haveria mais com certeza, não? O nosso trauma é tal que quando vamos buscar alguém ao aeroporto, aconselhamos o uso da casa-de-banho para não haver apertos em situações sem solução à vista.

Outro ponto a favor da minha teoria são as casas de banho em centros comerciais. Nunca mas nunca em toda a minha vida vi um centro comercial com tão poucas casas-de-banho. É preciso praticamente andar quilómetros até encontrar uma e quando finalmente encontramos, tem quatro cubículos. Quatro. Num centro comercial que chega a estar cheio ao ponto de não se conseguir avançar pelos corredores e entrar nas lojas que se quer. Podeis pois imaginar que as filas para a casa-de-banho são maiores dos que as filas nas lojas em época de saldos ou em altura natalícia.

Por fim, o cinema. Costumamos ir a dois e em ambos acontece a mesma: a saída das pessoas da sala do cinema dá...para a rua. Estando nós a 40 minutos no mínimo de casa, às vezes dava jeito ir ao WC antes de fazer viagem. Ups, não dá. Ah, vai durante o filme! Não vou, porque fecham a porta por onde se entra na sala e que daria para a zona das casas-de-banho. Ou fazes antes e não bebes nada durante o cinema, ou lixas-te.

Sei que há a teoria de que os franceses não tomam banho. Quanto a isso não posso opinar, mas que a maior parte não tem bexiga, disso estou quase certa.

*e estou firmemente a aguentar-me para não dizer que acho badalhoco ter, em casa, a sanita numa divisão e o lavatório noutra. Como se o uso de uma não implicasse o uso do outro. 

1 comentário:

  1. Possas, realmente .. Eu estava tramadinha da minha vida !!!
    E quanto a isso da sanita num lado e o lavatório doutro.... Aiai !

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)