22.10.14

E então?

Passado o casamento, cá por casa fala-se agora de filhos. Fala-se apenas, nada de ideias para esses lados, sim? Como em tudo na vida, mulher e homem têm visões diferentes. Se pergunto ao Jack quais os seus receios quanto a uma futura gravidez minha ou quanto a ter filhos, a resposta é invariavelmente "nada". O homem está confiante que irei engravidar enquanto um gato pisca um olho, que a gravidez não vai trazer qualquer percalço, que serei a mesma mas apenas com uma barriga de grávida, que o parto vai custar menos que tirar sangue e que depois da criança nascer aprenderemos no dia-a-dia a tratar dela. Já eu, quando começo a falar dos meus receios, sai-me imediatamente pela boca uma lista (que vai crescendo à medida que penso no assunto):

  • Tenho receio de não conseguir engravidar facilmente, de andar a tentar meses e meses, de ter de recorrer a clínicas, de haver problemas. Tantos anos a ter cuidados e se calhar as coisas nem funcionam como deve ser e poderia não ter tido juízo nenhum porque não haveria consequências deste tipo.
  • Tenho receio de engravidar aqui, num país que não é o meu e no qual eu não faço ideia de como as coisas funcionam. 
  • Tenho receio de ser uma grávida com tudo de mau a que tenho direito: enjoos, vómitos, pés de elefante (disto não me livro devido aos problemas de circulação que tenho), etc, etc, etc...
  • Tenho receio de engordar 40 quilos e ter passado a gravidez toda com cuidados para não engordar 70 quilos....
  • Tenho receio, não, corrijo, tenho medo, PÂNICO mesmo, do parto. Eu tive um ataque de ansiedade em plena sala de espera do dentista da última que lá fui, no mínimo dos mínimos ficarei histérica durante nove meses por causa do parto.
  • Tenho receio de sentir a falta, de sentir saudades da minha família, de me faltar este apoio apenas porque estamos em países diferentes (e o skype ajuda muito, mas não resolve tudo-tudo).
  • Tenho receio de não conseguir lidar com todos os fluidos normais de um bebé. Eu sou muito sensível a estas coisas e só de imaginar já tenho o estômago às voltas.
  • Tenho receio de não ser boa mãe e de educar um ser humano absolutamente execrável.
  • Tenho receio de não ser boa mãe pela falta de paciência que tenho para crianças barulhentas e para adolescentes parvos.
  • Tenho receio de financeiramente poder haver algum revés e de repente sou a responsável não só por mim mas também por um filho.
  • Tenho receio de ser uma mãe-galinha.
  • Tenho receio que algo mude na minha relação com Jack. Nada aponta para isso, mas eu sei lá, é algo absolutamente novo.
  • Tenho receio que todos os meus receios se concretizem e que eu não saiba lidar com isto. E/ou que o o Jack não saiba também.
Também gostava de arranjar um emprego antes de engravidar, por outro lado já estou literalmente há anos à procura de um e até agora nada. Valerá a pena adiar a maternidade para continuar à procura, ou aproveito o facto de estar por casa para poder tomar conta de um filho? Será que estou para aqui com estas 1001 dúvidas e mais valia nem pensar em nada disto (conselho do Jack)? Afinal de contas há quem viva em piores condições do que eu, em situações instáveis, em relações menos perfeitas que a minha, sem apoios, sem maturidade, e ainda assim tenha filhos. E depois...de que é que estou à espera? Tenho 30 anos, queria ter sido mãe nova....Vale a pena adiar?

5 comentários:

  1. Não adies, que foi o que fiz há cerca de 3 anos, e agora tenho 35, e só daqui a pelo menos um ano é que posso pensar nisso. A altura ideal não existe... Aproveita se estás em casa tens disponibilidade, e quase de certeza que aí tens mais apoios por parte do estado do que estivesses aqui...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 13:42

    É completamente verdade que a altura ideal não existe. :) Mas também acho que há alturas realmente "erradas" para pensar nisso. =P

    A idade é um dos factores. Eu sei lá como é que as coisas vão correr: até posso engravidar facilmente ou posso passar anos a tentar, e se acontecer isto não posso dizer que tenho propriamente muitos anos pela frente para tentativas. Esta é uma das coisas que mais me impulsiona para avançar.

    ResponderEliminar
  3. Vais ver que corre tudo bem :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. R*

    Provavelmente até corre mas eu não deixo de pensar no que pode correr mal. =P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)