3.11.14

Ainda na senda das burocracias...

Aqui temos o cartão da "segurança social". Antes de recebermos este cartão, recebemos uma carta a dizer que temos de facto validação para ter este cartão. Até aqui tudo bem, que mais carta menos carta, já percebi que neste país gostam muito de usar os correios. O que eu acho impressionante é que certos serviços, em vez de pedirem uma fotocópia do nosso cartão da "segurança social" peçam uma fotocópia da carta. E se tiveres deitado a carta fora? Não faz mal. Pedes uma nova via da carta. Sim, aquela que te diz que tens direito a ter um número de "segurança social", número esse que depois aparece no cartão que temos. Felizmente acho que ainda tenho a carta algures...Deixem-me lá ir procurá-la para enviar uma fotocópia a quem se lembrou desta ideia mais estúpida.

6 comentários:

  1. Estás a falar da Carte Vitale? E da Attestation de droits à l'Assurance Maladie (o papel)?

    ResponderEliminar
  2. Sim, da Carte Vitale. Mas o que me pedem é a fotocópia da atestação da carta vitale, carta essa que usei enquanto não recebia o cartão. Depois de o ter recebido, não pensei que tivesse de voltar a usá-la e não compreendo muito bem a lógica disto.

    ResponderEliminar
  3. Pois, também já perguntei uma vez a um médico qual a necessidade de apresentar a Carte Vitale e a Atestação se a Carte Vitale tem um chip e tem todas as informações digitalizadas. A justificação que me deu foi que se a Carte Vitale não estiver atualizada (atualização essa que depende de nós, sempre que mudamos alguma coisa (morada, RIB, seguro, afins) temos de a atualizar), o papel serve de prova atual. Mas o que questiono é: se o papel datar de há não sei quanto tempo? Fica sem utilidade também...nunca percebi, este país tem realmente algumas coisas muito confusas... :/

    ResponderEliminar
  4. Lá está: encontrei a Atestação só que nesta há a indicação de que é válida até uma data que...já passou. E agora? Eu não alterei nada na carte vitale pelo que não há razão para receber nova atestação, mas não faz qualquer sentido passarem uma atestação com data de validade. Haja paciência para estas coisas....

    ResponderEliminar
  5. A atestação (com a data válida atual) podes ser impressa através o teu portal pessoal em ameli.fr ou nas máquinas que todas as repartições da Sécurité Social têm, normalmente no exterior (pelo menos em Paris) que podem ser utilizadas a qualquer hora.

    Também não percebo o sentido de andar sempre com a atestação em papel se temos a Carte Vitale com o chip, mas enfim...

    ResponderEliminar
  6. Ah, boa, vou ver se trato disso então.

    Mas é que não tem lógica nenhuma mesmo. É mesmo gastar papel desnecessariamente...

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)