13.12.14

E que recebam muito cocó de cão no sapatinho de Natal

Só hoje ouvi a notícia de que a TAP faria greve entre o Natal e o Ano Novo. Ainda antes de ouvir quais os dias e ver se tal me afectaria as férias em Portugal, o meu coração parou para depois começar a bater violentamente. Nunca, mas nunca na vida, terei qualquer respeito por pessoas ligadas ao transporte de passageiros que fazem greves em alturas como esta. O Natal, para a maior parte das pessoas, é um momento familiar, uma altura do ano em que se viaja para estar com aqueles que mais se gosta, uma altura planeada com meses de antecedência por quem está longe. A simples ideia de estragar estes dias do ano a uma só pessoa já é má, mas estragar a tanta gente é demais. Felizmente para nós, regressamos a França dia 26 de Dezembro (sexta), embora o plano fosse fazê-lo a 28 (domingo). Quis o destino que os bilhetes fossem demasiado caros para esse dia e nos obrigasse a optar por regressar dois dias mais cedo que o previsto. Assim não estamos a ser, por enquanto, apanhados na idiota greve que será feita nos dias 27 (sábado), 28 (domingo), 29 (segunda) e 30 (terça-feira) de Dezembro. Não é preciso ser muito inteligente para perceber que seria nestes dias que mais pessoa voariam: umas para regressar a casa após o Natal, outras para ir passar o fim-de-ano algures. Ah, mas dá para trocar o bilhete sem custos, dizem alguns. Pois dá (mas não pagam as noites em hotéis já reservadas e pagas), mas alguém que tenha de se apresentar ao serviço dia 29 e que por isso viajaria no fim-de-semana, passa a ser obrigado a fazê-lo antes. E duvido muito que a TAP consiga colocar toda a gente afectada pela greve em voos no dia 26, o que obrigará muita gente a viajar no próprio dia 25, dia de Natal. E se eu, que não estou ligada profissionalmente ao transporte aéreo de passageiros, consigo fazer estas contas e estes raciocínios é preciso ser-se muito estúpido ou muito má pessoa para trabalhar no ramo e avançar com esta greve. Não sou contra greves, entendo que as pessoas estejam descontentes, que tenham os seus motivos, e entendo até que as greves afectarão sempre alguém seja em que altura do ano seja feita. Mas assim sendo, não há necessidade de ser feita agora. Parabéns às alminhas que planeiam estas coisas, que acham boa ideia greves em altura de Natal, que aproveitam para tirar férias entre o Natal e o Ano Novo, que simplesmente não se importam com os outros: acabam de ganhar um atestado de estupidez por alguém que nunca vos respeitará. 

6 comentários:

  1. Diz lá se até não dá vontade de, excecionalmente, dizeres asneiras? :P

    ResponderEliminar
  2. Não, porque nem sequer tenho esse instinto. =P Para o Jack o assunto ficou arrumado quando um dia entalei um dedo de tal maneira que só podia ter-me magoado a sério e a minha reacção imediata foi...."Bolas!". Ou seja, nem sequer me vem qualquer palavrão à cabeça. =P

    Quando se colocou a hipótese de eu ter esclerose múltipla, saí do consultório como um farrapo e o meu pai ainda hoje comenta que a única coisa mais "forte" que me ouviu dizer foi "Isto é uma treta...". Podia ter dito "Isto é uma m****..." mas não me lembrei. =P

    Mas, admito, já disse um palavrão, este ano! =P Em Fevereiro, a 3 meses do casamento, quando fomos decidir a decoração da quinta e esta nos avisa que vão fechar e que portanto o nosso acordo estava cancelado. Aí sim, cheguei ao carro e disse "M***A!". O Jack só olhou para mim muito espantado mas nem disse nada. Só mais tarde é que comentou que eu devia estar mesmo muuuuito chateada para me ter saído aquilo. =P

    ResponderEliminar
  3. O meu coração parou, porque vou viajar pela TAP para Berlim no dia 31. Estou com um pouco de medo, visto que é comum meterem mais uns dias às greves, ainda por cima o nosso voo é às 6h da manhã de 31. Contactei a TAP e só podem saber 5 dias antes se dia 31 haverá problemas. Boa, mas o hotel já está pago há mais de um mês e arranjar alojamento em Berlim para a noite de ano novo é um quebra-cabeças.
    Nervos. NERVOS. É só o que tenho a dizer.

    ResponderEliminar
  4. Krystel,

    É uma absoluta falta de respeito. São pessoas que não se importam de estragar o Natal e a passagem de ano aos outros. Que estão simplesmente marimbando-se para os outros, desde que eles tenham o que querem. Se fosses a Berlim em Fevereiro e a greve fosse em Fevereiro, ficavas lixada na mesma, é um facto, mas ao menos este sentimento de injustiça e de desrespeito não era tão forte.
    Não sei como estás a contactar a TAP, mas eu sempre o fiz via Facebook e sempre foram muito eficientes.

    ResponderEliminar
  5. É uma altura que se viaja para estar com a família e com aqueles que durante o ano, não vemos tantas vezes quanto possível. Fala-se do facto de haver cada vez mais emigrantes, e todo português queixa-se disso, de ver familiares e amigos a partir, e uma companhia portuguesa dá-se ao luxo de estragar e enervar estas pessoas durante uma das poucas épocas que podemos estar com aqueles que gostamos? Bolas, é revoltante.

    Sim, também contacto a TAP pelo Facebook, e nesse aspecto nada a dizer. Mas para os voos de 31, dado que a greve está marcada até dia 30, só saberão se há prolongamento cinco dias antes. Até dia 26 vai ser esperar. Nervos. Que nervos.

    ResponderEliminar
  6. Eu também espero que eles não alterem as datas (nem para a frente nem para trás, que aí já me apanha).
    E sim, concordo contigo, é revoltante. Várias pessoas acordaram e pensaram "Vou estragar o Natal a muita gente. Isso incomoda-me? Não. Então, vamos lá". Não lhes desejo nada de grave porque hão-de ser filhos e pais de alguém que não tem culpa, mas que pisem bosta de cão todos os dias durante um ano, no mínimo.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)