1.2.15

O meu problema com os comentários

Se desse para compilar numa página todos os comentários que faço noutros blogs, tenho a sensação que a maioria das pessoas acharia que eu gosto de armar confusão, que sou incapaz de elogiar, que não sei ser simpática, que só sei ser do contra. Não é a verdade, obviamente, mas às vezes penso que o meu comportamento nas caixas de comentários poderá levar a esta conclusão. Leio vários blogs, gosto de vários blogs mas raramente, muito raramente me dá para comentar um post e dizer "Que lindo!" ou "Que fotografias fantásticas" ou "És gira!". Não o faço, não por ser contra os meus princípios mas simplesmente porque não me dá para isso, não me lembro de o fazer da mesma forma que não comento notícias online. Não é que não pense "Aquela camisola é giríssima!", "Desta vez a maquilhagem ficou mesmo bem" ou "Ahah, esta história teve piada" porque penso, mas não o escrevo. Não acho que adicione informação e por isso simplesmente não me lembro de o escrever. Mas escrevo quando não concordo com algo. Quando perante um argumento, uma teoria, uma pensamento, tenho uma visão oposta. Não insulto, obviamente, não digo "Não percebes nada disto!" ou "Nota-se logo que és uma idiota". Explico o meu ponto de vista, dizendo porque não concordo, o que infelizmente faz algumas bloggers abespinharem-se um pouco como se ter alguém que não pensa da mesma maneira fosse a mesma coisa que estar contra elas. O que é ridículo porque não é verdade. Acho sim que uma opinião contrária dá informação, abre uma janela de diálogo ou de troca de argumentos que pode ser interessante para ambas as partes. Aos poucos vou comentando de forma positiva noutros blogs, mas sinceramente não me dá muito para isso e fico francamente com melhor opinião daquelas bloggers que me explicam os seus pontos de vista, em resposta aos meus comentários, mesmo sabendo que eu não mudarei de opinião nem elas. Mas podemos compreender-nos e aprender qualquer coisa num ponto de vista diferente. 

6 comentários:

  1. Eu comento muitas vezes quando tenho esse sentimento que irei acrescentar algo à conversa, que é disso que se trata ter um blog com a caixa de comentários aberta: iniciar uma conversa. Agora, tal como na vida real, aquela fora do ecrã, se sentir que, tal como dizes, não achar que a minha opinião acrescente algo, normalmente prefiro não escrever.

    Tipo agora, só escrevi para manifestar que sou parecida contigo nesse sentido. Mas não acrescentei nada de especial. Este comentário entra na minoria que faz com que acima tenha escrito "normalmente" e não "sempre" :p

    ResponderEliminar
  2. Esses comentários vazios do "Que lindo!", "Tão giro!", "ahahahh" etc., são normalmente feitos por pessoas que querem que o seu blogue tenha visibilidade quase a qualquer custo...

    (não quer dizer que eu não faça um comentário assim de quando em vez, naquelas raras vezes em que acho a foto/post/whatever MESMO bonito)

    E se não insultas nem provocas ninguém (e, daquilo que uma ou outra vez vi em blogues que também sigo, não o fazes), dizer que gostas "de armar confusão" é, no mínimo, injusto. Acho que todos ficamos a ganhar quando se discute um assunto de forma respeitosa e informada. Quem acha que é rei e senhor da verdade e não se pode discordar da sua opinião, está um bocadinho mal na blogosfera :p

    ResponderEliminar
  3. Se fossemos todos iguais a vida seria um monólogo terrivel! Eu gosto dos teus comentários, somos completamente opostas (já notamos... eheheh) mas é isso que torna o mundo giro. Devemos aprender uns com os outros até porque cada um é feito das experiencias que vivenciou, logo o que cada um explica e acha é tão válido como o que o outro pensa.

    ResponderEliminar
  4. Krystel,

    Agora deixaste-me a pensar: eu também faço isso, também escrevo comentários quando concordo com algo e até dou o meu ponto de vista. E para mim isso às vezes até é acrescentar algo ao post. É como se eu contasse aqui um problema com as finanças e os comentadores acrescentassem também eles as suas próprias histórias. Não são contra, mas enriquecem o post na mesma.

    Não me tinha lembrado deste tipo de comentários. :)

    ResponderEliminar
  5. Nossa Senhora da Procrastinação (vou começar a abreviar para NSP =P)

    Infelizmente já tive quem realmente me dissesse que eu só ia ao seu blog para ser do contra e arranjar confusão.
    E noutros blogs, noto que não sendo reconhecida como uma das que comenta "Estás gira!" sou (e todos os que fazem o mesmo) imediatamente rotulada como alguém que é apenas do contra. Aliás, cheguei a ler uma vez uma resposta de uma blogger a um comentário (que por acaso não era meu) que aquele comentador nunca tinha feito um comentário positivo e que só comentava quando não concordava, pelo que se notava que era uma pessoa frustrada e que só ia ali para arranjar confusão. O que não era verdade. Não chega a ser preciso ser mal-educado ou ofender para chatear alguns bloggers. Basta não bajular e ter argumentos contrários.
    E é uma pena porque há blogs que eu gosto mesmo de ler (porque gosto de 80% do blog) mas que não gosto da atitude da blogger quando se comenta que não se concorda com os outros 20%.

    E olha que tal como na vida real há tanta gente a achar que é o rei da verdade, na blogosfera também há uns quantos. =P

    ResponderEliminar
  6. Raven

    Lá está, tu és um bom exemplo. Tu sabes que poucas vezes comento no teu blog concordando contigo. Mas não vou ao teu blog por não gostar dele (seria estúpido). Vou porque gosto de ler os teus posts, mesmo não concordando com alguns e nesses sabes que comento sempre com o meu ponto de vista. E para ti, isso não é um ataque. Ou pelo menos, nunca me respondes como eu fosse uma idiota que veio ao mundo só para embirrar contigo. Compreendes que temos visões diferentes, já trocámos argumentos interessantes e não é isso que nos faz achar que uma de nós só está aqui para chatear a outra, apenas porque não nos bajulamos. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)