24.4.15

Para verem que não somos nós a embirrar convosco!

Quando começámos a contar a todos sobre a gravidez, houve alguém que nos perguntou de quanto tempo estava e perante a minha resposta "13 semanas" soltou um "Oh, não, não te vais pôr a falar em semanas em vez de meses como as outras grávidas todas!". Eu entendo, acreditem que entendo. Sempre achei que era embirrantice das grávidas dizerem que estão de 15, 20, 30 semanas como se fosse natural os comuns mortais saberem se isso significa que estão no início, no meio ou no fim da gravidez, e quanto mais de quantos meses estão. É mais ou menos como as mães das criancinhas que dizem que os filhotes tem 26 meses. Amigas, têm dois anos e qualquer coisita, sim? Até um ano de idade, ainda se perdoam os meses. A partir daí já é demais. Mas dizia eu que entendo por isso esta reacção, que de facto é uma treta falar em semanas em vez de meses e que isto parece uma cabala só para chatear os outros. Mas não é, acreditem. Há duas razões principais para as grávidas falarem em semanas:

1 - As consultas, os exames, as análises vêm com a indicação de que têm de ser feitos até às 13 semanas, entre as 18 e as 20 semanas, depois das 35 semanas, etc, etc...por isso é mais importante para nós sabermos as semanas do que sabermos propriamente os meses.

2 - Não é fácil a conversão de semanas para meses.

Ai, mas como é que não é fácil? Uma gravidez são 9 meses e pronto, é só ir somando os meses. Sim, sim, façam lá as contas, tendo em conta que uma gravidez são 9 meses mas que o mais correcto é considerar que dura 40 semanas:

1º - Considerando que cada mês tem em média 4 semanas, uma gravidez de 40 semanas converteria então numa gravidez de 10 meses. Logo aqui falham as contas e lixa-nos a contagem.

2º - As semanas começam a ser contadas pela data da última menstruação. Imaginemos que esta foi a 1 de Janeiro para facilitar as contas. E tenham dó de mim e passem a considerar que uma gravidez tem 41 semanas como consideram aqui em França. Contando as 41 semanas após o dia 1 de Janeiro, a gravidez acabaria por isso a 15 de Outubro. Na internet encontram-se imensas tabelas de conversão de semanas em meses, mas para não estar aqui a chatear vamos falar do mais comum: considera-se que o primeiro trimestre acaba às 12 semanas. Contando então 12 semanas após o dia 1 de Janeiro, fazer-se-iam 3 meses de gravidez a 26 de Março. Simples.

3º - Esquecendo as semanas e passando só a contar os meses, o método usado (pelo menos aqui em França) é simples: se a menstruação foi a 1 de Janeiro, a concepção foi 15 dias depois, ou seja, a 15 de Janeiro. E agora é só contar os meses: um mês de gravidez feito a 15 de Fevereiro, dois meses feitos a 15 de Março, 3 meses feitos a 15 de Abril, 4 meses feitos a 15 de Maio...e 9 meses feitos a 15 de Outubro. Fixe, a data do parto coincide quer contemos em meses quer contemos em semanas. Pois, mas agora comparem lá a data em que supostamente se estaria de 3 meses: pela contagem das semanas seria a 26 de Março, pela contagem dos meses seria a 15 de Abril. Ainda é uma diferença considerável, não? 

Ou seja, se perguntassem no dia de hoje a esta mulher de quantos meses é que ela está, o que queriam que ela respondesse? É que pela contagem de semanas, já fez os 4 meses de gravidez ontem mas pela contagem dos meses tem pouco mais de 3 meses. 

Percebem agora porque é que é que tão mais fácil falar em semanas? É que a contagem das semanas só se faz de uma maneira. No meu caso, faço brevemente 4 meses segundo uma contagem e fiz recentemente 3 meses segundo outra contagem. E agora, respondo o quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)