25.6.15

O nome

O nome vai ser uma dor de cabeça. Namorávamos há pouco tempo e já falávamos de nomes de futuros filhos (mais ou menos como os padrinhos de casamento que já estavam escolhidos desde o início, mesmo que casamento só tenha vindo a acontecer quase dez anos depois). 
É engraçado que o nome de rapaz foi o primeiro a ser decidido já que eu gostava de uma combinação específica de dois nomes próprios e o Jack tinha como única exigência que o segundo nome próprio fosse o mesmo que o dele. E tão alinhados que somos, a minha combinação específica dos nomes era formada exactamente com o segundo nome próprio do Jack. 
Para o caso de ser menina, os gostos foram-se alterando ao longo do tempo e por isso não houve nunca um acordo de ambos quanto a este assunto.

Quis a vida (e o lixado do karma) que viéssemos para França e que fosse aqui que fosse nascer o nosso primeiro filho. 
Surge por isso a questão de encontrar um nome que, sendo escrito em português já que será essa a nacionalidade de Pequena Papaia, soasse bem lido por portugueses e por franceses. Não procuramos um nome que tenha "tradução" para francês, como João que passaria a ser Jean, mas sim um nome que possa ser lido nos dois países. A cereja no topo do bolo seria tratar-se de um nome que não só os franceses conseguissem ler, mas também um nome considerado comum aqui, mesmo que escrito de maneira diferente (ou seja, portuguesa).

Isto restringe obviamente o leque de opções. E caso fosse rapaz, eu estaria aqui furiosa pois o nosso nome preferido não encaixa de todo nestes pressupostos todos. Sendo menina, estamos completamente em branco e vamos atirando nomes para cima da mesa a ver se algum pega, enquanto um de nós torce, quase sempre, o nariz. Pequena Papaia é por isso carinhosamente tratada pelo fruto a que mais se assemelha nesse momento ou por "bebé", que é absolutamente original. Tenho para mim que o facto de achar tanta piada tratá-la por nomes de legumes e frutos está a fazer com que não tenha pressa nenhuma para encontrar um nome de gente, mas terei mesmo de o fazer mais tarde ou mais cedo, sob pena de registarmos esta bebé com o nome "Melancia" (e não é tão giro?).

Antes disso, ainda temos de tratar do problema dos apelidos, mas isto ficará para outro post.

2 comentários:

  1. O problema é que temos gostos opostos. ;) Eu gosto bastante de Maria, já ele nem pensar....Eu gosto de Alice, ele não. Ele gosta de Alícia, eu não. E assim continuamos....=P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)