22.3.16

Não paramos de viver, mas vive-se com menos paz de espírito...

No domingo fomos ao cinema e à chegada a minha carteira (e qualquer bolsa que alguém leve) foi colocada num tapete rolante para ser analisada por raio-x. Há dias em que esta medida me incomoda, por sentir que o mundo não deveria ser assim e que eu deveria poder ir ao cinema sem passar por estas medidas de segurança, e há outros em que já nem ligo. Mas no domingo, tinham adoptado mais uma medida: pediam às pessoas para abrir os casacos. Resmunguei baixinho e o Jack comentou comigo que concordava com esta medida, que já por várias vezes tinha pensado que revistar carteiras não era o suficiente já que sabe-se lá o que levam as pessoas por baixo dos agasalhos. Expliquei-lhe que não estava contra a medida, mas contra o mundo que chegou a este ponto de me obrigar a mim, a ele e a tanta gente que só quer ir ao cinema ou jantar a abrir os casacos, ao ar livre, numa noite com um frio de rachar.
No fundo chateiam-me todas estas medidas de segurança (por exemplo, durante a gravidez, a cada consulta no hospital tinha de abrir a minha carteira e mostrar o conteúdo ao segurança) porque me lembram como vivemos num mundo perigoso, onde pode acontecer algo a qualquer momento, onde a pessoa que está à minha frente na fila para o cinema pode não estar a planear assistir ao filme mas fazer algo absurdo.
E hoje, com os ataques terroristas no aeroporto e metro de Bruxelas, praguejo baixinho. Porque em menos de um mês vou viajar com o Jack e a Mini-Tété e já sei que não vou gostar, apreciar e estar descansada no aeroporto. Não é justo. Para mim e para toda a gente.

2 comentários:

  1. Está a acontecer exatamente o que pretendem: instigar a cultura do medo. Mas por acaso espantaste-me com essa descrição de máquinas raio-x nos cinemas; percebe-se, mas é chocante. Ainda há dias estava num concerto, olhei em redor e vi polícia de choque e por um breve momento lembrei-me dos atentados em Bruxelas e, apesar de acreditar que a probabilidade de um ataque no Algarve é pequena, tive medo.
    Daqui a dias também vou viajar e tenho receio de como vai ser na segurança do aeroporto. A ver vamos e o importante é não stressar.

    ResponderEliminar
  2. O cinema onde vou tem o "risco" acrescido de ser também por aquela entrada que passas se quiseres ir à Disney. :) Por isso, eles têm mesmo de controlar devido à importância turística do local. Mas é desconfortável, sim.
    A mim não me incomoda muito o aumento de segurança no aeroporto, incomoda-me sim saber a razão pela qual a segurança é aumentada. Admito que tenho medo de o aeroporto de paris sofrer um atentado enquanto lá estou, mas uma pessoa não pode mesmo deixar-se vencer e tem de continuar a viver. Mas eu que adoro aeroportos, que gosto de ver as pessoas a chegarem e a partirem, sei que desta vez não vou apreciar tanto e só descansarei quando estiver em Portugal, de pés no chão.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)