17.6.16

E alguém lhe pediu a sua opinião?

Quando vou a Portugal, aproveito geralmente para cortar o cabelo já que aqui os cabeleireiros são mais caros e, não falando eu fluentemente francês, arrisco-me a que pensem que estou a dizer que quero rapar o cabelo ou pintá-lo da azul. Já passei, salvo seja, pelas mãos de vários cabeleireiros e começo a perder a paciência para o facto de invariavelmente acharem que são donos do meu cabelo. Desta última vez, pedi explicitamente que me escadeassem o cabelo, expliquei que não o queria cortado todo com o mesmo comprimento pois o meu cabelo tem tendência a ganhar volume nas pontas e depois fico a parecer uma bruxa, e que gosto de ver umas pontas mais compridas e outras mais curtas. Pedia apenas que o comprimento das madeixas mais curtas do cabelo ficasse abaixo das orelhas, para poder prender facilmente o cabelo. E a cabeleireira meteu mãos à obra e cortou, cortou, cortou. Por aquilo que me parecia ver (já que tiro os óculos e não vejo um boi sem eles), achei que o escadeado não estava a ser grande pelo que voltei a insistir na ideia que queria mesmo umas pontas mais curtas e outras mais compridas. E ouvi imediatamente um "Não lhe corto mais do que isto porque não lhe vai ficar bem!". Cegueta como estava, não insisti até porque já estava atrasada, queria ir embora e até podia estar a ficar bem e eu não queria insistir numa asneira. 
Mas devia ter insistido já que tenho o cabelo cortado basicamente todo com o mesmo comprimento, não consigo fazer nada dele e até ranjo os dentes cada vez que me lembro da resposta da cabeleireira. Qualquer dia salta-me a tampa e pergunto directamente "Desculpe lá, mas se for a uma pastelaria e pedir um bolo, vai achar piada se a funcionária lhe disser que lhe dá antes um torradinha integral sem manteiga porque lhe faz melhor à saúde???". 

Já na vez anterior, num outro cabeleireiro, pensei em pintar o cabelo (acabei por não o fazer por falta de tempo) mas a funcionária quis saber qual o tom pretendido. Quando lho disse, respondeu-me "Estava exactamente a pensar nesse tom para si, acho que nenhum dos outros lhe ficaria bem". Mas eu pedi a opinião de alguém? E se agora me apetecer outro tom? Vou ter de ouvir que não é o melhor para mim? Eu, que sou maior da idade, dona do meu cabelo, com o qual tenho de viver no meu dia-a-dia e que possuo (vá, 90% do tempo) capacidades psicológicas para tomar as minhas próprias decisões?

Será assim tão difícil perceber que são prestadoras de um serviço, que o cliente paga e que por isso devem fazer o que lhes é pedido? Se eu chegar lá a dizer que quero pintar metade do cabelo de roxo e a outra metade de laranja, percebo que estranhem mas se eu pagar é mesmo isto que têm de fazer. E se ficar a parecer uma maluquinha, fico, até porque tenho esse direito e paguei para isso. Irra.

2 comentários:

  1. Nunca altero muito o meu corte mas por acaso nunca tive dessas situações.

    Uso o cabelo escadeado pela mesma razão que falaste. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho sempre pessoas a opinar ou simplesmente a não fazerem aquilo que eu pedi. Já cheguei a ir a uma cabeleireira com uma revista e dizer "quero uma franja igual a esta" e saí de lá simplesmente com o cabelo igual, sem franja.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)