7.7.16

Porque merecemos

Antes de cada jogo, fazemos as previsões habituais. No jogo contra a Polónia havia quem dissesse que Portugal perderia por 2-0, outros diziam que ganharia por 0-2 ou 1-2, e eu era a única que afirmava que empatariam e ganhariam nos penaltis. Arrependo-me de não ter apostado a dinheiro com quem dizia que nem pensar, que doidice, que era o que mais faltava, olha agora penaltis, essa coisa do demo (sou a única a gostar de penaltis?).
Agora nas meias-finais, assisti ao jogo apenas com o Jack (e com a Mini-Tété que tem autorização para assistir à primeira metade dos jogos, esfregando os olhos de sono, antes de ir para a cama no intervalo) e mostrava-lhe a minha falta de fé, dizendo que achava que não íamos ganhar. Não achava eu, que a maneira como tínhamos jogado até agora nos fizesse merecedores de jogar na final, fosse contra quem fosse. Já o Jack afirmava que íamos ganhar, que merecíamos sim senhor e que o faríamos por 2-0. Ainda bem que não apostei mesmo a dinheiro desta vez. Foi um bom jogo (sou a única a achar que a equipa do País de Gales era violenta como tudo? Havia quase tantos empurrões e agarranços quanto havia de passes) e merecemos sem dúvida jogar domingo, dia 10.

Desde que começou o Euro 2016, assistimos apenas aos jogos de Portugal e de França, e temos torcido por estas duas equipas. O apoio à equipa portuguesa é fácil de explicar e o apoio à equipa francesa advém do facto de estarmos aqui a viver, de este ser o país onde nasceu o Jack, onde nasceu a Mini-Tété, de ser o país que recebe o Euro e de eu achar que só por isso, a França merece o miminho de chegar o mais longe possível. Como não estava assim muito convencida da longevidade de Portugal nesta competição, pensava cá para os meus botões que sendo a equipa da casa, a França mereceria ganhar o Euro (da mesma forma que nós merecíamos ter ganho em 2004. Não, não façam contas. Não, não, passaram 12 anos à velocidade da luz. Vamos continuar em negação, sim?). E amanhã estarei sentada no sofá a torcer pela França como fiz e pelas razões porque o fiz até agora, mas também porque seria sem dúvida uma bela final com o jogo Portugal-França.

Imagino que para muitos franco-portugueses o coração vá estar dividido. O Jack nasceu cá, fez cá a maior parte da sua vida mas é apenas português (de nacionalidade e coração), mas muitos outros nunca viveram sequer em Portugal, falam mais à-vontade francês do que português, gostam tanto de um país como do outro. Têm todo o direito de se sentirem divididos entre duas equipas que tanto estimam. E depois há todos os outros, como eu, que nem hesitam e querem ver Portugal ganhar, porque é o nosso país, a nossa equipa, a nossa língua, o nosso hino, e porque cá bem no fundinho do coração, os chiques dos franceses bem mereciam levar uma sova futebolística dos pobres dos portugueses. Boa sorte para a França amanhã e ainda mais para Portugal no domingo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)