17.9.16

11 meses ♥


A minha pequena Sushi está um leitãozinho de 11 meses lindo e cheio de saúde. Já diz claramente "mamã" e "papá", mesmo se às vezes disparata e desata a chamar mamã a tudo o que mexe e papá ao pastor alemão que por volta das 19h passa aqui perto de casa. Continua a ter uma paixão pelo Jack como se não existisse mais ninguém no mundo e a alegria é tal quando lhe ligo e o ponho em alta-voz para que ela o possa ouvir que a pequenita agita os braços como se quisesse voar para ir para o colo dele. Derrete-se toda a olhar para ele e eu derreto-me com este amor que ela lhe tem, numa fase em que ele passa tão pouco tempo em casa.
Este mês estranhou verdadeiramente as pessoas e bastava alguém aproximar-se mais do que devia para ela esticar os braços para quem estivesse mais próximo e fosse da sua confiança. E se um estranho lhe tocasse, o berreiro era certo como se a tivessem queimado. Por outro lado, o gelo que a fazia olhar seriamente para as pessoas (por muito que estas se esforçassem com gracinhas para a ver sorrir) parece estar a quebrar e já vislumbrei um ou outro meio-sorriso para as senhoras das caixas do supermercado. E já diz adeus a desconhecidos mas apenas quando a pessoa já está desistiu e já está de costas.
Ainda assim continua a ter um mau feitio incrível e quando está com a telha é bruta que nem uma casa. Pobres brinquedos que bem sofrem naquelas mãos que uma hora depois são capazes de os estar a abraçar. A par com o seu mau feitio que por vezes vem ao de cima, a minha pequenina está finalmente a mostrar a sua veia sensível e já procura por carinhos nossos (aleluia!). Odeia vozes mais altas e se por acaso eu empurro o Jack na brincadeira ou se ele começa a falar mais alto a contar algo que o chateou, ela mostra o seu desagrado abrindo a goela. Ela pode destruir tudo o que vê mas à volta dela só quer paz e amor.
Continua a gostar de aprender gracinhas e é maravilhoso mostrar-lhe qualquer coisa nova ou pedir-lhe para repetir um som novo e vê-la ficar extremamente séria, com um ar de quem não percebe nada do que se passa para minutos depois, quando já achamos que mais vale desistir, vê-la fazer o que foi pedido. Fica tudo gravado naquele cérebro pequenino e é absolutamente fantástico observar isto.
No dia em que fez os 11 meses, nasceu o seu terceiro dente que nos últimos dias a andava a incomodar um bocado, tornando-a uma bebé mais rezingona, queixosa e chata. Nem a bebé merece passar por isto nem a mãe dela.
Continua a deitar tudo ao chão e agora decidiu estender esta gracinha à comida que lhe colocamos no tabuleiro e que ela ia depenicando. Por isso, no fim do almoço ou do jantar, o chão em seu redor está cheio de massinhas pevide ou arroz ou bolinhas de pão ou bocadinhos de uva ou bocadinhos de feijão verde, entre outras coisas. Bem lhe dizemos que não mas está difícil de compreender.
Gatinhar, andar e ficar de pé são coisas que não lhe assistem e pelas quais não tem o menor interesse. Tem força nas pernas mas estar sentada é que é e assim como assim o fixe é andar ao colo quando é preciso mudar de divisão. Mas já gira a 360° sobre ela mesma quando está sentada e em caso de necessidade arrasta ligeiramente o rabo se isso lhe permitir chegar àquelas coisas giras que a mãe chata insiste em afastar como o telemóvel, o comando da televisão, o cabo do computador, o ipad, e afins.
Querem ver a miúda contente? Dêem-lhe um saco, uma mala, uma carteira, qualquer coisa que ela possa esvaziar, tirar tudo lá de dentro observando cada coisa, para depois ir pondo e tirando como se houvesse alguma ordem a seguir que nós não vemos. A minha carteira e o saco de saída dela são um sucesso e em minutos tenho o chão cheio de fraldas, as chaves de casa, o porta-moedas, pacotes de lenços, mudas-de-roupa, algodões, e tudo o que lá se possa encontrar.
Há dias em que duvido muito da minha capacidade de ser mãe, em que ponho cada gesto e cada decisão minha em causa, em que sinto que estou a fazer tudo errado, mas acho que mesmo assim, mesmo sendo a mãe cheia de falhas que sou, a Mini-Tété é feliz e isso é que importa.

(e está a ser cada vez mais difícil tirar estas fotos e manter bebé e quadro no sítio....)

8 comentários:

  1. Meu deus... 11 meses passaram e eu apercebo-me de que o teu blogue é daqueles que sigo há mais tempo. Que engraçado.
    Ainda sou do tempo em que as pessoas te perguntavam por bebés e tu não estavas nem aí. Ainda sou do tempo em que a gravidez te assustou. Do tempo em que não te imaginavas a ser mãe. E agora sou orgulhosamente do tempo em que és uma mãe formidável, uma mulher à altura e sempre doce e humilde.
    ADORO!

    Um beijinho gigante à família toda <3

    ResponderEliminar
  2. Poiisssss, o baby sobrinho já tem 18 meses e ainda não parou de mandar tudo - comida, brinquedos, tudo - para o chão. Uma fase chatinha, admito... mas são uma delícia!!

    :D A tua princesa é um charme!

    ResponderEliminar
  3. Minnie Me

    Sempre quis ser mãe mas de facto houve uma altura em que não fazia sentido sê-lo e por isso eu nem queria que me falassem disso. Depois na gravidez surgiram as dúvidas que tenho agora: serei capaz de ser uma boa mãe? Conseguirei fazê-la feliz? Bom, estas e e todas as dúvidas que eu tinha em relação ao parto, coisa que já passou. :P
    Eu também já te conheço do outro blogue (e se soubesses as vezes que já nos cruzámos cada vez que vou a Coimbra...;) ).

    Um beijinho para todos também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiiii. Juro que me deixas curiosa *.*
      Espero um dia poder conhecer-te porque acredita que da blogosfera tenho um grande carinho por ti.
      Ainda me hás-de contar porque nunca vieste ter comigo :p

      Eliminar
  4. S*

    Muuuuuito chatinha! São um charme mas não são nenhuns anjinhos, não. :P

    ResponderEliminar
  5. Minnie Me

    Geralmente vejo-te com o namorado (e às vezes outras pessas), pelo que logo aí poderia ser chato falar de ti e do teu blogue caso as pessoas que te acompanham não saibam dele.
    E depois, eu ainda estou na fase do anonimato ;), gosto de não mostrar a cara aqui e de não me associarem ao blogue (a não ser os amigos mais chegados). :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica desde já a saber que no dia em que chegares ao pé de mim e disseres que és a Tété eu vou ficar muito feliz :)
      Um beijinho

      Eliminar

Digam-me coisas. :)