12.11.16

Dicas 6# - Lista de coisas a comprar para um bebé (1)

Quando estava grávida pesquisei e pesquisei e pesquisei e fiz a minha própria lista de coisas a comprar, pois as listas que encontramos são enormes e parece que temos de assaltar um banco para conseguir pagar tudo e ter tudo pronto para a chegada de um bebé. Na minha opinião, há coisas nas listas que são verdadeiramente supérfluas (e de facto, nunca precisei de algumas coisas e ainda bem que não investi dinheiro) e outras que são até podem vir a ser necessárias mas que mais vale esperar pelo nascimento para avaliar a situação e perceber até que ponto é realmente preciso. Deixo aqui algumas dicas que podem vir a ser úteis a quem está a passar por esta fase.

Fraldas: é tentador fazer stock de fraldas mas há que não esquecer que há números que pouco são usados e que há também o risco de o bebé fazer alergia à marca de fraldas da qual se fez stock. No nosso caso, com a Mini-Tété a pesar 3.6 Kg, nem sequer comprei fraldas de recém-nascido e comprei logo tamanho 1. Deste tamanho ainda usei alguns pacotes, do tamanho 2 pouco usei e passei rapidamente para 3 (mesmo que o peso na altura da Mini-Tété tanto desse para o tamanho 2 como para o tamanho 3, percebeu-se rapidamente que com o tamanho 2 havia mais fugas). 
E de facto, pelo que leio o tamanho 3 é realmente o tamanho usado mais tempo, por isso, caso queiram fazer stock façam deste tamanho. Nós tínhamos decidido usar as Pampers (Dodot em Portugal) até aos 3 meses e nessa altura passar para uma marca branca, mas se estivermos atentos veremos que as fraldas estão muitas vezes em promoção e por isso vou ainda comprando pacotes com desconto de 50% do tamanho a uso e de tamanhos maiores.

Toalhitas: No primeiro ano da Mini-Tété usei basicamente os pacotes que tinha comprado antes (dois ou três) e um outro que comprei entretanto e que ainda está a uso,visto que só as usamos quando saímos. Os componentes das toalhitas ajudam ao aparecimento dos rabinhos assados e por isso mais vale usar compressas ou quadrados de algodão embebidos em água morna para limpar o rabinho dos bebés. Falo disso aqui. Também não temos o hábito de as usar para limpar as mãos e a cara da Mini-Tété pelo que o gasto realmente não é grande.

Produtos para bebé: Aos 7 meses da Mini-Tété tivemos finalmente de voltar a comprar o gel de duche. Não me arrependo nada de ter optado pela compra de um kit de viagem, com receio que houvesse alergias (ler aqui). A marca que temos é a Mustela.

Soro fisiológico: se alguém me tivesse avisado sobre as quantidades de unidoses de soro que eu ia gastar, eu teria feito stock. Nos primeiros tempos usa-se para limpar os olhos, os ouvidos, e usei (e uso ainda) imenso para limpar o nariz.

Banheira e muda-fraldas: o melhor é sem dúvida ter uma banheira elevada de forma a não dar cabo das costas. Aqueles muda-fraldas com banheira incorporada têm geralmente banheiras pequenas e que rapidamente deixam de servir, além de que é necessário após tirar o bebé do banho montar o sistema muda-fraldas para o vestir (o que para quem é desajeitado pode não ser um grande método). Para além disso, quando deixarem de haver fraldas para mudar, fica-se ali com um mono a ocupar espaço e a servir para pouco. Há também quem coloque a banheira em cima da cama, mas acho que é um risco para as costas e só consigo imaginar os lençóis encharcados em água. 
Pessoalmente, aconselho assim o uso de uma banheira com suporte (pés), com um tubinho de evacuação da água do banho para dentro do lavatório, para um poliban, enfim, para poupar as nossas costas ao esvaziar a banheira. 
Para o muda-fraldas, optámos por comprar uma estrutura de madeira no IKEA, com prateiras e onde se colocou um colchão por cima. No futuro, servirá para guardar brinquedos, livros, seja o que for, no quarto da Mini-Tété ou até de móvel de casa-de-banho. E só o fizemos porque não temos nenhuma cómoda que pudesse servir para o mesmo efeito. Há que ter consciência que são coisas que vão ser usadas durante um tempo limitado e que depois ou se dá um uso diferente ou ficarão apenas a ocupar espaço.

Aspirador nasal, termómetros, corta-unhas, tesoura, escova e pente: A Mini-Tété tem um ano e acho que usámos o aspirador nasal uma ou duas vezes e nunca quando era recém-nascida. Há o perigo de magoar um bebé tão pequenino e por isso sempre limpámos o nariz com soro. Comprámos um termómetro digital e tem servido sem problemas. Não nos entendemos a cortar as unhas com a tesoura própria para bebés, por isso as unhas da Mini-Tété têm sido cortadas sempre com o corta-unhas próprio para bebés. A escova é daquelas de pêlo suave e não deixo de me rir quando me lembro de ler opiniões do género "Pente e escova? Para quê? Os bebés nascem carecas!". Pois, a Mini-Tété nasceu com uma bela cabeleira por isso a escova teve uso logo desde o 1° dia. Não comprámos um pente e não sentimos falta.

Biberões: Nós optámos por comprar um conjunto de 6 biberões, com 3 pares de tamanhos diferentes porque eu já sabia que se a amamentação não corresse bem logo desde o início, eu não insistiria. E se corresse os biberões poderiam servir mais tarde para dar água ou até leite caso algum dia fosse necessário. Claro que, como não amamentei, os usei a todos imensas vezes. Aconselho a comprar de um ou dois biberões mesmo para quem vai fazer de tudo para amamentar. Pode vir a ser necessário e já se tem em casa. Nós optámos pelos biberões Avent Natural.

Esterilizador de biberões/máquina tira-leite: Não sinto que seja daquelas coisas que se deva comprar com antecedência pois não sabem do que é que vão precisar. A minha dica é: pesquisem, escolham o modelo que querem, escrevam no sítio seguro e quando for preciso entreguem o papel ao marido e ele vai comprar. Foi assim que fiz com o esterilizador de biberões: quando percebi logo na maternidade que não ia amamentar, disse ao Jack qual era o esterilizador que queria que ele comprasse e ele tratou disso. Mesmo que tivesse percebido quando já estivesse em casa, podia sempre ter usado o velho método de ferver os biberões numa panela de água até o instrumento (muito jeitoso) chegar. Nós optámos por um esterilizador eléctrico porque os de microondas tinham para mim a desvantagem de se estar dependente de outro electrodoméstico, ou seja, se o microondas avariasse, ficávamos sem ele e sem poder usar o esterilizador. Também optámos pela marca Avent.


Agora ficamos por aqui. A lista continuará noutro post. :)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)