9.2.17

Ao calhas

Mini-Tété passou por uma fase muito chatinha de "mãezite". Para quem acha que é super fofo um bebé só querer a mãe, tenho de vos dizer que é ainda mais cansativo pois nem com o pai aceitava ficar para eu ir à casa-de-banho, tomar banho ou comer. Depois passou-lhe e agora está novamente a sofrer do mesmo mal mas numa versão mais soft. Posso desaparecer durante 1 minuto sem que ela entre em pânico, pode ser o pai a dar-lhe de comer e até a ficar com ela para que eu trate de algumas coisas, mas cai o carmo e a trindade se me passar pela cabeça ter uma refeição sem que a madame esteja ao meu colo. Isso e se se assustar ou se magoar não há pai que lhe valha ou consiga consolar, desatando num berreiro desgraçado até vir parar aos meus braços, onde miraculosamente se cala no mesmo segundo.

Mini-Tété vai assistir à sua primeira cerimónia, um baptismo de um primo da sua idade, e eu estou curiosa para ver como se porta. Acho que o Jack passará mais tempo fora da igreja com ela do que lá dentro. Eu, como vou fazer duas leituras, tenho de lá ficar e já imagino a Mini-Tété a gritar "mamã!" quando me vir a ir nave fora em direcção ao púlpito.

Diz imensas palavras e a cada dia que passa parece que aprende uma nova. Agora anda a repetir insistentemente "peixe!". No outro dia, disse-lhe "Vou só arrumar esta caixa" e ouvi claramente um "caixa" repetido. Ontem enquanto lhe dava de comer, apontou para o queijo e disse "queijo" sem qualquer hesitação. O meu pai, com que conversava eu no skype, até abriu a boca e dizia "Ela disse queijo, não disse? Percebeu-se claramente!". Pois, parece que tenho uma tagarela cá em casa e que faz jus à sentença "bebés que andam tarde, falam cedo; bebés que andam cedo, falam tarde", pois embora já diga dezenas de palavras, continua sem ter qualquer intenção de se pôr de pé ou andar. 

Mas desloca-se a alta velocidade sentada. Aí ninguém a apanha e já li que com esta maneira de se deslocar os bebés têm tendência para andar mais tarde que os que gatinham. Provavelmente porque se deslocando sentada, continua a ter um raio de visão na vertical bastante grande, não sentindo assim necessidade de se levantar para ver até "mais alto". Vamos aguardando, sem pressas nem ansiedades.

Tenho a sensação que está a querer reduzir as duas sestas do dia a apenas uma, mas com isso vêm as alterações no sono até conseguir encontrar o equilíbrio. E por isso há dias em que dorme apenas uma sesta de meia-hora e noutros faz ainda duas sestas de 2h30. As noites também sofrem com isto e acorda várias vezes, bebe o biberão ainda é de noite, desregula-me o sono e as refeições. Uma vénia a todas as mães que passam meses com bebés a acordar várias vezes por noite. Não sei como aguentam. Eu estou assim há umas semanas e até tenho medo de conduzir de tão sonolenta que me sinto todo o dia.

Não é grande fã de comida a sério. Come arroz, come esparguete, pão, bolachas, queijo, tangerinas, banana, pêra, ovo cozido e alguns bocados de legumes cozidos, mas ainda não conseguimos instaurar o 2° prato a sério a seguir à sopa. Como para nós, o importante era que aprendesse a mastigar para não atrapalhar a evolução da fala, estamos descansados nesse ponto pois de facto ela mastiga muito bem. O resto virá com o tempo e com paciência.

Continua a não ser muito sociável, raramente diz adeus às pessoas mas farta-se de dizer adeus a todos os carros que passam. Aliás, acho que por ela podia passar os dias sentada a ver carros a passar e a acenar-lhes Mas também já sorri de vez em quando para as empregadas da caixa do supermercado, para grande felicidade destas.

Está a ficar desafiadora. Se lhe digo e repito que não pode mexer em determinada coisa, é vê-la minutos depois a tocar-lhe apenas com a pontinha de um dedo como se dissesse "Não estou a mexer, estou apenas a tocar...e agora, acontece alguma coisa?".

Palra muito. E gesticula quando palra. Não sei a quem sairá. (à mãe, claro)

E gosto da maneira como adora os avós e como mesmo com o skype se consegue criar esta ligação. Ainda hoje, o meu pai esteve a fazer desenhos de animais para ela ver e ela muito atenta esperava que ele lhe mostrasse o papel. Gosto disto, desta interacção. Da mesma forma como gosto da maneira como salta para o colo dos avós paternos. Ou como fica contente ao ver o tio no skype.

Está quase a fazer 1 ano e 4 meses, esta minha bebé. :)



4 comentários:

  1. Esse progresso todo deve ser uma bênção de se ver e viver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, é fantástico ver tudo o que eles aprendem, como interagem, como mudam...:)

      Eliminar
  2. 1 ano e 4 meses de muito amor, é o que nós vemos por aqui :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)