6.2.17

Tété sem nariz

Uma amiga mandou-me o link para este vídeo e perguntou-me "É isto que tens?". Não, não é mas identifico-me com algumas coisas que a entrevistada relata. No meu caso, devido a uma série de coisas (como adenóides aumentados), nunca respirei pelo nariz e o olfacto nunca se desenvolveu muito. Ou seja, eu não sei o que é ter olfacto e perdê-lo, uma vez que nunca o tive em grande forma. 

Cresci a ter medo que, na brincadeira, outras crianças me tapassem a boca pois ficava logo sem ar, sempre achei que toda a gente respirava pela boca como eu e não compreendia como é que era possível a professora de educação física dizer para inspirar pelo nariz e expirar pela boca sem cairmos todos para o lado pois obviamente pelo nariz mal entrava ar, as cenas de rapto nos filmes e nas novelas faziam-me confusão porque não entendia como é que os actores respiravam com uma banda de fita-cola a tapar a boca e acabei por criar a teoria que eram feitos pequenos buracos na fita-cola para que o ar passasse, mas continuava a dúvida de como se passariam os raptos na vida real, achava estranho as amigas que esticavam o pulso por baixo do meu nariz e perguntavam "gostas do meu perfume?" quando não se sentia cheiro nenhum, entre toda uma série de situações. Tinha sido operada aos 3 anos, descobriu-se este problema na adolescência e fui novamente operada aos 18 anos mas o reflexo de respirar pelo nariz praticamente não existe (daí ter uma voz anasalada, que se ouve num ou noutro vídeo que está no facebook) e o olfacto também é quase inexistente.

Não sei até que ponto o meu paladar é afectado por esta falta de olfacto mas acredito que seja uma vez que sei que estes dois sentidos estão ligados. Também sei que grande parte da minha "esquisitice" com a comida se baseia mais na consistência da mesma do que no sabor (ou cheiro). No entanto, não me acontece como a entrevistada a quem beber um café é o mesmo beber água, longe disso até, pois não suporto o cheiro nem o sabor do café. Também não gosto do cheiro a gasolina mas adoro o cheiro a laranjas, para grande mal dos pecados do Jack já que insisto em comprar sabão para as mãos com cheirinho a laranja (e pelos vistos serei das poucas pessoas que gosta de lhe sentir o cheiro nas mãos). Ou seja, eu tenho olfacto, não o tenho é a 100% nem está treinado.

Já me aconteceu estar em casa com o gás ligado e não sentir nada. Tive a sorte de ter passado a tarde a estudar junto a uma janela aberta e assim nada ter acontecido até a minha mãe chegar e entrar em pânico com o cheiro que se fazia sentir. Por essa razão, quando vim viver com o Jack acordámos os dois que nunca teríamos gás em casa de forma a evitar uma futura tragédia. Acontece frequentemente o Jack perguntar se não se está a queimar alguma coisa no forno, coisa que eu só constato quando vejo o fumo ao abrir a porta do mesmo. Para mim, o cheiro da sardinha assada e do frango grelhado é o mesmo, não consigo distinguir. Vivi vários anos em Aveiro e senti apenas uma ou outra vez o famoso "cheiro a Cacia" pelo que não compreendo quando me dizem que Aveiro cheira muitas vezes mal. Troco as fraldas sujas da Mini-Tété sem reclamar e esqueço-me frequentemente de fechar o balde das fraldas sujas, o que faz o Jack ficar ali à beira de me pedir o divórcio pois quase que desmaia com o cheiro Quando trabalhava em laboratório também não sentia o forte odor de alguns reagentes, com tudo o que isso tem de bom e de mau. Acredito que de facto o paladar seja afectado pois há uma série de carnes e peixes que me parecem ter o mesmo sabor, embora os meus pais e o Jack insistam que nada têm a ver entre si. Não me acontece, como na entrevista, beber leite estragado ou comer sopa estragada sem reparar porque sinto logo o mau sabor que têm mas sei que desperdiço leite e sopa pois quando não sei se ainda estará bom já nem chego a provar e prefiro deitar fora. Podem estar a deitar um pivete de tão estragados que estão que eu não sinto. Gosto de usar perfume mas uso sempre os mesmos dois pois não posso arriscar-me a comprar um numa perfumaria podendo ele ser muito mais forte do que aquilo que eu sinto e pergunto frequentemente ao Jack se não pus perfume a mais. Bom, e obviamente sou a pior pessoa para, através do olfacto (e até do paladar, há que reconhecer) conseguir identificar a comida que está numa panela e quais os seus componentes. E por vezes, tenho receio de em caso de curto-circuito e incêndio, eu não ser capaz de detectar o cheiro a queimado.

Mas como sempre vivi assim, não sinto que isto me afecte o dia-a-dia pois de facto não sei o que é ter mais paladar e olfacto do que aqueles que tenho. Claro que tenho pena de não sentir o cheiro a bebé da Mini-Tété (mas não choro por isso) ou de ter sempre de a despir para ver se tem a fralda suja (porque a pequena pode estar suja até ao pescoço que eu nada sentirei), de não ter grandes memórias olfactivas (tenho duas), de não sentir certos cheiros que vejo que agradam à maior parte das pessoas, de ser assim mais sensível a um conjunto de cheiros que me deixam até mal-disposta e com dores de cabeça, mas acabo sempre por pensar que dos cinco sentidos que temos, custar-me-ia muito mais não ter um dos outros quatro. E assim adapto-me.



7 comentários:

  1. Também tenho um amigo que não tem olfacto mas ele não tem nada.

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, esse felizmente não é o meu caso. Eu sinto alguns cheiros. Mas por exemplo, posso ter um cão molhado ao colo que toda a gente diz deitar um pivete que enche a sala e eu não sinto nada. Têm de ser cheiros muito fortes e mesmo assim não os sinto a todos. E quando sinto, é raro conseguir identificar mesmo que para toda a gente seja muito óbvio a que é que corresponde aquele cheiro.

      Eliminar
  2. O cheiro a bebé é realmente muito bom mas passa num instante, tão rápido que quem não tem uma boa memória olfativa nem consegue mais lembrar-se de como era.
    Achei engraçada a parte em que dizes "Para mim, o cheiro da sardinha assada e do frango grelhado é o mesmo, não consigo distinguir" :) eu nunca tinha imaginado uma situação assim. E fez-me lembrar aqueles momentos em que se entra, por exemplo, na casa dos pais, e logo ali à porta já se sabe...hoje o almoço é peixe. Mas há pessoas para quem não é bem assim, como o teu caso. Gostei deste post fez-me "ver" as coisas de outra forma. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Ahah, pois, eu raramente sinto o cheiro a comida e quando sinto não consigo identificar porque aquele cheiro para mim tanto pode ser de uma feijoada como de uma pescada cozida. :)
    E fora o cuidado a ter com o gás e com o fumo, não me afecta grandemente. Ah, e no dentista. O facto de só respirar pela boca obriga a uma serie de cuidados porque senão toda a agua que o dentista usa vai parar-me aos pulmões. :P

    ResponderEliminar
  4. Porra, tinha uma amiga assim, tinha dificuldade em cheirar, mas acho que não era tão grave.
    Fez um tratamento e foi operada e está como nova :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fui operada mas como não tenho o reflexo de respirar pelo nariz, não o uso devidamente e isso não ajuda a recuperar o olfacto que podia ter recuperado (nunca a 100% mas podia ter recuperado grande parte dele). E também não usando o olfacto, não o treino (no sentido de associar os cheiros a coisas). :)

      Eliminar
  5. Ora aqui está uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar...

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)