12.4.17

Vantagens da Mini-Tété vir a andar tarde

Já aqui o disse várias vezes que não tenho qualquer pressa no que toca à Mini-Tété. É um pouco como em relação ao parto em que toda a gente me perguntava "Então, deves estar muito ansiosa para que chegue o dia de a veres, não?" em que a resposta era invariavelmente "Não". A cachopa ia nascer, isso era certinho e direitinho, não havia mania de fugir a isso, e eu ia vê-la e tocar-lhe, pelo que sendo uma coisa tão certa (e ainda por cima, sabendo em que mês isso aconteceria) não sentia qualquer ansiedade ou pressa. O momento chegaria, isso era certinho. Com a Mini-Tété cá fora, o pensamento é o mesmo: não há pressa para que ela sorria porque ela vai fazê-lo, não há pressa para que ela se sente porque ela vai fazê-lo, não há pressa para que se desloque porque ela vai fazê-lo, etc, etc, etc...Com o andar, cheguei ali a ter  alguns (poucos) dias em que os macaquinhos no sotão faziam das suas e eu desejava que ela me desse um sinal que estava realmente tudo bem, que só precisava de tempo, que eu não tinha razões de estar preocupada. O sinal veio com ela a pedir para ir para o chão para ficar de pé. E os poucos dias de dúvidas desapareceram e eu continuo sem pressas. Ela vai andar. Quando? Não sei mas também não tenho pressa.

Para além disso há que olhar para isto com bons olhos e reconhecer as vantagens:
- Continuo a conseguir olhar para ela e ver uma bebé porque ainda precisa de colo para chegar a certas coisas, para ir à rua, para sair da cama. Tenho noção que no dia em que ela começar a andar, mesmo que agarrada às coisas, esta ideia de bebézinha vai cair por terra e vou olhar para ela como uma menina pequena.
- Ainda não gastei uma fortuna em sapatos! :D Até agora tem um único par de bons sapatos que é aquele que usa agora. Antes disso andava descalça, de meias ou com pantufas baratas. 
- Não chega a todo o lado. Ainda no fim-de-semana comentei com o Jack que quando ela começar a andar vai ser um choque perceber a verdadeira altura dela e ver como chega a tudo. É que ela não é nada pequena mas como se desloca sempre sentada, não temos realmente a noção de como ficará alta quando se levantar.
- Começa a achar piada andar agarrada às nossas mãos e como só agora, com quase ano e meio, é que começou a gostar, já é alta o suficiente para não termos de andar todos curvados a agarrar-lhe as mãozinhas. Consigo manter-me direita, com os braços esticados a agarrá-la enquanto ela dá passos. Poupam-se as costas. :D




4 comentários:

  1. Esta semana o meu menino já tem arriscado mais andar sozinho o que me faz pensar que está mesmo quase :) e já penso que não tarda nada e ninguém o vai parar. Socorro :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, deve ser engraçado de ser ver. :) Por aqui ela acha piada andar agarrada às nossas mãos, mas por exemplo não fica de pé agarrada às nossas pernas ou aos móveis. Senta-se logo. :)

      Eliminar
  2. Já to disse aqui: quando menos esperares, acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como em tudo. :) Até lá poupo nos sapatos e nas dores de cabeça por ela chegar a todo o lado. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)