21.9.17

As férias da Mini-Tété

- Dormiu durante todo o voo a caminho de Portugal.
- Fez uma festa quando viu os avós à nossa espera.
- Foi a um casamento onde depois de se fazer ouvir bem duas vezes durante a cerimónia, se aborreceu e dormiu o tempo todo enquanto o padre falava.
- Foi à praia, odiou a areia e o mar. Chorou por ter as mãos "sujas" de areia. Ensinámos-lhe a limpá-las à t-shirt. Chorou por ter a t-shirt com areia. Todos os dias lá voltámos e ao fim de uma semana já aceitava chapinhar no mar e "sujar" pedrinhas com areia para logo de seguida as lavar num balde de água. Mas sempre bem posicionada em cima da toalha não fosse algum pedacinho de pele, que não a ponta dos dedos que seguravam as pedrinhas, ficasse com areia.
- Ainda não tinha passado uma semana de férias, quando começou a pedir para voltar para a casa dela e para a cama dela. Percebemos que nunca lhe tínhamos explicado o que eram férias, que era temporário e que, na sua cabecinha, ela tinha sido simplesmente arrancada das rotinas dela e das coisas dela para sempre. Quando lhe explicámos que eram só uns dias de férias e que depois voltaríamos, acalmou. Não disse a ninguém, mas passei as férias a pensar o quão doloroso deve ser para as mães que são obrigadas a fugir das suas casas com os seus filhos e vê-los a pedir para regressarem, sabendo que nunca lhes poderão dizer que isso vai acontecer.
- Comeu sardinhas como gente grande, salmão, arroz de polvo e de peixe, comeu uvas e pêssegos sem fim, até favas provou. Comeu com todos os avós, comeu em restaurantes, comeu com amigos. Comeu comida italiana e chinesa. E engordou. E cresceu. E estes dias de regresso têm sido uma verdadeira provação pois chega a muitos mais sítios que antes não chegava e a casa não estava preparada para isso (nem eu).
- Viu o rio com os avós, o mar com outros avós, viu cavalos, vacas e ovelhas, bem pertinho. Deu comida às galinhas e tentou apanhá-las. Esteve com os três bisavós. Viu um moinho que o bisavô construiu e tocou na farinha de milho que ele estava a fazer. Foi mimada até mais não.
- Chorou de todas as vezes que tomou banho. Teve pesadelos nas noites de sono e nas sestas. Dormiu muitas sestas connosco. Outra vezes, dormia ela e um de nós velava-lhe o sono, para a acalmar quando acordava assustada.
- Falou, falou, falou e encantou avós e bisavós. Já à frente dos amigos dos pais, manteve-se calada ou de poucas palavras, fazendo-nos quase ganhar a fama de mentirosos depois de tanto dizermos que até frases já faz.
- Esteve com outras crianças, primos e amigos, foi ao parque quase todos os dias com os avós, andou de escorrega e baloiço e nos últimos dias já sussurrava para as outras crianças "Como te chamas?", tão baixinho que elas não a ouviam mas sem dúvida um passo enorme para minha pequenina anti-social.
- Comeu muita comidinha boa feita pelos avós e bisavós, mas todos estes se portaram bem e resistiram à vontade de lhe dar gelados, chocolates, bolos e outras guloseimas, como os pais pediram. Para o ano já lhes devemos fazer a vontade. Logo veremos, não é daquelas coisas que se planeie.
- Adorou as idas ao café depois do almoço e mal acabava de comer já pedia para ir.
- As saudades de casa foram sempre muitas, mas agora que regressou vai pedindo coisas que teve nas férias e que aqui não tem. É sinal que gostou, esperamos nós.

1 comentário:

Digam-me coisas. :)