13.1.18

Receitas da Tété

Vocês já sabem que eu não gosto de cozinhar, que se me dessem um cozinheiro como prenda de anos eu ficava encantada da vida, que tiro pouco prazer da cozinhar, de andar ali a cortar legumes, a mexer em carne crua (blargh) e a ver se não queimo nada. E como gosto pouco de cozinhar não perco grande tempo à procura de receitas, coisa que até devia uma vez que como gosto pouco de cozinhar, também não invento que é para não dar porcaria. Por isso, faço coisas simples, muitas vezes repetidas, sem grande imaginação e mal aprendo um prato novo que até não me saia muito mal, faço-o em todos os jantares de família e amigos que tenha nos meses seguintes, muito contente por conseguir oferecer-lhes um prato diferente dessa vez.
Bom, é deste último prato que vos venho aqui falar porque acho que ficou tão bom que pensei que era giro partilhar convosco. Aviso é desde já que é algo super-básico, que todos vocês já devem ter feito quando tinham 9 anos e que depois de lerem vão revirar os olhos e achar que sou tonta porque acho que inventei a roda. Mas a minha ideia é dar ideias a quem, como eu, nunca sabe o que há-de cozinhar e que tem limitações, como eu, não podendo fazer coisas que tenham 20 passos a seguir e mil e um condimentos a gerir. 
Por isso, vocês que sabem cozinhar, que fazem grandes pratos para festarolas de 50 pessoas, que são capazes de cozinhar durante um mês sem repetir qualquer receita, que fazem os vossos próprios condimentos em casa, que plantam ervinhas e coisas que tais para usar na comida, isto não é para vocês. Ide, ide, e voltai quando eu falar de outra coisa qualquer e mais gira, sim? :)

Quanto à receita de hoje, tenho a dizer-vos que a vi num site ou numa revista, já nem sei. Uma imagem de umas espetadas passou-me à frente dos olhos, voltei para trás, li por alto a receita e pensei "Vou fazer isto!". E ala para o supermercado. Claro que nem tomei nota dos ingredientes e por isso tive de inventar, o que me levou a comprar molho "cocktail" em vez de molho "barbecue" como dizia a receita. Surpreendentemente, resultou na perfeição. Eis a receita:

Ingredientes:
- 1 pimento verde, 1 pimento vermelho, 1 pimento amarelo, aos bocados
- Chouriço cortado às rodelas
- Peitos de frango cortados aos cubos
- Molho Cocktail
- Azeite
- Especiarias "México - Sabores do Mundo" da Margão
- Alho picado


1. Fazer as espetadas, alternando o frango, os pimentos e o chouriço.
2. Colocar o molho cocktail numa taça, juntar uma colher de sopa de azeite, cobrir com as especiarias e um pouco de alho. Juntar um pouco de água para que o molho fique mais líquido. Nesta fase, o aspecto é horrível, tenho de dizer.  A minha mãe viu-me a começar a preparar esta mistura e acho que se arrependeu ligeiramente de ter aceite fazer este prato comigo, mas depois reconheceu que bem misturado o aspecto melhora. Eu não uso sal, nem para temperar a carne nem no molho. São gostos. Quando o prato leva assim molho, às vezes opto por não acrescentar sal, sobretudo se depois não sinto que fizesse falta.
3. Dispor as espetadas num pyrex, de forma que as pontas pousem nas laterais do pyrex para que as espetadas não toquem no fundo, ficando penduradas. Por cima, verter o molho.
4. Vai forno (180°C, perto disso) e vai-se vigiando. Quando começa a ganhar cor por cima, rodam-se as espetadas e volta-se a regá-las com o molho que está no fundo do pyrex.
5. Servir com arroz. Fica bem bom e pode-se comer sem abusar no molho ou, como eu gosto, colocando um pouco do molho por cima da carne, dos legumes e do arroz no prato.

Agora, aproveitando a onda e tornando esta receita mais calórica:

1. Numa frigideira, colocar os pimentos cortados, o chouriço e a carne de frango. Esta aqui costumo temperar previamente com sal e alho em pó. Cozinhar.
2. Cozer massa à parte.
3. Preparar o molho como descrito na receita acima. Juntar na frigideira e levar a ferver.
4. Com a massa ainda quente, colocar um quantidade generosa de queijo ralado e misturar. Juntar o conteúdo da frigideira, misturando bem.
Fica uma massa divinal. Aqui é preciso é juntar água na quantida
de certa ao molho. Da última vez não juntei a suficiente e no fim a massa ficou com pouco molho, o que foi uma pena.

E pronto, já acabei de fingir que sei cozinhar. O blogue retomará o seu conteúdo habitual já de seguida.

(é este o molho que uso)

2 comentários:

Digam-me coisas. :)