14.5.18

Que idade têm os vossos filhos quando se imaginam pais?

Que tipo de pais se imaginam a ser? Tenho a ideia de que quando ainda não somos pais e nos imaginamos como tal, temos tendência para nos imaginarmos sempre com um filho de determinada idade ou até mesmo de apenas um dos sexos. Lembro-me de uma vez ter visto uma entrevista a uma grávida que dizia que quando se imaginava mãe, não imaginava um recém-nascido mas sim uma criança pequenina a andar atrás dela para todo o lado. Fiquei a pensar naquilo e apercebi-me que eu mesma quando me imaginava como mãe, imaginava-me sempre como mãe de uma criança já crescida, ali entre os 6 e os 10 anos, a conversar com ela, a explicar-lhe as coisas. Quando imaginava o tipo de mãe que eu queria ser, quando pensava que queria ser compreensiva, calma, explicar o mundo, era sempre a imaginar-me já mãe de uma criança crescida.

Quando a Mini-Tété era uma bebé de meses lembro-me de desabafar com o Jack que a maternidade era diferente daquilo que eu imaginava e que era difícil ser a mãe que sempre tinha imaginado ser porque de repente tinha ali uma bebé com quem obviamente não conseguia conversar e explicar as coisas e por isso tinha de ser uma mãe diferente, mais adaptada àquela bebé que tinha naquele momento. A vida foi simpática comigo e deu-me a Mini-Tété com quem consigo conversar e explicar as coisas desde cedo, o que me levou a encontrar novamente aquele papel de mãe que eu achava que me assentava melhor. Mas às vezes penso nisto, se de facto não nos perdemos às vezes no papel de mãe, sem sabermos muito bem o que mudar mas sabendo que não estamos confortáveis naquele papel, simplesmente porque quando nos imaginámos mães, não abrangemos todas as idades. A mesma coisa para quem sempre se imaginou mãe de meninos e de repente tem uma menina, ou vice-versa.

Um conhecido, com mais um filho recém-nascido nos braços, confidenciava-me que não estava preparado para aquela fase porque cada vez que pensava em ser pai novamente, tinha sempre imaginado um bebé com mais de 6 meses. Talvez haja mesmo fases ou idades das crianças com as quais nos identifiquemos mais.

É engraçado que agora, se pensar em ser mãe novamente, já não me imagino mãe de uma criança mais velha, em conversas e explicações, mas sim mãe de uma bebé de alguns meses. Afinal, talvez  o meu papel de mãe já se identifique com mais idades do que antes da Mini-Tété nascer. :)


10 comentários:

  1. Ainda bem que fizeste este post. Estou casada há quase 2 anos, nunca tive aquela vontade incontrolável de ser mãe e só há uns meses começo a pensar mais no assunto. No entanto, desde sempre me imagino com filhos. A imagem que normalmente me aparece na cabeça, sou eu e o meu marido no carro com duas crianças no banco de trás (um menino e uma menina) com uns 2 e 5/6 anos mais ou menos respetivamente (por vezes imagino o menino mais velho, outras é a menina...)
    O meu marido acha super estranho eu imaginar-me com filhos já "crianças", mas não me conseguir imaginar com filhos bebés...
    Achei que era uma ave rara... agora deixaste-me mais descansada! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, eu por exemplo acho que a maioria dos homens quando pensa em ser pai não se imagina a trocar fraldas e a embalar um bebé com cólicas, geralmente imaginam-se a jogar futebol com o filho pequeno, ou a ir ao estádio com o filho adolescente, ou a falarem de carros, etc...Por isso parece-me normal que as mulheres também pensem em "idades" diferentes.
      Mas não é de facto uma conversa muito comum. Quando alguém me diz que sente vontade de ser mãe/pai, às vezes tenho vontade de perguntar que "idade têm os filhos na cabeça", apenas por curiosidade, mas acho que a maioria acharia a pergunta muito esquisita. :D

      Eliminar
  2. Eu sempre pensei em pre adolescente e jovem adulto, tipo entre os 11 e os 18. O marido pensa entre os 6 e 10.

    No meu caso faz todo o sentido por nao querer engravidar e ter um bebe. O que eu gostava mesmo era de adoptar uma criança ja mais crescida. Gosto do conceito de familia mas tenho pavor do processo de gravidez+ parto+bebe.

    No caso do marido acho q é a resposta mais comum.

    Por outro lado imagino sempre um rapaz pq o marido sempre disse q quer um menino, portanto se vier a ter uma menina seria estranhissimo....

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessante. :D

      Quanto ao bebé podes fazer como eu, que não tenho paciência para ter adolescentes em casa (nem quando eu fui adolescente tinha paciência para os outros adolescentes) e que costumo dizer que quando a Mini-Tété chegar a essa idade ou fica a cargo do pai nesses anos ou faço um caixote com buraquinhos e só a solto lá quando ela fizer 18. :P

      Ahah, se calhar é melhor começar a pensar na menina só para o caso de, se acontecer, haver um que não fica em completo choque. :D

      Eliminar
  3. No meu caso, os meus filhos são pequenos. Algures entre os 3 e os 8 anos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado como realmente cada um de nós imagina filhos de idades diferentes quando se pensa em ser mãe/pai. :)

      Eliminar
    2. É mesmo! É-me muito difícil imaginar mãe de um adolescente, por exemplo.

      Eliminar
    3. Também a mim. Ou então quando me imagino, só me consigo ver a ranger os dentes, a rolar os olhos e a contar até 100. :P A minha paciência para a adolescência consegue ser ainda menor que a pouca paciência que tenho para birras. :)

      Eliminar
  4. eu acho que penso em recém-nascidos mesmo (mas sei que crescem, está descansada :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crescem todos, crescem todos, seja qual for a idade com que os imaginamos. :P

      Eliminar

Digam-me coisas. :)