28.1.19

Preciso de dicas!

A Mini-Tété herdou o meu cabelo fininho, com uma enorme tendência a fazer nós. Pior, para sofrer mais do que eu sofri na infância (ao ponto da minha mãe ter inventado que havia uns duendes que tinham como trabalho dar-me nós no cabelo durante a noite, coitadinhos, não tinham culpa, era a vida...), a pequena tem caracóis, enquanto que eu na altura tinha o cabelo liso (e sabe-se lá como agora é a selva que é, cheio de jeitos, caracóis e ondas).
E isto é uma treeeeta. Eu adoro os caracóis da pequena, gosto mesmo, mas o berreiro que é desembaraçar aquele cabelo é de partir o coração a qualquer um e quase que dá vontade de atirar a toalha (ou a escova, neste caso) ao chão e desistir. Mas não pode ser porque se uma pessoa desiste, horas depois ainda está pior. E a pequena não é fiteira, até colabora e deixa ser penteada mas uma pessoa mal põe a escova, esta fica logo lá presa sozinha sem mexer um centímetro e percebe-se então que vai ser impossível desembaraçar aquele cabelo sem parecer uma tortura.
Por isso, preciso de dicas.
A escova que uso é uma Tangle Teezer, porque descobri que é aquela que nos desembaraça melhor o cabelo com menos dor. Ponho-lhe um spray desembaraçante mas aquilo não faz milagres. Já cheguei a pôr-lhe o meu óleo de cabelo (que me ajuda muito nos nós) mas também não faz com que penteá-la não pareça uma sessão de tortura. Ponho-lhe condicionador ou máscara nas pontas e tento desembaraçar no banho mas mesmo assim parece que nada desfaz aquele ninho de ratos sem provocar dor.
Portanto, malta com caracóis, cabelo fino ou com grande tendência a fazer nós, dêem-me dicas!

7 comentários:

  1. Não consigo mesmo ajudar... cabelo grosso e liso por aqui!

    ResponderEliminar
  2. tenho caracóis (num bom dia. num mau tenho qualquer coisa que não sei bem categorizar), mas não acho que tenha o cabelo fino nem especial tendência a nós. O que mais aprendi até agora sobre pentear os caracóis.. foi não os pentear :p porque de facto desfaz os caracóis e fá-lo só despenteado/estranho/volumoso no mau sentido. desembaraço o cabelo depois de o lavar, e de manhã (nao é de manhã que tomo banho) simplesmente meto lá os dedos para fingir que 'penteei', ou sou sincera e não faço nada. normalmente corre melhor assim sem o pentear... há uns dias procurei na net dicas para não desfazer os caracóis durante a noite (porque isso sim reparo que acontece) e sugeriram (entre outras coisas mais complicadas e que por isso ainda não tentei) dormir com o cabelo apanhado num puxinho* no topo da cabeça tipo palmeira. Já tentei várias vezes mas ainda não consegui perceber se ajuda ou não.. :\ mas é mais um truque que me parece fácil de experimentar com a mini-Teté :)

    *só porque penso que sejas de Coimbra e o contrário de todo o resto do mundo, conheces a palavra :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eu já fiz essas mesmas pesquisas para mim. :D E sim, faço o mesmo o meu cabelo: se está seco e com caracóis/ondas, não lhe chego a escova (a não ser que queira que ele fique esquisito e com o triplo do volume, coisa que geralmente não me apetece :P), passo só o dedos para dar aquele ar que penteei e pronto. E nas raras vezes em que uso espuma (para ficar com eles mais definidos porque na verdade o meu cabelo não é encaracolado, é ondulado com jeitos e caracóis por aqui e por ali),prendo-o num puxinho* no topo da cabeça para tentar não desfazer os caracóis (desfazem-se sempre mas a alternativa de dormir com ele solto é desastrosa ahah). Mas não faço tipo palmeira, faço tipo "coque" solto (nada muito apertado senão lá vão os caracóis de vez).
      O problema da Mini-Tété é que é literalmente uma questão de horas. Se eu a pentear, desembaraçar bem o cabelo e fizer dois totós de lado, ao fim de umas horas já é um terror para lhe tirar esses puxinhos porque parece que o cabelo se enrolou à volta deles e fez nós. E nesses dois totós o cabelo já está cheio de nós a todo o comprimento.
      Por exemplo, ontem tomou banho (com todo o drama que foi para lhe desembaraçar o cabelo), secou-se bem e desembaraçou-se novamente a seguir. Foi dormir logo a seguir. Hoje de manhã, mal lhe pus os dedos, puxei-lhe logo o cabelo. É que não há maneira de os dedos deslizarem e desfazerem aquele ninho de ratos. Dormir de cabelo apanhado já tentei mas no dia seguinte para tirar o elástico é uma tortura, parece que o cabelo faz nós de marinheiro à volta dele. E como ela lava o cabelo de 2 em 2 dias, se eu não a pentear nesse dia intermédio (que às vezes acontece), quando chega novamente ao dia do banho não há sprays, máscaras ou óleos que me safem. Infelizmente é herança (eu bem sei o que sofri na infância e já parti dois ou três pentes no meu cabelo à conta dos nós, e a minha mãe é igual) mas estava mesmo a ver se não haveria algum truque milagroso que eu não conhecesse. :D

      *Hahahah, nunca pensei que puxinho fosse da zona de Coimbra. :D Conheço e uso, tanto para dar nome ao elástico ("Preciso de comprar puxinhos") como para o apanhado de cabelo ("Vou fazer um puxinho"). Para crianças uso puxinhos ou totós. :)

      Eliminar
    2. também uso a palvra puxinhos para tudo, mas os meus colegas de fora acham estranho! isso e os pães-de-bico - sobretudo o petit nom bico. Vão à Vénus e têm um ataque quando a pessoa do lado se vira para a funcionária e diz: "queria um bico, se faz favor" :D

      Eliminar
    3. Então como é que dizem? Elástico. E ao bocado de cabelo apanhado chamam o quê? Nem consigo pensar noutro nome. :P Também conheço a expressão "puxo", mais usada na adolescência para não dizer "puxinho" e mais usado também para quando se apanha todo o cabelo.

      Eeeeiiiiahhh, já não ouvia falar dos pães-de-bico há anos. :D Era o pão dos meus lanches quando era miúda. :) Nem imaginaria que soasse estranho a outras pessoas. :P Como é que lhes chamam? Papo-seco (é o mesmo pão?)? E claro que numa padaria se alguém pede um bico, toda a gente sabe que quer um pão-de-bico, ora.:D
      Que engraçado, nunca me tinha apercebido que estas coisas eram tão típicas da zona. Acho que de Coimbra, tenho sobretudo a mania do "inho", que tento fortemente contrair. Ainda hoje o meu pais se ri quando vai ao café e pede um galão e uma torrada e ouve logo da empregada "Muito bem, então um galãozinho e uma torradinha".:)

      Eliminar
    4. Escrever com sono dá nisto. Correcções: "Elástico?" e "..o meu pai se ri...".:)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)