19.2.13

Facto

Não gosto da palavra "namorido". Mexe-me com os nervos cada vez que a leio e só penso em raparigas tolinhas que querem à força ser casadas e não se contentando em ser simplesmente namoradas, arranjam este nome para os namorados. Eu compreendo que há quem queira diferenciar um namorado de há 3 meses com um namorado de há 5 ou 10 anos, com quem já se vive e tudo. Eu própria já senti vontade mais do que uma vez de, ao apresentar o meu rapaz como meu namorado, explicar que já estamos juntos há alguns anos e não é um simples namorico (não que isto interesse a alguém e por isso mesmo passa-me a vontade e fico calada). Por isso até entendo que queiramos que olhem para a pessoa ao nosso lado como alguém que é parte integrante da nossa vida e não alguém que acabou de chegar e que se calhar até está só de passagem. Mas "namorido"? Porque não companheiro? Ou qualquer outra palavra? Para mim, o meu rapaz será sempre apresentado como meu namorado (enquanto o for, claro).

3 comentários:

  1. Também não gosto dessa "palavra", tal como não gosto de quando me apresentam como a "mulher" do meu namorado, ou de quando o apresentam como o meu "marido". Na verdade adoro a palavra "namorado" e enquanto não casarmos, seremos namorados. Apenas.

    ResponderEliminar
  2. Quando me apresentam, tento corrigir, mas se não der, não me importo. Percebo que para certas pessoas, se vivemos juntos então é como se fossemos marido e mulher e por isso tratam-nos assim. Da mesma forma que me falam de cunhados e sogros, e se para mim isso ainda é confuso (nunca vi os pais do meu namorado como "sogros", são simplesmente os pais dele) entendo que para os outros e para a própria família dele, os nomes a utilizar já sejam estes.

    Mas realmente qual é o problema da palavra "namorada" ou "namorado"? Parece que é desprestigiante. =S
    Eu sei que quando sou apresentada como namorada, há quem tente avaliar se sou namorada há um mês ou há 10 anos. Escusando-me a explicar, penso que rapidamente se percebe em que fase estamos do namoro pelas acções e maneira como nos comportamos um com o outro.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)