15.3.13

Irrita-me as pessoas escolherem ser ignorantes em vez de informadas...


Com a quantidade de raparigas e mulheres que acha absolutamente normal os preservativos romperem (como já cheguei a ler num blog: "Acontece-me imensas vezes! E às minhas amigas também! É normalíssimo!") e absolutamente normal acabarem todos os meses com algumas pílulas a sobrarem (como quando se monta um móvel e sobram parafusos. A consequência é que não é a mesma....), ficou finalmente claro na minha cabeça o porquê de tantas gravidezes na adolescência e tantas gravidezes indesejadas em Portugal. Há pessoas que gostam de ser ignorantes e insistem em sê-lo. E não, não estou a exagerar. É só passear na blogosfera e ver a quantidade de pérolas destas que surgem nos blogs...

14 comentários:

  1. Ultimamente li imensos testemunhos desse género sobre a pílula e fiquei pasmada.
    É incrível a quantidade de gente irresponsável que, ainda por cima, tem orgulho nessa irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
  2. A ideia que eu tenho é que são pessoas que simplesmente não sabem nada sobre o corpo humano, sobre ciências, nada. Devem achar que a pílula é um comprimido mágico que tomado nem que seja uma vez por mês já impede uma gravidez.
    Eu sei que nem todos têm formação científica, mas caramba que têm net para ter e ler blogues, então usem-na para pesquisar e aprender. É que há casos em que a ignorância é mesmo uma escolha.

    ResponderEliminar
  3. correcção: "mas caramba SE têm net..."

    ResponderEliminar
  4. eu conheço um "blog" que de raparigas que respondem a perguntas de todo o tipo. Algumas miudas vão lá perguntar, com medo de estar grávidas, se aquilo que fizeram chega para prevenir.
    Já vi respostas do género: "A pilula só diminui a quantidade de óvulos que produzes, por isso se estavas a ovular nesse dia, podes estar grávida", "a pilula funciona de forma a baixar o nível de hormonas", "O preservativo é mais eficaz que a pilula" (...)

    e sempre que eu corrigia estes factos, ainda me apontavam o dedo e tratavam-me mal.

    O problema de muita gente é que realmente não se querem dar ao trabalho de saber as coisas. Eu pessoalmente quando quis começar a pilula, tive que saber exactamente como funciona e o que é que podia impedir o efeito. E perguntei, inclusivamente, se a pilula era 100% fiável, se seguisse tudo à risca, e a médica disse que sim, que a percentagem que está prevista de falha é por mau uso da pilula. Tal como os 2% de falha do preservativo são, geralmente, por falha humana (mal posto, fora da validade, uso com lubrificantes de oleo, etc). E agora como o aborto é legal, ainda prestam menos atenção a isso. Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Essas respostas deixaram-me parva. =S Se bem que já cheguei ao ponto de me dizerem que todas as pílulas que tomamos são abortivas (como, senhores, se com a pílula nem sequer existe ovulação??).
    É o que eu digo, as pessoas não querem saber, não lhes interessa, preferem acreditar em mitos urbanos e no que as amigas, que sabem menos do que elas, dizem. Depois espantam-se....

    ResponderEliminar
  6. Eu quando li um certo post (eheh) pensei: "A Teté vai ler e isto vai-se passar com a burrice desta gente!" e cá está. A mim também me choca, mas já sabia que esta gente existe. Apenas contraria a teoria da evolução (neste caso, os menos aptos é que dão origem a prol... pffff!).

    ResponderEliminar
  7. Sou assim tão óbvia?? =P

    Oh, se tivessem aquela postura de "esqueço-me de tomar 3 ou 4 pílulas por mês e sei que é errado e estou preocupada com isso" ou "Não sabia que fazia algo errado, vou fazer um esforço para me lembrar", eu ainda encolhia os ombros e deixava passar porque ninguém nasce ensinado.

    Mas que achem absolutamente normal fazerem-no e ainda rebolem os olhos quando lhes tentamos explicar que o que fazem é errado tira-me do sério. Há pessoas que gostam mesmo de ser burrinhas, livra....

    ResponderEliminar
  8. Tive uma colega que achava excelente ideia ir pinocar para a praia... ah e tal, areia, fricção, rasgar preservativos? Isso não a chateava.

    ResponderEliminar
  9. S*, se ela usasse pílula até podia ir para a praia ou fazê-lo a saltar de para-quedas. Se não usava, há que pensar nas coisas. É que se não vão usar o preservativo e/ou a pílula correctamente, então para que é que usam? Só para dizer que usam? É que dizer não previne gravidezes nem doenças....=S

    ResponderEliminar
  10. Também tenho uma colega de trabalho que toma a pilula do dia seguinte como se bebesse água! Aquilo é uma bomba ormonal, vem bem explicito na bula que se deve tomar 2 ou 3 por ano, como máximo e se não se tomar nenhuma melhor! Estou chocada... claro que acidentes acontecem. Mas frequentemente? Algo não está bem...

    ResponderEliminar
  11. Para além de ser uma bomba hormonal a pílula do dia seguinte, se tomada muitas vezes, desregula completamente o sistema, aumentando assim a probabilidade de engravidar. Ou seja a sua eficácia diminui com a quantidade dessas pílulas que tomas. Não é de facto um método nada seguro...Mas e meter isto na cabeça de certas pessoas?

    ResponderEliminar
  12. Tété, falaste muito bem, aqui e lá do outro lado :P

    Esta gente parece que não tem consciência das coisas que faz. Parece não, não tem mesmo!

    ResponderEliminar
  13. E ainda respondem todas empertigadas! tsss...

    ResponderEliminar
  14. Aí é que está, Joana. Não me irrita não saberem as coisas. Irrita-me a maneira como respondem e o facto de escolherem continuarem a ser ignorantes e continuarem a fazer as coisas mal. Mas porquê, meu Deus? Porquê?

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)