28.4.13

Eu, tu e os blogs

Este post também se podia chamar "Eu enquanto blogger e leitora de blogs", porque uma coisa parece estar ligada à outra, sem muitas vezes estar. O facto de se ter um blog não nos torna automaticamente apreciadores de mil e um blogs, razão pela qual não compreendo aqueles comentários que se deixam com um "Já sou seguidora do teu blog, segue o meu também".

Em primeiro lugar, é fácil, muito fácil, confirmar se é verdade que já nos seguem (então para mim que tenho 39 seguidores, em meio minuto vejo se é verdade e, pasmem-se, a maior parte das vezes nem é). Em segundo lugar, lá porque seguem o meu blog não significa que tenha de seguir o dos outros. Quero acreditar que quem segue este blog é porque tem algum interesse no que aqui é escrito e não porque tem a secreta esperança que como prova de gratidão eu me torne também seguidora. É que eu nem sequer sou uma pessoa que leia uma imensidão de blogs (gosto mais de livros, que querem?), gosto de alguns, tenho a minha lista, e acho que nem sou seguidora de metade. Não me torno seguidora de um blog (ou mais precisamente, não o coloco no google readers) de um dia para o outro. Quando me deparo com um novo blog, sugerido por alguém (venham daí essas sugestões que eu gosto de espreitar o que outros andam a escrever) ou porque comentou aqui/se tornou seguidor do blog (sim, porque eu tenho curiosidade em saber quem me lê e dou sempre uma espreitadela), leio uns quantos posts, vejo se me interessa ou não. E geralmente nos dias seguintes, se tiver gostado por alguma coisa, volto lá. E depois se me continuar a prender volto outra vez. Até que um dia me farto (e estamos a falar de meses depois, geralmente) e acrescento o dito blog no google readers, para deixar de ter de escrever o url do blog para saber novidades e passá-las a receber automaticamente.

Não sei que moda é esta agora de querer coleccionar seguidores no blog como quem colecciona amigos no facebook, e ficarmos melindrados porque seguimos fulana X e ela nem nos segue ou comenta. Quer dizer, eu leio a Pipoca Mais Doce ou a Maçã de Eva ou a Mulher Certa, mas pobre de mim se estivesse à espera que elas lessem o meu. Porque o meu blog é pior que o delas? Não, mas porque acho que muito provavelmente o estilo do meu blog não lhes interessa. Pode haver alguém com 16 anos a seguir o meu blog, a ter um blog fantástico para alguém que tem 16 anos, mas acho que se compreende que a mim esse blog não me vai interessar pela diferença de idades e interesses. Da mesma forma posso seguir um blog de alguém que só tem interesse em ler blogs de política e consequentemente não lerá o meu blog (que de política nunca terá nada).

Continuo a achar que criar blogues em busca de fama e seguidores é uma péssima aposta, e pedinchar seguidores pior ainda porque as pessoas não se vão tornar seguidoras de algo que não gostem de ler (não porque os temas abordados sejam maus, ou a escrita seja má, mas porque pode simplesmente não nos interessar - por mim, podem escrever sobre política e economia tão bem que até mereciam um Nobel, mas eu nunca voltaria ao vosso blog duas vezes porque são temas que a mim me passam ao lado).

Eu acho piada ter uns quantos seguidores, saber que há pessoas que não me conhecem de lado nenhum que lêem o que escrevo (se calhar à espera de posts interessantíssimos, mas olhem que isto de estar desempregada em França é o mesmo que estar desempregada em Portugal =P), tal como acho piada ter amigos (que não são seguidores) que me lêem. Sou sincera: o número de seguidores/comentadores não me interessa por aí além, mas sempre me vai levando a conhecer novos blogues e isso tem a sua graça. :)

6 comentários:

  1. Concordo completamente :)

    Quando sigo alguém é porque gosto, e não porque tenho expetativas que eles me "sigam de volta". E se alguém me segue isso também não quer de todo dizer que vá 'retribuir' também... aliás, aquelas coisas do "sigam-me, sigo de volta!!" (vejo mais para Tumblr do que propriamente para blogues) parecem-me absolutamente ridículas...

    ResponderEliminar
  2. Nem mais! Leio imensa gente que nunca passou pelo meu blog e aceito. É porque o delas me entretem e dá gosto, mas o meu não as cativa, parece-me normal. Mas olha, há 15 dias tive um episódio chato, uma moça tornou-se minha seguidora. Ate aqui tudo bem. Eu espreitei o blog dela e tal... e aquilo era só quadros de nus e sexo e sexo e sexo. Ignorei. Passados uns dias tinha um comentário dela a EXIGIR reciprocidade. Educadamente, expliquei-lhe o que acabaste de escrever neste post, Tete. Havias de ter visto! A moça virou o Demo, falou mal do meu blog, ficou ofendidissima e deixou de ser seguidora. Que leitura faço disto? Que ela nunca me achou interessante, queria marketing. E juro que me parece ridiculo não se ler alguém por prazer e sim por esquema.

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente...
    Pior é que eu já tive comentários que diziam algo do género: "Olá, adorei o teu blog. Segui-te. Segue-me de volta"... Primeiro: são pessoas que não voltam a comentar - logo não voltaram ao meu blog, logo não adoraram o meu blog, logo escrevem aquele comentário automático a 50000 pessoas, logo não têm nada na cabeça, logo são ridículas ao fazer um comentário desta espécie.

    Outra coisa é os comentário... Opá eu escrevo e até gosto que as pessoas comentem algo (e por vezes não, há posts que são de introspecção), gosto! Agora, prefiro que também não comentem a dizerem num comentário "Adoro"... Epá uma pessoa depreende logo que essa pessoa se está a cagar para o teu post e que só comentou para que eu fosse ao blog dela... Quando estes comentários são frequentes, ok, se calhar é o estilo da pessoa, agora quando aparecem esporadicamente... Acho que não é preciso dizer mais nada.

    Beijinho Tete :)

    ResponderEliminar
  4. Infinitiva: eu vou vendo nos comentários dos outros blogs (embora também eu já tenha recebido comentários deste género) e pior: vejo pessoas a queixarem-se nos seus blogs de que seguem pessoas e não são seguidas, como se estivesse em falha a boa educação ou algo assim.

    ResponderEliminar
  5. Raven: É ridículo. Para que é que se tornam seguidoras se depois nem lêem verdadeiramente o blog? E pior: para que querem elas seguidoras que não vão ler os blogues delas? Ganham alguma coisa com isso? =S Enfim, com seguidoras assim mais vale não ter nenhuma. ;)

    ResponderEliminar
  6. R*: há comentários que são autênticos spam. Aliás já vi a mesma blogger deixar exactamente o mesmo comentários em dois ou três blogs diferentes.
    Por outro lado, olha que eu até leio a minha listinha de blogs e não os comento a todos, ou apenas comentei uma vez, e não é por isso que não vou lá todos os dias ver se há novidades. :)

    Quanto ao tipo de comentário mais reduzido, é verdade que não há muito a responder a esse tipo de comentários, mas por outro lado é a forma de as pessoas se expressarem, por isso, sem problemas. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)