19.7.13

Humor francês

Nestes últimos dias tenho andado ocupada a tentar fazer cópias da chave que abrirá a nova fechadura da porta de entrada do prédio. Tendo eu muito tempo livre, fiquei incumbida de fazer cópias para todos os proprietários e inquilinos do prédio. Quatorze chaves ao todo. Na terça fui à loja que me indicaram mas só tinham 3 chaves disponíveis. Combinei lá ir ontem, mas a encomenda com mais chaves do mesmo tipo que a minha tinha tido um pequeno imprevisto e ainda não tinha chegado. Hoje regressei lá, e claro que com três idas à mesma loja e tanta confusão pelo meio (que isto de comunicar em francês ainda é uma aventura), o dono e o empregado da loja lá começaram a reconhecer-me. E hoje, enquanto faziam as chaves que me faltavam, conversa puxa conversa (porque tenho de ser sincera: eram os dois simpatiquíssimos. Tenho uma má opinião sobre a simpatia dos franceses em geral mas daqueles dois não me posso queixar), quiseram saber de onde eu era. E mal lhes digo que sou de Portugal, o dono diz-me muito satisfeito que sabe imensas anedotas sobre portugueses. E assim ali dei eu por mim a rir-me com eles, metade das vezes sem perceber as anedotas, mas a boa disposição deles e o cuidado com que estavam a ver se eu não os levava a mal, faziam-me rir na mesma. :)

Ficam então aqui duas das anedotas:

(tal como nós dizemos que as francesas não se depilam, por cá diz-se exactamente o mesmo das portuguesas)
O que é que as crianças portuguesas dão às mães no dia da mãe? Gilletes para se depilarem.

Como é que se sabe se um bebé português vai ser pedreiro ou ladrilhador quando crescer? Manda-se o bebé à parede: se ficar preso vai ser pedreiro, se cair vai ser ladrilhador. 

E sei que havia uma a propósito que as viúvas se vestirem de negro em Portugal e mais uma a propósito dos pêlos mas já não me lembro. Não serão as anedotas mais engraçadas do mundo, mas é a maneira como os franceses nos vêem, e se não podemos mudar isso, ao menos que nos riamos com eles. :)

P.s. E claro que eu fiz questão de dizer que em Portugal nos depilamos, ora essa.


3 comentários:

  1. Faz bem sabermos rir-nos de nós. Às vezes é por causa de estereótipos, mas senão fosse assim, as louras eram umas tristes.

    ResponderEliminar
  2. Espiga de Trigo

    Exactamente. Eu podia ter levado a mal as anedotas e eles ter-se-iam calado logo. Mas eu percebi que eles não estavam a gozar comigo, estavam simplesmente satisfeitos por conhecerem tantas anedotas e queriam contar-mas. Porque fora isso, também se falou da crise em Portugal, da comunidade portuguesa aqui, etc, e sempre sem nenhum sinal de falta de respeito. :)

    ResponderEliminar
  3. No Brasil é o mesmo, ainda veem as portuguesas com buço.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)