10.9.13

Os maus e as "groupies" dos blogues


Não imagino o que seja ter um um blog famoso, com milhares de seguidores e uma enorme quantidade de gente que, se escondendo por trás do anonimato, destila o fel que lhes corre nas veias. Tenho tão pouca noção do que seja passar por isto que neste meu estaminé os comentários nem são moderados porque até à data ainda não tive um comentário que me ofendesse ou fizesse ter vontade de mandar aquela pessoa a um certo sítio. Também sei que se isso começar a acontecer a resolução de tal problema passa a ser a seguida por muitos blogues, sujeitando todos os comentários a uma aprovação prévia. Ainda assim, isto não impede que na caixa de e-mail não cheguem comentários de pessoas pobrezinhas de espírito e com pouco poder de argumentação que já sabendo que os seus comentários não serão aprovados, destilam ainda mais o veneno que sentem. E acredito que, para quem tem um blog, escrever posts já sabendo que se está a dar material para receber e-mails de gozo ou malvados, tire toda a vontade de continuar.

Também acho que por vezes há comentadores anónimos que são simplesmente infelizes na maneira como expressam as suas opiniões. Não concordo com tudo o que leio na blogosfera, é raro até comentar blogues a não ser quando acho que tenho poder para argumentar com o autor caso isso se proporcione. Ainda assim tento sempre ter o máximo de cuidado nas palavras utilizadas pois não pretendo que o meu comentário seja visto como um ataque mas sim como uma opinião oposta. Já vi blogues em que os comentadores têm toda a razão do mundo, mas as palavras utilizadas não são as melhores podendo muitas vezes atacar ou ofender o autor, e nesse caso é absolutamente normal que o autor lhes responda torto, e por muito que barafustem, os comentadores acabam por perder a razão.

Mas se comentários idiotas, estúpidos ou simplesmente infelizes há muito se vêem na blogosfera, nos últimos anos tenho visto aumentar o oposto: comentadores que dizem amén a tudo o que os autores dos blogues dizem , e pior, que partem em defesa destes como se de filhos se tratassem. Há blogues em que uma pessoa, por muito educada que seja, não pode exprimir qualquer ideia ou opinião sem que nos caem todas (geralmente são mulheres) em cima. Basta dizer algo como "Uma boa dica para os tornozelos inchados com o calor é...." e surgem logo uns quantos comentários do género "Tornozelos inchados tens tu, minha vaca!", "Isso é tudo inveja!", "Deves ter uns tornozelos muito finos!", "Se não gostas de ler, não venhas para aqui!". E nem dão qualquer hipótese à autora de se defender (caso tenha mesmo ficado ofendida), de responder que é não anda com os tornozelos inchados, que aquilo é tudo efeito das fotografias, das luzes ou do que quer que seja, ou então de dizer que sim, de facto, o calor traz este incómodo e muito obrigadinha pela dica. Eu, se tivesse um blogue destes, ficaria até um bocadinho melindrada com estas defesas tão acérrimas (e sobretudo, por vezes, tão mal-educadas) porque isso significa que não confiam nas minhas capacidades para me defender sozinha. É que não me interpretem mal, eu também gosto de alguns blogues e sigo com carinho a vida de quem os escreve (tal como há livros que nos dão gosto ler, também há blogues assim), mas não os conheço pessoalmente por isso não vou partir em defesa de forma tão absurda de alguém que não os conheço, e porque acredito que se possam defender sozinhos. E porque acho que também têm defeitos e que têm de saber lidar com eles. É que ler coisas como já li noutros blogues do género "És perfeita!", "Ninguém te pode apontar nada!", "És o tipo de homem que todas as mulheres querem!", "Dava tudo para ser como tu", assusta um pouco. Transformar quem está atrás de um teclado numa deusa ou num deus perfeito, simplesmente por aquilo que escreve, roça ali um pouco a loucura.

5 comentários:

  1. Já tinha dado por mim a pensar exactamente isto.

    ResponderEliminar
  2. A blogosfera é uma representação fidedigna da sociedade. Há as "amigas" e há os ressabiados que, não tendo vida nem ocupação, vêm nos blogs a alcoviteirice perfeita para tardes entretidas. E também há as fãs, um movimento muuuuito estranho, a meu ver. Como podes adorar alguém que nunca viste?

    ResponderEliminar
  3. Exacto. Podes gostar da escrita, do tom humorístico ou sarcástico ou sério da escrita. Podes esgotar dos temas pesados ou leves. Podes esgotar das opiniões, da clareza de raciocínio. Mas não pode passar disso porque não se conhece a pessoa que está por trás disto tudo, mesmo que se vejam fotografias.

    ResponderEliminar
  4. Considero esse tipo de atitude fanatismo puro... Acho que ha pessoas que simplesmente nao devem ter uma vida pessoal muito interessante e fazem da vida destes bloguers uma obcessao...

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)