15.1.14

Just tired

Há dias em que me sinto completamente sem coragem. Em que sinto que no fundo eu não tenho fibra de emigrante. Eu tenho fibra para viver um amor, para lutar por um amor, para sobreviver a saudades, mas não tenho fibra de emigrante. Eu tenho fibra para fazer do skype o meio de comunicação mais usado, para enviar e-mail e postais, para ir mostrando aos outros que não me esqueci deles, mas não tenho fibra de emigrante. Eu tenho fibra para alterar a minha vida, para passar de trabalhadora a dona-de-casa, para deixar de cozinhar duas ou três vezes por semana e passar a fazê-lo todos os dias, mas não tenho fibra de emigrante. Falta-me aquela coragem necessária para enfrentar um novo mundo, para não me deixar abater com as dificuldades linguísticas (e por muito que eu adore a língua francesa, sempre fui terrível a línguas e não as aprendo facilmente) e para lutar por uma vida melhor para mim e por mim. Eu tenho a fibra necessária para sonhar, mas não sei onde raio enfiei a fibra necessária para fazer alguma coisa para atingir esses sonhos. Achei que a mudança de ano me traria esta fibra que tanto preciso (que isto de emigrar sem fibra de emigrante não tem lá grande jeito) mas a maldita continua escondida. Não estou arrependida de ter vindo (a culpa é da tal fibra que tenho que me faz lutar por um amor), mas há dias em que a coragem se esconde em sítios tão pequeninos e escuros que eu não a consigo encontrar, por muito que a procure. E esta procura cansa-me.

7 comentários:

  1. Só para avisar que te liguei para te deixar um beijinho mas atendeu uma voz macho!

    Eu disse-lhe "ah, desculpa **** pensei que seria a tété a atender, diz-lhe só q a joana de Aveiro ligou e tentarei mais tarde"
    E depois apercebi-me q não sou de Aveiro e que tu não saberias quem tentou ligar e também sei bem como são os gajos a dar recados!!

    Como tal, fui eu!lol :)

    ResponderEliminar
  2. Ahahaahah, ele ligou-me a avisar, e por acaso pensei que a Joana fosse outra. =P Tens número fixo em casa? Temos de combinar um dia destes e eu ligo-te para casa (grátis) para conversarmos um pouco. :) De qualquer forma, obrigado pelo beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Espero que te sirva de conforto! Acho que esse sentimento faz parte da vida de quase todos nós jovens imigrantes! Também dou por mim a pensar muitas vezes : "Não tenho fibra para isto, o melhor é voltar para Portugal!" Desejo sinceramente que toda a experiência de vida associada à emigração, nos faça um dia olhar para trás e sentir que valeu a pena. Um grande beijinho

    http://sacoladadiferenca.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Eu conheço-te, Teté Maria! E conheço a tua fibra e sei que ela está aí... As coisas só não estão a ser nada fáceis e estás cansada de aturar adolescentes! Mas a fibra está aí, eu sei que está.

    (vou adicionar-te no skype... porque é que nunca o fizemos?!?!?!)

    ResponderEliminar
  5. Cátia Lopes

    Sim, há dias mais complicados. Eu tenho vontade de estar em Portugal porque é o meu país e porque é "mais fácil" (ir a qualquer lado, obter informações, reclamar, exigir, conhecer pessoas). Mas por outro lado é aqui a minha vida, o meu casal, a minha casa. Se fosse para Portugal deixaria aqui o meu coração, e por isso também seria complicado.

    ResponderEliminar
  6. Mª João

    Ahahahaha, coitados dos adolescentes que não têm culpa deste meu estado de espírito (embora um esteja desde ontem amuado comigo e não me fale =P). Pois, não sei se tenho a tal fibra ou não. Talvez a tenha, mas está mesmo escondida algures por agora.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)