18.4.14

A Páscoa

Eu andei na catequese até fazer o Crisma e ia todas as semanas à missa graças ao Escuteiros. E ainda assim a Páscoa para mim não tem qualquer significado religioso. Para mim a Páscoa leva-me à infância, às visitas ao meu avô paterno e à minha bisavó e tias-bisavós do Ribatejo. Leva-me aos ovos de chocolate e amêndoas com que eu e o meu irmão éramos presenteados nestas nossas raras visitas, leva-me às sopas fortes que a minha bisavó fazia e que eu adorava mesmo que estivesse sempre de olhos nos chocolates. Leva-me à casa dos meus avós paternos e avó materna com as suas tacinhas sempre cheias de amêndoas de chocolate, aos olhares de falcão dos meus pais e avós para que não roubássemos uma de 30 em 30 segundos. Leva-me à família reunida, às gargalhadas e às histórias tão nossas. Nunca ofereci um ramo à minha madrinha nem nunca recebi um folar. Tenho ideia de por vezes receber uma lembrança dela por ser sua afilhada, mas não tenho a sensação de algo obrigatório pois ainda hoje não é algo que espere que ela ofereça. Cresci a almoçar com ela todos os domingos por isso a Páscoa era até uma altura em que não estávamos juntas devido às visitas que a minha família fazia. Não me interessa se como carne ou não, não me sinto mal se o fizer e respeito se comer em casa de alguém que queira cumprir a tradição, aceitando o que me derem a comer. Para mim a Páscoa é infância. E por isso nem é uma altura em que me custe muito não estar com a família e não seguir tradições. Por aqui, com a família do Jack, não sei o que me espera pois penso que também não ligam muito. Mas sei que já cumpri com a única coisa que me traz a minha infância, a minha Páscoa: comprei um ovo de chocolate. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)