14.6.14

Receios

Ouve-se e lê-se muito a expressão "quando fores mãe, logo vês". Puxando bem pela memória, quase posso jurar que nunca os meus pais se lembraram de me dizer tal coisa, e hoje nos meus quase trinta anos, posso afirmar que não preciso de ser mãe para entender praticamente todas as decisões que os meus pais tomaram a meu respeito. Não digo que tenham feito tudo 100% bem e que nunca erraram, pois tal como todos os pais também tiveram as suas falhas, mas consigo perceber que estas foram realizadas sempre com o propósito de ser o melhor que podiam fazer a mim e ao meu irmão. Não preciso de ser mãe para compreender os castigos que nos foram dados, os "não" que ouvimos, as regras que nos eram impostas, mesmo que possa achar que uma ou outra era desnecessária ou não teve o efeito pretendido. A intenção era clara e correcta, e isso consigo compreender, sem ter de ter uma criança. E por esta mesma razão, a expressão "quando fores mãe, logo vês" não me dizia grande coisa. Até ter entendido que por muito que perceba os meus pais, não percebo os pais dos outros. Não entendo as atitudes que certos pais tomam, atitudes essas que me parecem fazer apenas parte de um grande puzzle ilógico que eu não consigo compreender. E quando me deparo com estas situações só me vem à cabeça que se calhar não compreendo porque não sou mãe, porque essa só pode ser a única razão para alguém como eu, com lógica e minimamente inteligente, não compreender as decisões tomadas pelos pais dos outros. E depois penso que isto de um dia ser mãe assusta, porque ou vou mesmo compreender tais atitudes ou vou ser uma mãe do piorio que não as compreenderá, não as fará e portanto correrá o risco de fazer um trabalho de caca. 

5 comentários:

  1. Sabes o que te digo? Não há um manual de ser mãe ou pai. Aliás, há uma música do Stromae que deves conhecer, a Papaoutai em que ele diz e bem, "tout le monde sait comment on fait les bébés, mais personne sait comment on fait des papas". Acho que como dizes, não é preciso ser mãe ou pai para perceber e analisar situações familiares. E tal como em todo os outros tipos de relações, não há manuais ou lições a seguir. Vais ser uma boa mãe porque vais tomar as decisões que a ti te parecerem as melhores. E isso é assustador, essa responsabilidade. Mas...é uma aventura pela qual deve ser muito bom passar! Um beijinho e cada vez tenho mais gosto em comentar(-te) e ler(-te).

    ResponderEliminar
  2. Krystel,

    Sim, penso que sim, mas não é assustador ver outros pais tomar decisões que tu nunca tomarias naquela situação, muito pelo contrário? E quem é que está errado? Tu ou eles? A mim assusta-me ver decisões tomadas tão facilmente e tão compreendidas por outros, e para mim serem tão ilógicas. Mas enfim, um dia, quando chegar a minha vez de ser mãe, logo verei. :)

    E é com muito gosto que vejo os comentários e lhes respondo. :)

    ResponderEliminar
  3. É. Mas isso não acontece com tudo? Não é só com decisões familiares ou paternais que acontece, pelo menos comigo. Tudo o que nos é contrário parece-nos ilógico. Para muitos, o que tu tomas por lógico também lhes é ilógico. A vida é complicada :>

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que vás sair-te mal ;)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)