30.7.14

Diferenças até agora

Um amigo acusou-me de estar do contra e de olhar para o iphone e só lhe encontrar defeitos. E eu assumo que geralmente sou do contra quando me tentam convencer que um produto é a oitava maravilha do mundo e que eu não posso não gostar dele. Claro que posso, tenho esse direito. Há que ter bom senso e não assumir que não se pode dizer mal de um iphone só porque é um produto Apple. A Apple faz produtos brilhantes mas que como qualquer coisa, têm os seus defeitos. E como disse, eu não sou uma taradinha Apple nem uma taradinha Samsung e consigo olhar para os dois telemóveis que tenho agora e reconhecer-lhes as virtudes e os defeitos.

  • O meu Samsung Galaxy S3 Mini é mais leve que o Iphone 4S. Quando pego no iPhone parece que estou a pegar num tijolo e estou à espera do dia em que ele me escape das mãos por não estar habituada àquele peso. O Jack tem agora o iPhone 5 e diz que realmente aquele que me deu é pesado.
  • O Samsung é mais fácil de pegar quando pousado em cima de uma mesa devido ao seu design arredondado. Parece coisa de mariquinhas reparar nisto, mas é verdade que foi algo que sempre reparei quando pegava no telemóvel que era do Jack: é mais difícil agarrá-lo bem à primeira.
  • Da experiência cá de casa, os Samsungs têm uma maior tendência para avarias. Eu não fui trocando de Samsung por me apetecer, mas porque foram avariando. Já o Jack foi tendo os diferentes iPhones por uma questão de gosto e não por o anterior deixar de funcionar.
  • É mais fácil encontrar capaz giras para um iPhone do que para um Samsung como o meu. Isto sim é um motivo fútil mas quando se entra em todas as lojas à procura de capaz giras para um Samsung e só se vê para iPhones, isto começa a contar. E eu nem falo de capas a lembrar pinguins, gelados, verniz das unhas. Falo de capas lisas, de bom material, cor bonita...Era isso que procurava para o meu Samsung e acabou por ser o Jack a encontrar e a oferecer-me uma. Agora para o iPhone já sou capaz de escolher uma com um padrão.
  • Um iPhone é mais caro. É este o meu problema com os produtos Apple: são caros. E são bons e o investimento vale a pena. Mas não deixam de ser caros. Mesmo sendo a ovelha ranhosa da família do Jack, eu sempre disse que não compraria um iPhone. Na minha situação de desempregada era uma estupidez, e mesmo que me empregasse é demasiado dinheiro para dar por um telefone.
  • Em termos de sistema operativo eu podia dizer de boca cheia que o Android é mil vezes melhor e mais intuitivo, além do botão invisível para menus, que muita falta me tem feito no iPhone. Mas gosto de ser sensata e por isso sei que é por estar habituada ao Android que o acho melhor. Da mesma forma que acho que trabalhar no windows do meu Sony Vaio é mais fácil que trabalhar no Mac do Jack. A cunhada dele que passou agora de iPhone para Samsung está a demorar a entender-se com o sistema Android. É normal, é uma questão de hábito. Para já, para já, gosto mais do Android e acho que ainda não explorei devidamente o iOS para ver onde posso chegar com ele.
  • Personalização: se o iPhone ganha em capas giras, perde em personalização interior. Para quem acha piada a estas coisas, um Samsung permite escolher as cores de mais coisas, organizar os itens de uma forma mais livre, enfim, personalizar o seu interior em várias vertentes.
  • Ligação a tudo e mais alguma coisa: a semana passada desisti de usar o iPad do Jack. Colocando lá uma foto, esta aparecia segundos depois no telemóvel e no computador dele. Eu sei que podia sair da conta dele, e usar a minha, mas é o iPad dele e eu não estou para ter o trabalho de andar a sair e entrar em contas. Para muitos, esta é uma vantagem das grandes: telefones, iPads e computadores em pura sincronização. Já eu não acho tanta piada a isto.
  • Em termos de bateria tenho a ideia de um Samsung aguentar mais tempo, mas também não posso afirmar para já pois uma tarefa que no Samsung demorava 10 segundos a encontrar, agora demoro 30 minutos a encontrar no iPhone. E assim não há comparação de baterias possível. :)
  • Em termos de qualidade: acredito que um iPhone seja de maior qualidade que um Samsung (pelo menos cá em casa não morre tão facilmente), mas por outro lado acho que para quem quer gastar menos, um Samsung não deixa nada a desejar e cumpre com as funções todas necessárias.
Bem, vou continuar aqui a bater com a cabeça no iPhone a ver se o entendo melhor. :)
Ah, e se eu estivesse mesmo do contra, nem teria pegado no iPhone e dado uma oportunidade. É que quando sou do contra, sou mesmo do contra.:)

4 comentários:

  1. Eu, que estou mais ou menos habituada a ter que me adaptar a tecnologias diferentes, cada vez que pego num iphone faz-me confusão, como dizes, o facto de não haver sub menus.

    Tens razão na bateria, duram muito pouco, mesmo com utilização minima como mensagens e chamadas.

    E em geral, pelo preço, encontram-se Androids muito bons.
    A máquina, em geral, da Apple, é bastante boa, mas não vale, por si só, todo o dinheiro. A única coisa que eu gosto do iphone é a camara fotografica e de video. De resto, blhec.

    ResponderEliminar
  2. O iphone é caro. Isso diz tudo. Aliás o meu samsung é daqueles medianos, eu bem sou apaixonada pelos samsungs S e não compro porque são caros, quanto mais um iphone. Comprei antes um tablet Lg e foi a melhor compra que fiz!

    ResponderEliminar
  3. Esse teu amigo que te acusou de estares do contra só pode ser uma pessoa espetacular :P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)