16.12.14

Vais enviar uma carta? Ah, "ganda" maluco! Gostas de adrenalina, tu.

Os correios entre Portugal e França (nos dois sentidos) são das coisas mais esquisitas que já conheci. Se durante o ano duas cartas enviadas no mesmo dia são capazes de chegar com uma semana diferença, e duas cartas envidas com uma semana de diferença capazes de chegar no mesmo dia, no mês de Dezembro a coisa descamba ainda mais. Cartas e encomendas que costumam demorar 3 ou 4 dias úteis a chegar, passam a demorar mais de uma semana. Neste momento aguardo uma carta da minha mãe enviada dia 1 de Dezembro. Já vamos no dia 16 e nada de carta. Tendo em conta que na próxima segunda-feira irei para Portugal, mais valia a minha mãe não ter enviado, esperar um pouco e entregava-me as coisas em mão. Outra coisa que espero há já quase 15 dias é o dvd com o vídeo do casamento, o que como imaginam me faz correr escadas abaixo cada vez que vejo o carteiro. Ora isto já dura há mais de uma semana e o homem deve estar a começar a achar que ou sou louca ou que tenho uma paixão secreta por ele e que não aguento mal oiço os travões da bicicleta que lhe serve de transporte. 
Quando é necessário enviar coisas por correio registado, mais vale esperar sentadinha e não sofrer de nervos. Foi-me enviada uma encomenda de Coimbra, em correio registado, numa segunda-feira. Chegou uma semana e meia depois. Olhando para o registos, vemos que a encomenda só saiu de Portugal (Lisboa) na sexta-feira. A razão pela qual ela esteve cinco dias em Portugal antes de sr trazida para França é algo que nos escapa. Na semana passada enviei uma encomenda para Portugal por correio registado e segundo o site a encomenda ainda nem sequer saiu dos correios aqui da terrinha. Haja eficiência. E como o ano passado todos os meus postais de Natal chegaram imensamente atrasados e ao longo de duas semanas (mesmo sendo enviados todos no mesmo dia), este ano precavi-me e enviei logo no início de Dezembro, pensando que com sorte os primeiros chegariam a casa das pessoas lá para o dia 23. Enganei-me porque até já chegaram uns quantos.
E se chegarem todos é uma sorte que já houve um postal meu que nunca chegou a bom porto. É bem verdade que se pode ter extraviado, mas torna-se cada vez mais conhecido o facto de haver roubo dos postais entre França e Portugal, devido à possibilidade de estes terem dinheiro lá dentro. A cunhada do Jack já ficou sem dois postais de aniversário e o meu pai foi avisado pelos próprios CTT que enviar correio normal de Portugal para França não é muito seguro devido aos roubos. Alia-se portanto a falta de eficiência à falta de segurança. Por fim, os próprios correios admitem que se queremos ter a certeza que a carta ou encomenda chega ao destino, então é melhor pagar correio registado. Então e o selo que se paga pelo envio normal? Não estamos a pagar um serviço? Não deveria este também ser seguro? Os próprios correios lavam as mãos do assunto e dizem não ter responsabilidade nisto, o que é estranho tendo em conta que estamos a falar do trabalho deles. A falta de eficiência, juntamente com a falta de segurança e por fim com a falta de responsabilidade tornam o simples acto de enviar uma carta nacional ou internacional numa verdadeira aventura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)