30.1.15

Diferenças

Eu e o Jack somos diferentes em muita coisa e uma delas é a aquisição de coisas novas. Eu herdei o gene do meu pai que me faz só comprar algo quando aquilo que eu tenho está completamente destruído. O meu primeiro computador sofria já de diversos horrores (desde não dar som, desde o botão de iniciar ter avariado, etc) sem que eu nunca tivesse pensado ver-me livre dele. Só quando morreu sem recuperação possível no dia da entrega da tese provisória de mestrado é que me vi obrigada a comprar outro. Enquanto não comprei usei um do meu pai que, imagine-se, tinha uma risca de alguns milímetros de pixeis mortos no ecrã. Mas funcionava e isso é que era importante. Comprei o que tenho agora que coitado já teve de substituir uma ventoinha e o ecrã, algumas letras já mal se vêem e a ligação aos auscultadores morreu pelo que quando quero ouvir algo no computador tem de ser em alta-voz (pobre Jack que nunca tendo visto a Casa dos Segredos, já reconhece as personagens pela voz).
Já o Jack compra coisas por gosto e não por avariarem, coisa que durante alguns anos me fez confusão mas que aos poucos e poucos se vai instalando. Ainda me lembro quando comprei o meu primeiro telemóvel por motivos fúteis (isto é, quando aquele que tinha ainda funcionava perfeitamente), o choque que foi para os meus pais. É preciso ver que já o mundo usava smartphones e o pai continuava a usar um telemóvel daqueles que tem uma antena retráctil (funcionava! Mal mas funcionava!).
O Jack vai-me dando a dica de trocar de computador, propõe-se a oferecer-me um mas enquanto este aguentar (mesmo com alguns sustos pelo meio e coisas avariadas) resisto a esta despesa. Mas depois há coisas em que ele não aguenta este meu lado de "usar até gastar antes de comprar novo" e hoje deitou-me as pantufas no lixo. E tirou fotografias para a posterioridade. Apenas porque estavam a perder a sola. E porque estavam rasgadas. E sem bocados do forro.

9 comentários:

  1. ahahahah
    Adorei a parte final. Sou como tu, sem dúvida. Se tenho um casaco, tenho UM casaco. Está bom, já tenho. Tenho um par de ténis? Está optimo. O meu pc tem 7 anos, o meu telemovel que de moderno não tem nada só foi comprado porque o outro caiu na sanita (mas ainda o sequei e durou 8 meses... mal... mas durou).

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a tornar-me assim. Desde que vivo sozinha e que me sustento na totalidade, que dou valor a cada coisa e tento aproveitar cada coisa ao máximo. As pantufas aconteceu-me isso recentemente, tive que ouvir uma "boca" de uma amiga que as viu para finalmente as deitar fora e estrear umas que recebi no natal. Estava a tentar poupá-las ao máximo... :)

    Blog

    ResponderEliminar
  3. Os meus pais são como tu.. O nosso microondas avariou e só passado um tempo (um mês talvez) é que compraram outro. Outro exemplo, o meu pai anda há anos a dizer que vai comprar um carro mas, no fundo, sei que só o vai fazer quando este tiver uma avaria irreparável..

    ResponderEliminar
  4. Eu com algumas coisas também sou assim como tu, só quando não funciona ou está mesmo muito gasto ou roto, é que compro novo ou ponho a uso alguma coisa que estava guardada.
    Com outras coisas gosto de comprar novo, apesar de ainda ter, como por exemplo ontem fui ao espaço casa e vi uns panos de cozinha que gostei, comprei dois. Apesar de em casa ter uma gaveta cheia de panos... Mas em minha defesa quase todos os panos de cozinha que tenho em casa foi a minha sogra que os recambiou para mim - deram-lhe a ela, ela não quer manda para mim... :)

    ResponderEliminar
  5. Raven

    Com os casacos sou igual. Cheguei a ter há uns anos um casaco azul escuro que gostava muito e dei por mim a pintar com marcador umas zonas que estavam a perder a cor. =P Claro que a minha mãe me levou às compras naquela altura sem hipótese de discutir. =P

    ResponderEliminar
  6. Krystel,

    Para há coisas que me custa gastar dinheiro, é simples. =P E pantufas são pantufas e mesmo no estado em que estavam, continuavam a servir o propósito. Mesmo que de vez em quando encontrássemos um bocado perdido no chão. =P Mas também tenho uma veia consumista em mim, admito, e há certas coisas que gosto de comprar pelo puro prazer de as ter. :)

    ResponderEliminar
  7. Leonor

    E olha que eu não sou um caso extremo! =P Essa do carro foi um bom exemplo: o Jack anda cheio de ideias de comprar um carro novo e suspira exasperado quando eu lhe digo "Mas...mas...este ainda está bom!". =P
    Por outro lado, sou impulsiva nalgumas compras. Se o microondas avariasse, eu iria imediatamente à loja mais próxima comprar outro. =P Se preciso dele, preciso dele e é já. =P

    ResponderEliminar
  8. Leonor

    E olha que eu não sou um caso extremo! =P Essa do carro foi um bom exemplo: o Jack anda cheio de ideias de comprar um carro novo e suspira exasperado quando eu lhe digo "Mas...mas...este ainda está bom!". =P
    Por outro lado, sou impulsiva nalgumas compras. Se o microondas avariasse, eu iria imediatamente à loja mais próxima comprar outro. =P Se preciso dele, preciso dele e é já. =P

    ResponderEliminar
  9. Paulinha,

    Ahaha, mas eu também tenho essa veia mais consumista. Compro livros. :) Compro brincos, mesmo que aqueles que tenha ainda estejam em perfeito estado. Tenho mais do que um relógio, por exemplo. :) Mas depois há outras coisas que enfim, me custa voltar a dar dinheiro por elas. Mas o Jack comenta muito "Com o dinheiro que a tua família gasta em livros, eu teria comprado um carro novo!". =P Acho que no fundo, cada um tem as suas prioridades. :D

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)