6.1.15

É disto que eu não gosto em França

Fui a um novo supermercado onde não me conhecem e apanhei na caixa uma menina sorridente e faladora com os clientes. Enquanto me passava os artigos, ia falando comigo e eu, anti-social assumida, ia respondendo com uns sorrisos e uns "sim" e "não", que isto de pegar nas coisas, enfiá-las no carrinho e ainda ter de dar conversa não é muito a minha onda. A determinada altura, num momento em que era necessário que eu desse uma resposta mais elaborada, essa lá me saiu um bocado engasgada. Acrescentei por isso que ainda não falava francês a 100%. E a menina sorridente transformou-se. Não voltou a sorrir, não voltou a falar comigo e passou a olhar-me de lado enquanto arrumava o resto das coisas. Despedi-me, levei com um boa tarde que mais parecia um "boa tarde, vai e não voltes" e fui para o carro, a pensar que isto de ter vindo para um país que gosta tão pouco de estrangeiros é uma treta. E das grandes.

2 comentários:

  1. Do que se lê nos jornais, França está mesmo já a abusar na sua falta de noção para com os seres humanos. Tenho visto com cada iniciativa... vergonhoso. Força aí!

    ResponderEliminar
  2. Do meu ponto de vista e pelas situações que já passei, é algo cultural. Da mesma forma que os ingleses são mais desligados e frios que os portugueses, os franceses têm estas características: são orgulhosos e não gostam assim tanto de estrangeiros. Ainda assim já os ouvi falar bem dos portugueses e até entendo um bocadinho a maneira de eles serem assim, embora não ache justo e não goste de o sentir na pele.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)