23.5.15

Blogs de sucesso e blogs satíricos

Eu não tenho um blogue de sucesso nem sequer tenho o objectivo de ter um. Gosto deste blog tal como ele é, um sítio onde vou escrevendo o que me apetece, onde conto o que me apetece e onde venho quando me apetece. E gosto de saber que há quem me leia nem que sejam apenas cinco, dez ou quinze pessoas. Compreendo ainda assim que há quem queira fazer do blog um negócio rentável ou pelo menos a quem dê gozo ter milhares de pessoas a ler o que é escrito e ser reconhecido enquanto blogger (mesmo que não o admita).

Blogs com muitos leitores trazem geralmente atrás os chamados "hate blogs", nome com o qual pessoalmente não concordo uma vez que acho que estes blogs maioritariamente satirizam os blogs de sucesso e não os odeiam. Admito gostar de ler os conhecidos "hate blogs" (e ainda assim nem todos) pela ironia com que são escritos, e que tal como nos blogs ditos "normais", há muita coisa que me faz rir, muita coisa que me passa ao lado e muita coisa com a qual não concordo.
Espanta-me por isso que os ditos blogs de sucesso, muitos deles escritos com base na ironia e em comentários sobre as vidas alheias, o estilo alheio, episódios alheios, se sintam tão fortemente atacados por estes blogs que os satirizam. Compreendo perfeitamente que não deva ser agradável ser alvo de sátiras e gozo, ver as coisas que escrevemos serem satirizadas e saber que há quem leia isso e até se divirta, mas não farão eles as mesmas coisas de uma outra forma? Ao emitirem opinião sobre quem usa calças de cintura descaída a mostrar o rabo, botas acima do joelho com um estilo duvidoso, biquinis reduzidos a mostrar a celulite, sobre quem tem excesso de peso, sobre quem usa demasiada maquilhagem, etc, etc, não compreenderão que estão a gozar com muitos que os lêem e que facilmente se inserirão dentro de um destes grupos? Porque é que alguns podem e outros não? Porque os alvos passaram a ser eles mesmos?

Faz-me ainda mais confusão quando se começa a acusar os blogs satíricos de fazerem bullying, de perseguição, de devassa da vida privada, etc. Até poderia acreditar que haja mesmo blogs que o façam mas não quando vejo que até conheço aqueles a quem o dedo é apontado e nos quais nunca vi verem ser colocadas informações pessoais (como nome, moradas, telefonemas, nomes dos pais, local de trabalho) e onde vejo apenas sátiras ao que é escrito pelos outros bloggers. Sátiras espectaculares? Nem sempre, claro que não, algumas não têm piada nenhuma, mas eu também já li posts em blogs de sucesso que eram suposto ser engraçados e aos quais eu não achei graça nenhuma.
Repito sem problemas que acho que não deve ser nada engraçado ser um dos alvos destes blogues já que gostamos que as pessoas gostem do que escrevemos e não que gozem com isso, mas acho que tem de haver poder de encaixe e não fazer disto algo que não é. Nestas situações lembro-me sempre do "Contra-informação", programa que ao qual não ligava muito (porque a política passa-me ao lado) mas que sabia ser uma sátira aos políticos através do uso de bonecos. Da mesma forma que aqui em França já perdi a conta aos vídeos (em nem sei se não há um pequeno programa diário com isto) a gozarem com o François Hollande, Presidente da República. Se ele acha graça? Provavelmente não porque vê as coisas que diz serem deformadas para gáudio de outros. Mas e se um Presidente da República é alvo de sátira, porque não o podem ser os blogs de sucesso?

Há sempre a hipótese de nem sequer lerem os que escrevem os blogs satíricos mas ao que parece os fiéis leitores dos blogs de sucesso têm gosto em enviar e-mails com os links dos posts em que o seu blogger preferido foi satirizado. Curiosamente, nunca vi nenhuma blogger de sucesso escrever um post afirmando saber da existência dos blogs satíricos mas pedindo que não lhe sejam enviados links para eles pois não está interessado. Preferem insurgir-se contra a existência dos mesmos, fazendo e permitindo que nas suas caixas de comentários os fiéis leitores destilem fel sobre quem escreve blogs satíricos. Porque (e isto espanta-me tanto) os bloggers de sucesso não podem ser alvo de outros blogs que criticam o seu estilo, o seu cabelo, a maneira como escreve, como se apresenta, as roupinhas, as coisas que faz, as opiniões que dá, os locais onde vai, as fotografias que tira, mesmo que tudo isto seja escrito e oferecido ao público pelos mesmos, mas já podem tecer toda e qualquer consideração sobre os autores dos blogs satíricos (e podem até descobrir nomes, fotografias e moradas dos mesmos e usá-las a seu favor. Isto não é bullying?). E invariavelmente são, na sua opinião, pessoas sem nada para fazer, gordas, com falta de sexo, infelizes, feias, amargas, tristes, corcundas, sem amigos, sem vida, estúpidas, etc. Pergunta-me o Jack, quando falamos disto, porque razão pensam sempre os bloggers de sucesso que quem não concorda com eles é gordo, estúpido, infeliz e não tem sexo (é que até podem ser gordos e estúpidos mas podem ser felizes e ter sexo, diz-me ele). Não sei mas pelos vistos há ainda muita coisa que não compreendo nos blogs.


5 comentários:

  1. Acho que ainda és do tempo do meu antigo blog... A minha vida dava um blog não?
    Tive de terminar com esse blog porque, mesmo não sendo um blogue famoso, era um blogue com muitos seguidores, visitas e comentários... E claro que isso levou ao melhor: ATRASADOS MENTAIS, BULLYS atrás de um computador a fazerem o que melhor sabem fazer...
    Na altura terminei com o blogue, que gostava muito e iniciei este... Achei que era o mais sensato... Comecei do 0 e sem fazer referência ao antigo. Fui "buscar" as pessoas que me interessavam e segui caminho!
    Estou com este blog há dois anos mais coisa menos coisa e NUNCA permiti comentários anónimos por isso mesmo! Só permito comentários de bloggers registados, mas nem assim... De vez em quando lá aparece alguém engracadinho, que eu mando gentilmente para o lixo ;) Ou seja, não aceito comentários nem dou importância...
    Afinal, o que fará alguém esconder-se atrás de um computador? Só mesmo isso: atenção..:

    Em 2 anos estou agora a permitir anónimos e só por causa do passsatempo... Mas mal termine... Terminam-se os anónimos :p

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Ai jesus que só agora vi o tamanho do último comentário :p Desculpa

    ResponderEliminar
  3. Minnie Me

    Sim, sou do tempo desse blog (e é de uma fotografia dele que eu te reconheço ;)). Mas no teu caso é algo diferente: são as pessoas que vão ao teu blog e e-mail chatearem-te, ofenderem-te. OS blogs de sucesso também têm disso e eu isso compreendo que seja demais. Se viessem aqui para o blog insultar-me eu bloquearia, não permitiria. Embora nalguns blogs só o facto de se ter uma opinião contrário já parece ser um ataque e os autores tornam-se logo desagradáveis para os comentadores.

    Só que lá está: eu não permito que venham a minha casa insultar-me mas não posso impedir que as vizinhas se juntem e falem de mim, entendes? Ou seja, sou absolutamente a favor de banir comentadores estúpidos dos blogs, mas não sou contra os blogs em que se satiriza os blogs do sucesso. Só lá vai quem quer.

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu não sou blogger, apenas leitora. Não conhecia o blog em questão, mas fiquei a conhecer devido às duas bloggers mais conhecidas que fizeram questão em dar a conhecer.
    Achei o que se passou ontem absolutamente ridículo e vergonhoso.
    É a primeira vez que comento aqui, concordo consigo em tudo o que diz.
    Vim aqui através da S* que já acompanho à muito e queria dar-lhe os parabéns pois gosto imenso da maneira como escreve e do seu raciocínio. Vou acompanhar! : )
    Muitas felicidades!
    F.

    ResponderEliminar
  5. F.

    Obrigada pelo elogio e seja muito bem-vinda. :)
    Concordo consigo: o que se passou foi ridículo e vergonhoso. Eu já conhecia o "hate blog" em questão há vários meses e ia lá espreitar de vez em quando. Já por li por lá posts em que me ri e pensei que tinham acertado em cheio na "mouche". Outros em que percebi de quem falavam mas que não achei tão engraçados. E muitos, sou sincera, nem apanho bem de quem se fala pelo que não se pode dizer que seja um blog onde digam explicitamente a identidade dos alvos. E nalguns casos, para mal dos pecados dos autores de blogs de sucesso, ajudou a compreender situações que eu própria tinha achado pouco claras.

    Não é dos meus blogues favoritos mas também não acho que o possam acusar de bullying só por gozar com outros blogues. E muito menos usar-se informação pessoal (que não foi dada pela própria ao contrário de muita que é dada pelas bloggers de sucesso) para agora se fazer uma espécie de chantagem.
    Em que momento deixámos de ser livres para escrever as nossas opiniões sem que nos acusem de perseguição e bullying?

    Felicidades! :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)