27.6.15

Então como correu a consulta, Tété? A doutora ralhou muito?

Ralhar, ralhou um pouco quando viu que este mês eu tinha ganho dois pequeninos quilos. Mas caramba, estou de cinco meses e ainda nem atingi o peso com que estava quando engravidei, por isso não se pode dizer que me esteja a portar mal. De qualquer forma, prometi que no próximo mês terei mais cuidado. E acho que não ralhou mais porque a primeira coisa que fiz quando me sentei à frente dela foi pedir-lhe para me medir a tensão. Ficou espantada a olhar para mim sem perceber a razão do meu pedido, já que medir a tensão é aquilo que faz no fim de cada consulta. Expliquei-lhe que não é normal ter a máxima da tensão a 16 ali no consultório dela, quando em casa ronda os 9, 10 ou 11, e que gostaria de testar se não é a própria consulta que me faz subir a tensão (já sabendo eu que sim). Pouco convencida, acedeu ao meu pedido e quando acabou a medição soltou um "Que rica ideia que teve!". Tensão 11/7, maravilha! Juro-vos que vim de lá como se tivesse passado num dos exames mais difíceis da minha vida, de tão contente e aliviada que fiquei por lhe conseguir assim provar que não tenho mesmo a tensão alta no dia-a-dia e sim que esta é resultante do meu desconforto em ambiente médico. Acho contudo que ela ficou um bocadinho magoada comigo e até me perguntou "Então...sou eu que lhe faço subir a tensão?". Não sei se a consegui convencer que não é ela em específico, mas sim todo e qualquer médico, todo e qualquer exame, e acho que acabou por ser por isto que ela não ralhou muito comigo quanto ao peso (para ver se não me criava um pico de tensão). Magoada ou não, decidiu vingar-se e vai de me obrigar a fazer o teste de tolerância à glicose. Este teste não é obrigatório cá em França desde que ao longo da gravidez não se apresentem valores de glicose que justifiquem fazer o teste. E eu andava toda satisfeita porque os meus valores andavam bem e eu ia escapar ao teste que sempre me meteu medo por causa da tão má falada bebida doce. Pois, mas esqueci-me que me insiro num dos grupos de risco (excesso de peso) para os quais o belo teste se torna obrigatório. Ainda fiz olhinhos de gato, ainda torci o nariz e fiz um pouco de beicinho enquanto dizia "Mas eu não quero beber o sumo.....", mas claro que levei com a resposta "Pois, mas vai ter de beber". Bem, lá terei eu de ir marcar o teste e levar o Jack comigo para me dar força caso me sinta mal. Oh. Não quero.

2 comentários:

  1. Olha, somos duas a quem sobe a tensão quando está num consultório. :X

    ResponderEliminar
  2. Não deixa de ser um papel ingrato para os médicos. A minha avó quando ia ao médico tinha sempre a tensão alta mas justificava-se dizendo que era apenas no consultório. Até ter tido um AVC e se ter visto que afinal a tensão alta era constante.

    Eu e os meus pais temos o hábito de medir a tensão em casa por isso sabemos que não temos a tensão alta, mas compreendo que a minha médica não gostasse de ver uma grávida a apresentar uma tensão máxima de 16. E eu não queria que ela pensasse que tinha algum problema ou que me medicasse de alguma forma para a tensão alta quando no dia-a-dia os meus valores são bons. Por isso é que fiquei tão satisfeita quando ela viu com os próprios olhos a tensão que eu costumo ter (que até costuma ser mais baixa que 11/7). :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)