30.7.15

Acho que se vê bem qual é a posição dela quanto a este assunto, não?

A senhora que nos dá as aulas de preparação para o parto não é nada, mas nada fã de visitas na maternidade. Ou pelo menos, é isso que deixa transparecer uma vez que não há aula nenhuma em que não faça um qualquer apontamento a estas visitas. Deixo-vos alguns exemplos:

- Depois do parto, a mãe e o bebé ficam 3 dias no hospital, se tudo correr bem. Mas não pensem que conseguem descansar muito. As manhãs são ocupadas com coisas várias como as visitas do médico, do pediatra, o banho do bebé, o banho da mãe, limpeza do quarto, etc...E a partir do almoço, começam a chegar as visitas e a mãe quer é descansar e não consegue. Podem sempre fazer como eu fiz: liguei às pessoas e disse que só podiam aparecer às 17h00. Não estão a contar com muitas visitas, pois não?????".

- As visitas são muito cansativas porque querem pegar no bebé, tirar fotografias, dar beijinhos ao bebé, abraçar o bebé, embalar o bebé e depois vão-se embora e deixam a recém-mamã com um bebé hisperestimulado, que chorará a noite toda.

- Depois do parto, o bebé é limpo, tratado e vestido. Depois, enquanto se acaba de tratar da mulher e o bebé já está tratado, o pai pode ir ligar à família e aos amigos para contar a boa-nova, dizer que o filho já nasceu e...que todos devem ficar em casa em vez de irem para a maternidade fazer visitas.

- O pai deve controlar as visitas pois é muito desagradável para uma mulher chegar ao quarto depois do parto e ver o bebé ao colo da sogra quando ela própria ainda não teve oportunidade de lhe pegar como deve ser.

A minha preferida:
- Depois do bebé nascer, a família e os amigos chegam ao hospital com prendas, com mimos mas também com....digam-me lá.
- Bactérias!, respondeu uma das grávidas.
- Estranho, dão-me sempre essa resposta. Mas não é a isso que me refiro....É que para além das prendas e dos mimos, as pessoas trazem....conselhos! Cuidado com eles!


4 comentários:

  1. Tive um coordenador de estágio que foi pai durante o tempo em que lá estive. Ele e a mulher entenderam que era preferível terem as visitas quando já tivessem em casa . Assim, durante a estadia no hospital só iam os avós.

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que ainda não pensei muito no assunto, embora se tivesse de decidir já, neste preciso momento, também acho que preferia receber as visitas em casa, desde que não fossem surpresa. :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso, entendo-a. Nunca passei pelo parto mas das vezes que estive internada ou passei por alguma cirurgia, a coisa que mais me enervava eram as visitas. Todos têm um palpite qualquer para o diagnostico e dizem-te como te sentes ou deverias sentir e querem ajudar e insistem para ajudar em coisas que nem queres no momento... aahhhhh! Regra geral, as minhas pessoas já sabem: Raven no hospital, Raven abandonada. Recuso-me a ter companhia nestes momentos, acabo sempre por perder a paciencia e ser mal educada.

    ResponderEliminar
  4. Raven

    Eu acho que depende muito das pessoas. Eu por exemplo já visitei uma prima na maternidade e até tive pena da rapariga, ter de estar ali a receber visitas de camisa de noite, ainda com dores e um bebé chorão. Lembro-me de nessa altura pensar que em casa é melhor, já que estamos no meio das nossas coisas, podemos dar um jeito ao cabelo, escolher uma roupita confortável mas que não seja um pijama, etc....
    Já a minha mãe diz que quando me teve passava o dia ansiosa pelo horário das visitas para poder receber pessoas. E também conheço quem prefira receber as visitas na maternidade para depois não estar com a preocupação de ter a casa arrumada e limpa para receber gente e um correrio à porta.
    Eu vejo vantagens nos dois lados: por um lado prefiro em casa pois é o meu ambiente, mas só e apenas se não houver visitas-surpresa e daquelas que se instalam durante horas.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)