6.7.15

Os pontapés

Eu não senti os pontapés muito cedo e fui ouvindo ao longo das semanas "Então, e já sentiste pontapés?", sendo a resposta invariavelmente negativa. Fui ouvindo e lendo relatos que primeiro não se sentiam propriamente pontapés, mas sim uma sensação de cobrinhas debaixo da pele, umas cócegas, um formigueiro, um borbulhar. Mas eu, um poço de insensibilidade, não sentia nada. Houve alturas em que pensava "Huuuum, se calhar isto é o bebé...", mas sinceramente estou convencida que era mais eu a querer sentir alguma coisa do que propriamente a Pequena Papaia a dar conta da sua existência. 

Nas ecografias o bebé mexia-se e via-se os movimentos das pernas e dos braços (como dizia o Jack, eu estava a apanhar uma valente coça mesmo que não o sentisse), e isso descansava-me. Sabia também que o facto de ter a placenta anterior, isto é, entre a pele da minha barriga e o bebé, faria com que eu o sentisse mais tarde pois a placenta servia de almofada que amortecia os pontapés e, segundos relatos que lia, nestes casos o normal era sentir às 24 semanas, ou seja, já depois de metade da gravidez ter passado. E por isso, na minha cabeça, convenci-me que só sentiria a Pequena Papaia depois das 24 semanas e não pensei mais nisso. Até às 22 semanas em que senti um valente pontapé. E outro. E mais outro. E como diz a minha mãe, se eu antes pensava "Nunca mais o sinto", agora a Pequena Papaia diverte-se a pontapear-me de manhã, de tarde e à noite (e acreditem que às vezes é um bocadinho maçador). Principalmente quando já estou a cair no sono, gosta de me dar um pontapé bem forte para eu dar um salto de susto. E tem uma notória preferência pela minha bexiga, principalmente quando começa a encher. E fora isso, sinto-a tanto do lado esquerdo, como do lado direito, como mais acima, como mais abaixo. A última partida foi durante um jantar decidir dar-me um valente pontapé em cheio no estômago. Juro que pensei que deitava o jantar fora. 

Quando aqui escrevi que estava a começar a sentir os pontapés, uma leitora disse-me que agora o susto seria quando não os sentisse, e verdade seja dita, não tenho pensado muito no assunto pois a partir do 1º dia em que a senti, sinto-a constantemente. Mas a semana passada, numa das noites, dei por mim a pensar que algo estava diferente e demorei um bocado a perceber que não estava a sentir pontapés. Eu tinha-a sentido de manhã e à tarde, por isso não estava preocupada, mas não deixava de ser algo fora da rotina não lhe sentir os pontapés à noite. E como eu gosto pouco que as coisas fujam à rotina, dei por mim às 4h da manhã sem adormecer e a comer uma barrinha Kinder para estimular a Pequena Papaia. E claro que nem dois minutos depois os pontapés vieram em força, o que me deixou muito mais descansada mas sem conseguir dormir na mesma tal era a intensidade.

Estou também convencida que a Pequena Papaia nascerá já adolescente uma vez que não nos liga nenhuma. Também oiço e leio sobre bebés que reagem à voz dos pais, à música, ao toque na barriga, mas a nossa não está nem aí para nós. Dá pontapés quando quer e bem lhe apetece. Eu bem tento ver se reage à minha voz, ou à do Jack, ao nosso toque, à música, mas nada de nada. Tanto dá pontapés como não dá, num sinal claro que é ela quem manda. Mas enquanto der, tudo está bem. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)