1.1.16

O quarto da Mini-Tété

O quarto da Mini-Tété é na verdade o nosso quarto. Nem sequer planeámos o quarto para onde um dia ela passará pois não sabemos se o faremos aqui (cada vez mais provável) ou na nova casa. A vantagem disto tudo é que o gasto de dinheiro não foi grande pois não havia muita coisa a comprar (nem podia a haver visto o espaço não ser muito) nem houve apostas na decoração, sendo então a parte da Mini-Tété composta por uma cama de grades adquirida há muito pouco tempo (até lá dormiu na alcofa colocada no carrinho; e só não continuou assim porque a miúda decidiu crescer a toda a velocidade e começou a pôr-me os pés de fora da alcofa) e um armário a combinar, tudo em branco. Usando a fita de uma prenda que recebi, dei um toque fofinho aos puxadores do armário.



Na cama de grades, a única coisa que existe é o saco de dormir. Aqui é vivamente desaconselhado o uso de qualquer outra coisa para tapar os bebés. Na aula de preparação para o parto, a sage-femme dizia-nos para não comprarmos nem almofadas, nem redutores, nem mantas, nem cobertores, nem edredons, nem lençóis, nem protector de grades, até que um futuro pai comentou "Mas eu já comprei isso tudo! E agora?". A resposta foi simples "Devolve!". A ideia é que não haja acidentes e que nada tape a cara do bebé (embora eu saiba que há maneiras de fazer a cama com lençóis de forma a evitar que isto aconteça, mas pelos vistos aqui não são fãs de mais nada que não estes sacos, uma vez que até fazem parte das listas de maternidade). Estes sacos são também vantajosos para aquelas crianças que se destapam durante a noite uma vez que é impossível fazê-lo com isto (e o que a Mini-Tété adora dar às pernas enquanto dorme....). Outra coisa absolutamente desaconselhada são os protectores de grades e eu admito que aqui demorei a aceitar a ideia, mas numa aula foi colocada a questão "Então e não há o perigo de o bebé colocar o braço entre as grades e o partir?" e a resposta não tardou: "Há, mas com os protectores há o risco de o bebé encostar a cara e não conseguir respirar. O que preferem? Um braço partido ou um bebé sufocado?". A decisão estava tomada: nada de protectores de grades. Esta gente não brinca mesmo em serviço e na consulta de pediatria da maternidade no dia da saída dos bebés, o pediatra volta a reforçar: a única coisa permitida na cama são os sacos de dormir. Nada de adereços, nada de protectores, nada de peluches! E nós tivemos pena do pai que entrou com o recém-nascido logo a seguir a nós pois o bebé ia no berço rodeado de peluches de todos os tamanhos. Deve ter apanhado uma valente descompostura.



A Mini-Tété tem então dois sacos de dormir (é possível dobrar e prender o fundo para quando são mais pequeninos de forma a não ficarem a nadar dentro do saco) e num cantinho da cama de grades (onde ela ainda não chega visto só ocupar apenas metade do cumprimento do colchão) temos uma tartaruga maravilhosa, que projecta luzes no tecto e nas paredes, enquanto emite o som das ondas (também tem uma musiquinha e tanto o volume de som como a intensidade das luzes é regulável). Digo-vos que pode não adormecer os bebés, mas adormece os pais em dois minutos. Decidimos comprar esta tartaruga quando reparámos que a Mini-Tété já tinha curiosidade em ficar a olhar para as luzes e sombras e coisas a mexer. Comecei então à procura de um mobil que tivesse um projector até que demos de caras com este peluche e foi paixão imediata. E ela também gosta. :)


(o som das ondas no início e depois a musiquinha. Este vídeo que encontrei não mostra é o efeito que faz nas paredes e tecto, que não é obviamente tão forte como aqui se vê e se torna mais relaxante)

2 comentários:

  1. Chiça, como as coisas mudam de país para país... a minha irmã usou (e ainda usa) protector de grades e nunca ouvi falar de tal problema... e sempre usou lençois e mantinhas. :)

    ResponderEliminar
  2. S*

    Eu sei, eu sei, e sempre ouvi falar de como é importante colocar os protectores de grades para os bebés não partirem os braços ou as pernas, por isso é que quando aqui fui informada que não deveria usar fiquei um pouco reticente. Mesmo em relação às mantas, nas aulas de preparação para o parto disseram "As avós adoram fazer mantas! E vocês guardam-nas no armário e pronto.". É verdade que em cada país, suas regras....:)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)