16.3.16

5 meses


Mini-Tété fez ontem os seus cinco meses e está uma bebé fofa, fofa, fofa. Vocaliza imenso sobretudo durante a noite já que continua a gostar de adormecer tarde. Descobriu os pés, quer deitada quer sentada, e praticamente no mesmo dia conseguiu virar-se de barriga para baixo para barriga para cima. Claro que só o fez uma vez e quando tentei que ela repetisse a proeza para que eu pudesse filmar e mostrar ao pai e avós babados, ela mandou-me bugiar (até porque odeia estar de barriga para baixo). Vai começar agora a comer sopinhas (ainda não estou mentalmente preparada, admito, mas tenho uma certa curiosidade de ver como vai correr) e continua na sua alegre missão de levar tudo à boca, babar tudo e depois fazer um ar de esquisitinha como se dissesse "blargh, isto não sabe muito bem". Com a introdução dos sólidos, estamos também a iniciar a introdução de rotinas mais rígidas. Até agora, a Mini-Tété comia e dormia quando queria, em parte porque nos parecia que ela estava a começar a auto-regular-se (com a nossa ajuda, claro) e também porque não queríamos entrar no stress de tentar impingir rotinas a uma bebé pequenina. Mas a aproximação dos cinco meses estava também a trazer aquilo que começámos a perceber ser "manha" e "fita" para que as coisas fossem feitas de maneira diferente (sobretudo a hora de adormecer) e percebemos que chegou a hora de actuar, antes que ela pense que tem algum poder. O banho continua a ser uma alegre brincadeira, com muita água em cima de mim e do Jack, e espalhada pelo chão. Dá gritinhos e agita os braços quando a sento ao meu colo e ligo o skype. Sorri muito para os meus pais através do computador e acha piada que estes conversem com ela e lhe façam caretas. Já segura cada vez melhor o biberão sozinha mas é trapalhona (sai à mãe) e brutinha (sai ao pai da mãe). Chora quando tem fome e quando tem sono, mas não é uma bebé que se possa dizer que lute contra o sono, muito pelo contrário. Se a tiver ao colo e ela estiver mesmo perdida de sono, basta aconchegá-la e fazer uma festa para cair num sono profundo. Contudo, se não conseguir adormecer dentro do tempo razoável estipulado por ela, temos berreiro de uma bebé que não quer estar acordada e que tenta adormecer sem conseguir. Já morde, principalmente os dedos da mãe, e ainda bem que não tem dentes visto que as gengivas são suficientes para deixar marca. É uma bebé sorridente e penso que é uma bebé feliz. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)