18.6.16

8 meses ♥♥♥


Oito meses, nem acredito que a Mini-Tété já tem 8 meses. Qualquer dia faz um ano e eu não estou preparada para isso. Ainda ontem estava dentro de mim, me dava pontapés e eu prometia que a ia encher de beijos e agora já está cada vez mais com ar de criança e menos ar de bebé. Ai, coração, aguenta que isto agora vai ser sempre a este ritmo.

A Mini-Tété completou os seus 8 meses com os dois dentinhos de baixo já cá fora, e agora sofre novamente com mais dois que parecem estar a querer nascer. Já sabe dizer adeus (à sua maneira, balançando o braço para cima e para baixo), já bate palminhas, já dá turras (sem qualquer controlo da força, minha pobre cabecinha), e estala a língua para mandar beijinhos. Imita o pai nos sons que ele faz e ignora-me a mim. Aprendeu também a virar-se de barriga para baixo pelo que agora já consegue rebolar e chegar mais facilmente aos brinquedos. E abana-se toda como se estivesse a dançar ao ver algo que a deixe contente. É uma risonha, muito atenta, e que me faz sempre receber elogios quando vou ao supermercado por ir tão calmamente a observar as pessoas (sabem lá elas a ginástica temporal que eu faço para que ela não vá com fome ou sono). Já iniciou as birras por não ter algo que quer, embora por enquanto este comportamento se cinja apenas à minha carteira. E conversa, conversa, conversa, conversa com os bonecos ou connosco, tornando por vezes difícil as conversas cá em casa ou via skype já que só se ouve a voz da menina. Já disse perfeitamente "mamã" mas a olhar para uma parede. Lá chegará o dia em que perceberá que aquele som corresponde a uma pessoa.
Come bem mas penso que para isso ajuda muito a minha atitude de "não quer comer, não come". Raramente faço cantorias, danças e bonecos para que a menina coma e a televisão continua a não ser um recurso usado. Prefiro tentar dar novamente a comida daí a meia-hora, não apenas para que ela não se habitue a ter espectáculo à hora das refeições, mas também porque acho que ela tem o direito de ainda não ter apetite àquela hora e tê-lo meia-hora ou uma hora depois.
Continua uma dorminhoca de primeira, fazendo uma sesta a seguir a todas as refeições, mas infelizmente não é uma bebé que se possa dizer que dorme em qualquer lado (já foi, já foi, saudosos tempos), o que nos complica muito a vida em saídas. E com ela não posso aplicar a regra "se não quer dormir, não dorme" pois é realmente uma bebé que precisa de dormir muito para conseguir estar bem-disposta, para comer, para não chorar de cansaço.
E mexe-se imenso durante a noite. Se a espreitar de meia-em-meia-hora é certinho que a vou apanhar em posições diferentes: virada de lado, ou de barriga para cima, ou com os pés virados para a cabeceira da cama, ou atravessada na cama, ou com o rabo encostado ao fundo da cama e os pés no ar, ou toda encolhida, ou toda esticada, etc.
Está naquela fase de descoberta da gravidade, em que tudo o que tem nas mãos vai para ao chão pelo que geralmente o chão à nossa volta rapidamente fica coberto com brinquedos, colher da sopa, guardanapos, babetes, biberões, garrafa de água, rato do computador, enfim, tudo a que ela consiga deitar a mão. Não é giro. Da mesma forma que não é gira a atracção que tem pelos meus óculos e que a faz passar a vida a esgatanhar-me a cara para os apanhar. 
Mas está também a ficar mimenta, dá-me turrinhas no queixo como mimo, passa-me a mão na cara devarinho, e eu derreto-me toda com estas coisas. Oh, tempo, anda lá mais devagar se faz favor!

5 comentários:

  1. O sobrinho tem 6 dentes e também deita tudo para o chão... e oferece toda a comida aos cães. ahah

    Bebé querida tens!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma bebé no centro com 9 meses e também só atira coisas para o chão... Ás vezes dá vontade de........ Aiiiiiii :p

    ResponderEliminar
  3. S*

    Ai, tu não me digas que esta fase não acaba daqui a 15 dias! :P

    ResponderEliminar
  4. Tété, nop... ele continua a atirar tudooooooo para o chão e já tem 15 meses e meio.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)