17.8.16

10 meses ♥


Os 10 meses da Mini-Tété chegaram e com eles muitas gracinhas. Faz "tótó" batendo com o indicador na testa, espirra para que digamos "santinho", mexe as mãozinhas consoante a música, carrega no nariz para ouvir "trrim, trrim", carrega em botões para acender e apagar luzes, entre muitas outras.
Acho que já vai usando o "mamã" para me chamar, mas também usa para chamar o Jack ou simplesmente para se referir a qualquer coisa. Ainda assim, se lhe perguntarem onde está a mamã sabe perfeitamente que se referem a mim (menos mal, vá, não me trocou por outra qualquer). Penso que já tenta dizer papá mas sai-lhe algo mais como "Babá", e a festa é tanta quando o vê entrar em casa, que mal lhe pergunto por ele, ela olha logo para a porta. Gosta imenso de estar à janela a vê-lo sair do carro e é uma verdadeira menina do papá. Enquanto lhe dou de comer ela está entretida a comer migalhas de pão (adora), grãos de arroz, massinhas de letras, bocadinhos de cenoura cozida, bocadinhos de brócolos cozidos, etc, e já se desembaraça muito bem a apanhá-los. Ainda se engasga é com bocados maiores ou mais rijos (no fundo, coisas que precisem que mastigue com mais cuidado).
Quando lhe perguntamos onde está a orelha da mamã, aponta para a minha orelha e diz "'elha, 'elha, 'elha". Portanto, a primeira palavra que a minha filha identifica e tenta dizer é orelha (ora, arranjar uma palavra simples para quê?). 
Passou a odiar o banho, ou melhor, odeia verdadeiramente lavar a cabeça (truques, dicas, qualquer coisa, se faz favor!) e chora como se a tivéssemos enfiado em água ferver (não estamos que eu vejo sempre a temperatura, sim?). E quanto mais chora, mais cansada fica, e quanto mais cansada mais sono tem, e quanto mais sono tem mais chora, pelo que o pós-banho até ao momento em que a deitamos e ela suspira como se dissesse "Ufa, estava a ver que estes dois nunca mais acabavam de me secar e vestir e me deixavam dormir em paz" é uma verdadeira animação de muito choro sentido e desesperado. 
Também já percebi que no supermercado não há qualquer problema em que se metam com ela (ela nem reage. Quanto muito olha para mim como se perguntasse "O que é que estes querem?"), mas ai dela se alguém lhe toca, mesmo que seja na roupa. Deita o supermercado abaixo de tantos gritos. Sai à mãe que também tenho a minha bolha de distância de segurança e odeio que me toquem.
Começou a ficar farta dos brinquedos que tem e descobrimos que estava a precisar de algo que a estimulasse mais como livros com texturas ou sons. E gosta imenso de virar as páginas, nem me deixando ler a história.
Continua a dormir óptimas noites de sono e a fazer as suas sestas sem horas marcadas. Ao final do dia nem sempre consegue adormecer e bem precisa, pelo que eu aproveito e vamos as duas passear. Eu arejo a cabeça e ela com o embalo do carrinho acaba por dormir um soninho de beleza. 
Já vai passando mais tempo de bruços e parece-me que já percebeu que é assim, de barriga para baixo, que o próximo passo (gatinhar) acontecerá. Mas não faz a mais pequena ideia do que fazer a seguir.
Já aprendeu a esticar o dedo e a ralhar, imitando-me quando ela faz uma asneira. E já vai aceitando mais facilmente uns beijinhos e uns abracinhos. 
Está a crescer bem, cada vez a aprender mais coisas e eu sou uma sortuda por poder ver todos os dias esta aprendizagem e o quão ela é feliz. 


2 comentários:

  1. Acho que faço um comentário do género de cada vez que fazes uma publicação destas mas como é que a Mini-Tété já está praticamente a fazer um ano? Lembro-me tão bem da altura em que anunciaste a gravidez e foste publicando os posts que foste escrevendo 'em segredo'. :)

    Beijinhos e que continue a correr tudo muito bem. :)

    ResponderEliminar
  2. Até eu acho que isto está a passar demasiado depressa. Se calhar enganei-me nas contas e a pequenita faz mas é dois meses. Só que depois olho para ele e percebo que não, que o tempo passa mesmo depressa. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)