31.12.16

Feliz Ano Novo para todos :)

Este ano foi duro e maravilhoso ao mesmo tempo. Foi o primeiro ano completo com a Mini-Tété na minha vida e portanto foi um ano em que fui mais mãe que qualquer outra coisa, em que a vi crescer em todos os sentidos, em que aprendi diariamente da mesma forma que ensinei, em que tive tantas dúvidas quanto certezas. Mas foi um ano duro devido a outros aspectos da nossa vida para os quais os astros se deveriam ter alinhado mas em vez disso decidiram que o melhor seria ir cada um para o seu lado. Gostava que 2017 mudasse nestes pontos mas sinto que nos espera ainda um ano complicado pela frente. E talvez o melhor seja assumir isso mesmo, preparar-me mentalmente para o pior para assim poder respirar caso seja melhor do que aquilo que pensava.

Ficam aqui os meus desejos, planos e metas para 2017:

1. Viver mais um ano da vida da Mini-Tété. Parece um plano parvo uma vez que sendo eu mãe a tempo inteiro, não há maneira da Mini-Tété viver nesta casa sem ser comigo. Mas para além de mãe, sou também responsável pela casa e por outras coisas que, se me descuido, me absorvem e quando dou por mim reparo que a Mini-Tété já aprendeu e viveu uma série de coisas sem que eu tivesse verdadeiro visto. Ela não vai ter 1 ano para sempre e eu quero gozar esta idade dela e não apenas estar aqui a tratar dela.

2. Arrumar a casa. A sério, não vivemos num apartamento muito grande e mesmo assim conseguimos transformá-lo facilmente num acampamento de ciganos que nos esconde papéis importantes, que nos faz gastar dinheiro em coisas que julgamos perdidas e que torna tudo mais difícil de limpar. Possivelmente terei de deixar a Mini-Tété de vez em quando com a minha sogra para ter tempo para esta grande arrumação que é de facto necessária, por isso é melhor ir-me fazendo à ideia.

3. Perder peso. Bom, este é o meu objectivo de todos os anos e, tal como um amigo de longa data, não me abandona na chegada de um novo ano. Mas começo este ano com menos expectativas do que nos outros anos e portanto com menos hipótese de frustração e desilusão. Há que assumir que o tempo agora é zero, seja para exercício, seja para perder tempo na cozinha, por isso não haverá mudanças radicais como "ir ao ginásio 5 dias por semana!" e "reduzir as calorias para metade". Farei pequenas mudanças compatíveis com a fase que agora atravesso e tenho alguma esperança que isso me permita ver a balança baixar, nem que seja de-va-ga-ri-nho. E também quero cuidar mais de mim. Fora o peso a perder, tenho de recuperar os antigos hábitos de me maquilhar mais frequentemente, de me desmaquilhar sempre, de tratar da pele, de usar os 1001 cremes que tenho e que foram abandonados sem dó nem piedade. Arranjarmo-nos aumenta logo a nossa auto-estima e isso é meio caminho andado para o dia correr melhor.

4. Ser mais organizada! Preciso de aprender a organizar o meu tempo já que não tenho muito e sinto que o desperdiço de forma muito estúpida, acabando por ficar sem tempo para nada. 

5. Priorizar. Aceitar que tomar conta de uma criança de 1 ano, de uma casa e de toda a logística de uma vida a dois não é possível fazendo tudo correctamente. Mini-Tété é a prioridade de sempre mas a casa (depois da grande arrumação) terá de o ser um pouco menos. Não faz qualquer sentido estar a lavar louça às 3h00 da manhã como tantas vezes fiz nos últimos meses.

6. Ter mais força de vontade. Como 2016 foi um ano muito cansativo, sinto que perdi as forças para combater quando as coisas são difíceis. Estou cansada e ao primeiro obstáculo vejo-me a atirar a toalha ao chão pois não me quero chatear, perder tempo e gastar energia. Mas isto não dá jeito nenhum e atrasa-me a vida.

7. Ser a melhor mãe que consigo ser. O que às vezes não é grande coisa, mas faço o melhor que sei. Mini-Tété parece-me uma bebé feliz, amada e saudável e é por isso que vou continuar a lutar. Ela merece. E no geral até acho que não me safo muito mal nesta coisa de ser mãe.

8. Escrever mais no blogue. Vocês não imaginam as saudades que eu tenho de aqui escrever com mais frequência. Adoro este meu cantinho e sinto-o tão abandonado. Mas primeiro tenho de resolver o ponto 2 e aprender o ponto 4, para assim conseguir ter tempo para aqui escrevinhar.

9. Manter os amigos. Se namorar à distância não é fácil, manter amizades à distância não lhe fica atrás. Não é fácil para quem emigra mas também imagino que não seja fácil para quem fica, que não compreende que a vida de emigrante não permite visitas frequentes e que as férias não podem ser gastas a visitar tooooooda a gente com quem queremos estar porque assim não descansamos nada. Fazer o esforço de estar presente, mesmo que à distância.

10. Dormir mais. Este é um desejo meu e do Jack. A Mini-Tété dá-nos noites maravilhosas que não aproveitamos porque depois de ela ir para a cama aproveitamos sempre para tratar de assuntos pela noite dentro. Temos de priorizar e perceber que o sono é mais importante que algumas coisas. Este ano foi uma grande chamada de atenção para este ponto e seremos burros se não tivermos aprendido a lição.

11. Respirar fundo. Tenho perfeita noção que o cansaço acumulado, a frustração por não conseguir alcançar alguns objectivos e o pouco tempo para mim me tornaram um pouco mais azeda nestes últimos meses. Não me sentia bem comigo mesma, estava farta de me aturar a mim mesma e não me reconhecia. Em Dezembro disse "basta!" e lentamente estou a sentir-me mais normal. Não me vale de nada ficar ácida se não faço nada para mudar as coisas.

12. Fazer o álbum de fotografias do 1° ano de vida da Mini-Tété. Ao longo destes 12 meses fui imprimindo fotografias e comprei o álbum. Agora ando há mais de 2 meses a arrastar-me para o preencher. E também tenho de escrever uma carta à Mini-Tété. Tenho um caderno onde decidi que escreveria cartas à Mini-Tété, que ela poderá ler quando for mais velha, quando já tiver saído debaixo da asa da mãe, quando tiver os seus próprios filhos. Não sabemos o dia de amanhã e eu quero que ela saiba o quanto a amo com todo o meu coração, que fique com um registo da sua infância, da sua chegada a este mundo. Não estipulei uma obrigatoriedade cronológica (todos os meses ou em cada aniversário, por exemplo) mas chateia-me já ter passado um ano e não ter escrito nenhuma.

Doze badaladas, doze desejos.

Desejo-vos a todos um óptimo 2017, cheio de saúde e felicidade. Porque no meio de tantas listas, isto é o que mais importa.:)





1 comentário:

  1. Sem duvida que 2016 foi um excelente ano e ano de aprendizagem :)
    Que 2017 te traga tudo tudo tudo de bom :) um beijinho para a vossa família.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)