15.1.17

Mini-Tété, a tagarela

Há uns dias, virei-me para a Mini-Tété e disse-lhe "Vai escolher uma história que a mamã lê para ti" achando que ela olharia para mim como se eu tivesse dito "Temos um elefante cor-de-rosa a voar na sala". Podem portanto imaginar o meu espanto quando a vejo virar costas, atravessar a sala arrastando-se de rabo, escolher um livro e vir ter comigo. O meu queixo não caiu por pouco. Nunca lhe tinha dado esta indicação ou semelhante, e as indicações que ela cumpre assumi sempre que era por já me ter visto fazer aquilo que lhe pedia, ou seja, limitava-se a copiar um comportamento. Percebi então naquele dia que a compreensão da Mini-Tété está muito mais à frente do que aquilo que eu pensava. Seguindo a mesma linha, achei que se calhar também estaria errada ao pensar que ela ainda não fala muito e decidi fazer uma lista das palavras que ela diz intencionalmente (à sua maneira e que nós pais compreendemos, sendo que nalguns casos outras pessoas também entendem). E tenho a dizer que aos 15 meses Mini-Tété tem uma bela lista de palavras, muito maior do que pensávamos:

- óuá (olá)
- Mãmã (mamã)
- Pápá (papá)
- Bóbó (vovó)
- Bôbô (vovô)
- Tê (tio)
- Pão ou pã
- Não ou nã ou nanananana
- Cão
- Popó (hipopótamo)
- Pópó (carro)
- Tatau ou Tau (Natal)
- Uz (luz)
- Ush (urso)
- Cau (calças)
- Ô (ovo)
- Papa (sapato)
- Pá (sapo)
- Pa (pato)
- Iz (Nariz)
- Êlha (orelha)
- Mão ou mã
- Pe (pé)
- Mãe (meia)
- Tótó (enquanto bate com o indicador na testa)
- Cácá (macaco)
- Xau
- Cá (Avô Carlos)
- ó-ó (de dormir)
- Já tá (já está)
- Tá quá (está quase)
- Pén (pente)
- Aaaaa (em surdina, água)
- xixi
- cócó
- Is (isto)
- Ã, ã, ã (ão, ão, ão; resposta à pergunta como faz o cão)
- Buuuuuuuu (Muuuuu; resposta à pergunta como faz a vaca)
- Cá, cá (quá, quá; resposta à pergunta como faz o pato)
- Ez (outra vez)

Quarenta palavras que me lembro assim de repente, sem contar com todo o palrar que a acompanha. Segundo as tabelas de Sheridan, aos 18 meses Mini-Tété deverá dizer pelo menos 6 palavras que os mais próximos percebam. Acho que neste ponto podemos estar descansados (vai ser uma tagarela, não vai?).

Nota: faltou "ôsh" (arroz) e "qué" (quero).

4 comentários:

  1. O entendimento dos pequeninos é maravilhoso. Eu também adoro quando pergunto por alguma coisa e o reflexo dele é olhar de imediato para essa coisa. Percebe o que quero dizer e acho lindo :)

    ResponderEliminar
  2. É engraçado porque eu nunca achei que a Mini-Tété me compreendesse assim tão bem. Tenho uma amiga que dizia, ainda o filho não tinha um ano, que ele compreendia tudo o que ela dizia. E eu comentava com o meu marido, que concordava comigo, que a nossa filha não era assim. Eu vi uma diferença grande nesse campo foi depois de ela fazer um ano. :) Os bebés são realmente todos diferentes. :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, o meu menino ainda não tem um ano e de facto ele entende muito bem :) é mesmo assim, são todos diferentes :)

    ResponderEliminar
  4. As crianças estão cada vez mais inteligentes.

    Olá, sou a Olivia, nova por estas bandas. Gostei do blogue. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)