21.2.17

Nem a Mini-Tété é assim tão bem educadinha nem eu tenho um dom escondido

Há uns dias uma amiga perguntava-me "Mas vocês nunca vão deixar a Mini-Tété ver televisão?" e eu demorei um pouco a perceber de onde vinha a minha pergunta até me lembrar que tinha já falado disso aqui no blog e que ela deveria ter lido. É verdade que eu e o Jack assumimos uma série de comportamentos no 1° ano de vida da Mini-Tété que acreditamos terem sido os melhores para ela, da mesma forma que agora no 2° ano de vida mantemos alguns, retirámos uns quantos e acrescentámos outros. A televisão é talvez um dos aspectos que mais suscita curiosidade ou estranheza, embora na verdade não seja tão complicado assim. No 1° ano de vida determinámos que a Mini-Tété não teria acesso à televisão e que para ecrãs bastaria o skype quase diário com os avós (que não é o mesmo que televisão pois há uma interacção). Agora com 1 ano e 4 meses ainda não vê desenhos animados na televisão (na verdade, acho que ela nunca viu a televisão cá de casa ligada a não ser nos jogos do Euro) mas já lhe mostrámos algumas canções da Disney no computador e uma vez um pouco de Tom&Jerry. Nunca vimos a televisão como um bicho papão por isso é natural que mais cedo ou mais tarde ela comece a ter acesso a ela, simplesmente ainda não sentimos que tenha chegado a altura e que ela pode entreter-se com outras coisas. E perguntava ainda a minha amiga se as minhas dicas sobre a introdução alimentar acabavam mesmo com as birras à hora das refeições e aí percebi que talvez tenha sido mal interpretada. Eu não tenho nas mãos o segredo para "zero birras para comer a sopa" (era bom, não era?), tenho dicas para reduzir as hipóteses de elas existirem, pelo menos numa fase inicial. Porque não pensem que eu não sei a potência que tenho em casa e que acho que isto vai ser boa boca e calminha para sempre. Na, na, na, aliás, eu ponho as minhas mãos no fogo em como a Mini-Tété ainda vai fazer birras para comer, e vai fazer birras no supermercado, e nos restaurantes, e em plena rua, e em casa de familiares e amigos. Da mesma forma que um dia verá televisão. Da mesma forma que um dia comerá chocolate ou bolos ou rebuçados. Porque é natural uma criança ver televisão, comer doces e fazer birras. Não tenho qualquer esperança de que tudo aquilo que faço se traduza numa criança sempre bem-comportada, muito pelo contrário. Mini-Tété vai tentar esticar a corda, pisar o risco, testar limites, mostrar desagrado e frustração. Afinal de contas, é uma criança absolutamente normal.

2 comentários:

  1. Era mesmo bom se tivessemos a solução para o bom comportamento para sempre :) mas lá está são crianças e isso faz também parte do crescimento deles :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, faz. Mas fiquei com a sensação que, pelo menos para essa amiga, eu estava a passar a ideia de que as crianças só fazem birras porque os pais não as educam, as deixam ver televisão, as deixam comer doces, as deixam beber café, e não é nada disto. Tanto não é que embora a Mini-Tété não faça nada destas coisas, também fará as suas birras.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)