5.10.17

Ela. Num parque sem crianças.


Não sei se é um mal de França no geral ou apenas da zona onde moro, e não quero cometer o erro de ser generalista como se de uma estrangeira me tratasse acabada de chegar ao norte de Portugal e dizer que os portugueses dizem todos muitas asneiras ou acabada de chegar ao Algarve e dizer que em Portugal a água é sempre quentinha. Por isso, admito que não sei mesmo se é geral ou apenas daqui, mas é efectivamente a minha experiência pessoal. 

Na aldeia onde vivo existe um parque infantil. Onde nunca vi crianças. Passo por lá frequentemente, antes empurrando o carrinho de bebé e agora que levo a Mini-Tété para lá ir brincar. E nunca, mas nunca lá vi uma criança que fosse a brincar. Tenho de admitir que a primeira vez que lá levei a Mini-Tété ia com medo que a diversões já estivessem podres de tão pouco uso que se nota que têm. Para além do mais, alguém muito idiota achou que na zona ficavam bem alguns carvalhos o que faz com que nesta altura estejam constantemente a cair bolotas que por pouco não nos acertam. Na cidade mais perto, um outro parque onde nos últimos meses me cruzei apenas duas vezes com outras crianças. 
E se antes não reparava muito nisto, a verdade é que as férias em Portugal me chamaram a atenção. Os culpados foram os meus pais que encontraram um parque giríssimo* e para o qual levavam todos os dias a neta (e onde ela finalmente andou de baloiço, coisa que não existe em nenhum parque aqui). Num dos dias em que lá fui havia crianças por todo o lado, imensas mesmo, embora os meus pais tenham dito que às vezes eram menos e que noutras até turmas de escolas iam ali brincar. A Mini-Tété, apesar da sua veia anti-social, delirou e ainda hoje, um mês depois das férias, fala do parque onde estavam muitos meninos. Sim, senti o coração a apertar quando percebi que aqui a esperavam parques vazios.

Em passeios pela aldeia penso ter percebido qual a razão: todas as casas onde habitam crianças têm, no jardim, escorregas, baloiços, trampolins, balancés, etc, e por isso as crianças daqui não têm qualquer necessidade de ir para o parque pois têm o seu próprio prque infantil no seu próprio jardim. As que vivem em apartamentos ou não brincam ou vão até casa das crianças que os tenham, suponho eu. Já na cidade, onde este fenómeno não é tão existente, não encontro verdadeira razão. Existe um outro parque com 2 ou 3 diversões onde já percebi que alguns pais levam os filhos à saída da escola, e onde a Mini-Tété já pôde ver outras crianças. Ainda assim, não é nada comparado com aquilo que vi em Portugal.

Porque será? Não sei. Mas lembro-me de uma professora em Tours me ter dito que a vida das crianças em França era sempre casa-escola-casa, sem haver tempo para grandes amizades. Talvez isso explique os parques privados em casa, talvez os pais aqui não tenham tanta tendência a levarem os filhos aos parques. O clima não ajudará, é um facto, pois o bom tempo de Portugal leva a uma maior disposição a actividades ao ar livre. Não sei, não compreendo. Mas tenho pena. Porque ainda hoje a Mini-Tété me fala do parque com muitos meninos que viu em Portugal.

* Malta de Coimbra, o parque giro é nos prédios atrás do McDonalds da Solum. Está dividido por zonas, com diversões próprias para cada grupo etários, embora as crianças sejam livres de andar em todas as diversões. Muito giro e bem cuidado. Ficámos fãs.

6 comentários:

  1. txiiii, esse parque... quando era novo ainda dava mais ou menos para mim (tenho 22 :P). não sabia que eras de Coimbra-mesmo-Coimbra!

    ResponderEliminar
  2. A sério? Já existe há tanto tempo e eu sem saber. Achei que era recente. :)
    E sim, sou de Coimbra-mesmo-Coimbra. Não muito longe do parque até. :D

    ResponderEliminar
  3. Engraçado eu tinha a impressao que aqui em França, pelo que oiço dos meus colegas que tem putos, ir ao parque com eles é tipo obrigatorio... até se é mal visto se nao o fizeres!!

    ResponderEliminar
  4. Princesse Sofia

    A sério? Ahah, talvez varie de região em região, não sei. Eu até acho que aqui os horários das crianças são feitos para que estas possam passar mais tempo com os pais e ter actividades, mas depois (pelo menos na aldeia onde vivo) não as vejo na rua a brincar. É estranho. :)

    ResponderEliminar
  5. Interessante, não fazia ideia. Se têm parque em casa, maravilha, não faz tanta falta ir ao parque público... mas não é tão mais bonito e interessante brincar com outras crianças??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu suponho que as crianças daqui convidem outras para lá irem a casa brincar com elas.

      Eliminar

Digam-me coisas. :)