14.2.18

Birras

Como já aqui referi uma série de vezes, a Mini-Tété começou a falar muito cedo, o que trouxe uma série de vantagens tanto a ela como a nós. Para ela, tornou-se fácil exprimir o que queria e para nós tornou-se fácil compreender o que ela queria. Lembro-me por exemplo de um dia ela ter chegado ao pé de mim a choramingar, perguntei-lhe o que tinha e ela pediu-me outra chupeta porque a dela estava suja. Olhei para a chupeta que segurava na mão, não vi nada sujo, mas lavei-a e dei-lha novamente, deixando-a contente por ter a chupeta limpinha. Nunca na vida teria compreendido o seu problema se ela não mo tivesse conseguido explicar. Provavelmente teria passado de um choramingar para um chorar desalmado por não me conseguir explicar o problema e por eu não a conseguir perceber, e como tal não a conseguir ajudar. Numa outra situação, no Verão passado, a Mini-Tété chorava cada vez que a punha na cadeira do carro. Torcia-se toda nos meus braços, mostrando claramente que não queria entrar e sentar-se. Um dia, já farta daquilo, lá me lembrei que a minha pequenina já falava pelos cotovelos, e perguntei-lhe qual era o problema do carro. Respondeu-me que estava muito quente. A partir daí passei a dizer que ia ligar o "fresquinho" (ar condicionado) do carro mal ela se sentasse, para ela o passar a fazer sem qualquer choro ou relutância. Mais uma situação que dificilmente se teria resolvido tão bem se ela ainda não comunicasse como comunica.
Penso sempre nisto quando vejo outras crianças que com a idade dela ainda não se exprimem desta forma. Aliás, não tenho qualquer pudor em dizer que quando há umas semanas estive com dois bebé da idade da Mini-Tété que ainda pouco dizem, pensei que não sei se teria aguentado ser mãe-a-tempo-inteiro com um bebé assim. Não entender o que diz, não entender o que quer, vê-lo frustrado por não se conseguir explicar. Bom, provavelmente teria aguentado (que remédio) mas teria sido mais difícil, sem dúvida.

Bom, isto para dizer que a partir do ano e meio podem facilmente surgir birras em que a causa é exactamente essa: não conseguirem explicar visto o pouco ou nenhum vocabulário adquirido. É como querermos algo numa língua que ainda não sabemos falar. Seria frustrante para nós e é frustrante para os bebés. Com a Mini-Tété estas birras não existiram e neste campo fui sempre uma sortuda. Claro que nem sempre a compreendo e aí oiço-a dizer já com a alguma frustração "A mamã não percebe....". Mas confirmo que não percebi e peço para que repita ou me mostre que eu tentarei perceber. Resulta.

Neste momento com 2 anos e 4 meses, começam a surgir as primeiras birras pela frustração de...não ter o que quer. Oh, sim, ela explica bem o que quer, se explica, mas começa agora a perceber que não é por me dizer calmamente e a marcar bem as sílabas como se eu não a entendesse "A Mi-ni-Té-té-quer-ver-o-No-ddy", que vai ter direito a isso. Por enquanto, são birras controláveis, em 5 minutos no máximo a coisa está resolvida (e não é porque lhe fizemos a vontade), mas estamos sem qualquer dúvida a entrar numa nova fase. E eu não sei se estou pronta para ela. E eu sei que é normal, eu sei que é indicativo que é uma criança normal, eu sei que ela tem de passar por este processo de insistir em ter coisas que não pode ter e tem de lidar com a frustração de ser impedida, isto é essencial para crescer, mas admito que me assusta um bocadinho. Acho que vou voltar a deitar o olho ao livro das birras para ver se aprendo qualquer coisa que me dê um bocadinho mais de confiança. É que tenho tão pouca paciência para birras....e admito, um pouco de medo daquelas birras épicas em que as crianças até se deitam no chão ou batem nelas mesmas. Ui, me-do.

2 comentários:

  1. Sem dúvida alguma que é fundamental insistir na fala mais básica, para percebermos o que querem... comida, água, fralda, quente, frio... sorte a tua que a menina aprendeu fácil! :D

    ResponderEliminar
  2. No caso dela, nem foi insistência nossa. Toda a gente me dizia que eles só começam a falar a sério depois dos 2 anos por isso nem pensava nisso. Mas ela tem efectivamente um interesse enorme neste campo. Pede frequentemente para aprender palavras novas. E agora que ainda nem 2 anos e meio tem, quer aprender as letras. E isto notou-se desde cedo pois realmente mal começou a dizer as primeiras palavras, nunca mais se calou. :P Há dias em que até cansa pois só quero 2 minutos de silêncio, mas de facto ajuda muito. Mesmo agora as birras que faz por não ter o que quer entendem-se bem porque ela consegue explicar precisamente o que quer. :P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)