28.7.19

Adaptação à escola - dica

Quando comecei a trabalhar, houve quem me pedisse para depois contar como tinha sido a adaptação da Mini-Tété e eu prometi escrever aqui quando tivesse oportunidade.
Não foi, mais uma vez, uma adaptação fácil: a Mini-Tété estava com um horário bastante reduzido (12h semanais: 4 manhãs de 3 horas) e de repente, pumba, estava na escola todo o dia com ATL logo a seguir. Pior, como ficou logo doente e proibida de ir à escola, quando finalmente teve autorização para voltar estava em pleno período de férias e passou logo a ir todo o dia para o ATL, onde nunca tinha estado. Pobre Mini-Tété, tão avessa a mudanças e sempre a apanhar com elas assim em grande.
Portanto, a adaptação à escola que até estava a começar a correr bem, deu mil passos para atrás e numa terça-feira em que ela esteve a chorar 2h ao nosso colo depois de a termos ido buscar, percebi que ou fazia alguma coisa ou a minha pequenina não ia ultrapassar este sofrimento rapidamente.

Uma das coisas a fazer e que demorou o seu tempo foi explicar a nova rotina à Mini-Tété, explicar que eu ia sempre buscá-la à mesma hora (sendo que tendo 3 anos ela não sabe ver as horas por isso tinha de usar a rotina do ATL para lhe explicar em momento daquela rotina é que a ia buscar) e fazê-la ganhar a confiança de que eu iria mesmo sempre. Neste momento, já me posso dar ao "luxo" de às vezes poder chegar 15 minutos mais tarde sem que ela perceba, mas na altura fiz mesmo o esforço de todos os dias estar lá à mesma hora.  Demorou mas aos poucos a Mini-Tété percebeu mesmo que eu ia sempre buscá-la (o medo que ela tinha de passar a noite na escola era terrível) e se agora até já se permite a brincar sem estar preocupada, durante muito tempo dei com ela sentada no chão à porta do ATL à minha espera por saber que era mais ou menos naquela altura que eu deveria aparecer. Ai, coração de mãe apertadinho.

Outro truque que pus em marcha naquele dia e que teve logo efeito imediato foi desenhar um calendário semanal, onde em cada dia estava desenhado o que iria acontecer (se era dia de escola + ATL, se era apenas dia de ATL, se era fim-de-semana...) e coloquei-o na porta do frigorífico. Todos os dias de manhã, a Mini-Tété avançava um íman para o dia correcto e via o que iria acontecer nesse dia. Foi desta forma que percebeu que só havia um dia completo de ATL (o que ela menos gostava) por semana e que após 5 dias de escola vinha sempre o fim-de-semana em que passava o dia com os pais. Uso também para os dias de férias (em que vai ao ATL, ou vai para casa de uns avós, ou fica com outros, ou vai apanhar o avião...) e usarei sem dúvida no próximo ano lectivo. Fica a dica. :)




1 comentário:

Digam-me coisas. :)