5.5.20

Não sou capaz de entender

Eu espero daqui a uns anos estar a rir-me disto. Espero daqui a uns anos achar que não tinha razão, que na minha cabeça tudo era pior do que realmente foi. Espero daqui a uns anos poder falar disto sem a bola de ansiedade que se parece ter instalado na barriga, no coração, na cabeça e em cada cantinho do meu corpo (que não é pequeno).

Ontem a câmara municipal partilhou com os pais as medidas gerais a tomar de um extenso protocolo para o regresso das crianças à escola. Não vos vou maçar em demasia. Direi apenas que na escola da Mini-Tété só aceitarão 5 ou 6 crianças por sala. Que retirarão os brinquedos, a cozinha, a estante dos livros, os diferentes "cantinhos de brincadeira" a que as crianças estavam habituadas a ir ao poderem circular livremente pela sala. Porque agora não poderão. Agora terão uma mesa (sempre a mesma) para cada criança, onde passarão o dia. Onde poderão até a vir a ter de almoçar. Não poderão brincar com as outras crianças ou aproximar-se. No recreio não terão acesso às bicicletas, nem às bolas nem aos carrinhos com que costumam brincar. Também não poderão ir até à pequena cabana ou à ponte de brincadeiras. Ah, e claro, não poderão brincar umas com as outras nem aproximar-se. Expliquem-me por favor, porque a minha inteligência não chega definitivamente para tanto, a que é que estas crianças vão brincar, cada uma isolada na sua área de x metros quadrados, sem amigos ou brinquedos? A minha filha é imaginativa, vejo-a a criar mil e uma brincadeiras no seu pequeno espaço exterior mas ainda assim precisa de paus de giz para fazer desenhos ou de pedras para criar histórias. Não entendo. Terão de lavar as mãos à chegada, antes do recreio, depois do recreio, antes de comerem, depois de comerem, cada vez que se assoarem...Terão de ser absolutamente autónomos a calçarem-se e a vestirem-se porque não deverão ter ajuda. A educadora terá uma máscara e deverá evitar aproximar-se.

Há mais medidas. E não é um problema da escola da Mini-Tété, nas outras será assim também. Já ouvi que haverá escolas que retirarão as sestas às crianças por não ser possível respeitar as distâncias entre as pequenas camas. Poderão repousar a cabeça sobre os braços na mesa onde passarão a grande maioria do dia.

Eu entendo que as escolas tenham de abrir porque os pais precisam de regressar ao trabalho para ganhar dinheiro. A sério que entendo. E também entendo que têm de haver medidas porque se não o vírus irá propagar-se à velocidade da luz. A sério que entendo. Mas o meu entendimento acaba aqui quando de repente o sítio onde terei de deixar a minha filha se parece com tudo menos com uma escola...E ela tem apenas 4 anos. 

8 comentários:

  1. Inexplicável. Do infantário da minha filha mais nova ainda não indicaram nada, ela anda no pré-escolar (IPSS) e supostamente irá abrir a 01/06, mas nem sei o que hei-de fazer! Primeiro vou avaliar a situação quando disserem como vai funcionar e depois decido. Penso que terei alguma facilidade em continuar em teletrabalho poderei acompanhá-la mas sinto que ela tem muitas saudades da vidinha dela no Infantário e gostava que ela pudesse regressar, vamos ver!

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    1. Não sei como se passarão as coisas em Portugal mas não me parece que o protocolo sanitário vá ser tão restrito como este. Posso estar enganada, claro. Aqui as saudades da escola não são muito grandes :D mas a hipótese de teletrabalho infelizmente não está posta em cima da mesa. Eu terei de voltar à empresa mais tarde ou mais cedo e ela à escola.

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  2. Ola Teté , sou mais de ler do que de comentar, mas essas medida parecem me que vao contra os direitos da crianca. Pelo menos a parte da sesta, e de exigir que criancas que estao em desenvolvimento possam vestir se e calcar os sapatos sem ajuda parece me muito dificil, nessas idades ha bastante diferenca em termos de desenvolvimento motor.
    Entendo que algumas medidas vao ter de ser tomadas para reduzir a propagacao do virus, mas algo assim pode por em perigo o desenvolvimento emocional e social infantil de toda uma geracao.

    (desculpa pela falta de acentos e cedilhas mas tenho um teclado alemao :D )

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    1. A parte da sesta também não acho bem mas a verdade é que em muitas escolas, mesmo em Portugal, a partir dos 3 anos não há sesta. Aqui sei que há escolas onde a partir dos 4 anos fazem o "período de descanso" com a cabeça pousada nos braços à mesa. Felizmente na escola da Mini-Tété, por enquanto, permitem que as crianças façam a sesta deitadas enquanto sentirem que é preciso. Há crianças de 5 anos que ainda a fazem. Só que agora com estas novas regras ainda não sei como vai ser...A ideia de lhes retirarem a possibilidade de se deitarem para dormir não me agrada de todo, mesmo se isso já se faça em tempos normais noutras escolas.
      O vestir e calçar...as crianças do ano da Mini-Tété (segundo ano do jardim-de-infância, turma dos 4 anos) supostamente já se calçam e vestem sozinhas até porque as regras da escola ditam que as roupas e os sapatos têm de lhes permitir ser autónomos (por exemplo, sapatos que não sejam de velcro não são aconselhados, os casacos devem ter fecho e não botões...), ainda que às vezes um fecho encrava ou troquem os pés e precisem de ajuda. Mas há as crianças do ano anterior (dos 3 anos) que poderão ter maior dificuldade.

      A mim incomoda-me muito o efeito psicológico que tudo isto terá nas crianças. O ambiente de stress e ansiedade que se viverá nas escolas para que estas regras se consigam aplicar. E o facto de a escola passar a ser um sítio nada divertido e para onde não se queira voltar. Não consigo imaginar crianças desta idade sentadas o tempo todo (e a minha é calma) ou a arranjarem maneira de se entreterem em x metros quadrados de betão sem qualquer brinquedo (e a minha é imaginativa)...Só consigo ver crianças tristes...

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  3. Então mas... sendo assim qual o plano de atividades?

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    1. Não sei Raven. Imagino que as educadoras vão criar um mas tudo isto está a ser muito feito em cima do joelho, as escolas estão a organizar e a preparar tudo esta semana, sendo que só esta semana tiveram uma ideia de quantos pais tencionam levar ou não os miúdos à escola, não há tempo para fazer tudo e para achar que quando as escolas abrirem na segunda-feira tudo vai estar pronto e a correr de forma oleada. Na verdade, ainda nem sabemos se a escola vai mesmo abrir. Podem decidir que não tem condições para isso. Sinceramente, acho que os presidentes das câmaras, os directores e os educadores estão a fazer o melhor que podem com as regras que lhes foram ditadas mas não há milagres...

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  4. Essa descrição quase que parece mais a de uma prisão do que a de um jardim de infância...estranho novo mundo este que temos!

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    1. E não é um jardim-de-infância tendo em conta que o principal interesse destes é servirem sobretudo para a socialização das crianças. E estas medidas retiram por completo este princípio.

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Digam-me coisas. :)