3.5.20

Para não nos esquecermos

Esta ideia não é minha, vi partilhada numa página de facebook de uma familiar e achei que seria uma boa ideia fazer um post semelhante por aqui.

Quando 2020 começou, ninguém pensou que meses depois estaríamos nesta situação, com tanta gente em casa, com escolas fechadas, com trabalhos em risco. E quando tudo isto passar (porque vai passar) bastarão alguns anos para que muitos de nós mal se lembrem de tudo o que viveram. Quando, daqui a muitos anos, tentar contar à Mini-Tété como foram estes meses, haverá lapsos, não me lembrarei de tudo e será mais difícil descrever o quadro geral, até porque a minha experiência não é a mesma dos meus vizinhos, nem a destes é igual à dos amigos. Cada medida afecta-nos de forma diferente e cada um de nós terá as suas próprias lembranças desta situação. Por isso, fica aqui registado o estado do país (França) e do mundo, no dia 1 de Maio de 2020, sexta-feira. A lista é longa e poderá ser actualizada (se quiserem participar, considerem-se convidados).

- O isolamento social começou oficialmente numa terça-feira, dia 17 de Março, às 12h00. Há 46 dias.

- As escolas fecharam dia 16 de Março e no fim-de-semana que precedeu esta segunda-feira, muitas pessoas já não saíram de casa. Há 49 dias.

- Com as escolas fechadas, o ensino tem sido mantido on-line. No caso da Mini-Tété, recebemos e-mails com as fichas a fazer e com os objectivos de aprendizagem que faltam cumprir para acabar o programa escolar. Depois das férias da Páscoa (Abril), a educadora criou um calendário semanal com os trabalhos diários a executar e enviou-nos de uma só vez todos os documentos necessários até ao final do ano lectivo. Partilhamos os exercícios feitos com fotografias e recebemos a indicação se está bem ou se é preciso trabalhar algo em específico.

- Todos os comércios fecharam com excepção das bombas de gasolina, tabacarias, estabelecimento de consumo alimentar (mercearias, supermercados, hipermercados, padarias, frutarias..), farmácias e bancos.

- Nestes, há linhas nos chão para que se formem filas com as pessoas afastadas 1 metro umas das outras.

- Os cabeleireiros e manicures fecharam para grande desespero de muita gente. Eu pinto o cabelo em casa por isso não entrei em pânico. E decidi fazer a experiência idiota de não o pintar enquanto durar o confinamento para ver qual a percentagem de cabelos brancos que realmente tenho. Estou velha, é tudo o que tenho a dizer e não vamos mais falar sobre isto.

- Os restaurantes fecharam. Há quem faça entregas em casa ou permita ir buscar. Quando, em Abril, alguns McDrive (serviço Drive do McDonald's) abriram, formaram-se filas de 3h de espera. A mim também me apetece um McChicken mas não tanto.

- Parques e praias estão interditos. Os parques infantis também.

- As competições desportivas foram canceladas.

- Os festivais de Verão foram cancelados.

- As igrejas e outros locais de culto fecharam.

- Para sair de casa, precisamos de preencher um atestado indicando se a) vamos trabalhar, b) vamos fazer compras de bens de primeira necessidade (comida, medicamentos...), c) vamos sair por motivos de saúde (p.e. ir ao médico), d) vamos sair por motivos familiares inadiáveis (como um funeral), para assistência a pessoas vulneráveis ou guarda de crianças, ou e) vamos fazer saídas curtas, ligadas a actividade física individual ou a necessidades de animais de companhia. Se não é para nenhuma destas coisas, fica-se em casa.

- A partir do dia 23 de Março, para exercício físico individual ou passear com as crianças, passou apenas ser possível uma vez por dia, durante uma hora, num raio de 1 km. No atestado passámos a ter de escrever a hora de saída de casa.

- Casamentos, celebrações familiares e festas de aniversário foram canceladas.

- Só podem estar presentes 20 pessoas nos funerais.

- Bebés e crianças pequenas não compreendem muito bem porque é que só podem ver os avós e outros familiares e amigos através de um ecrã ou de janelas.

- Não se dão abraços e beijos. Nem apertos de mão.

- As pessoas devem manter-se afastadas umas das outras no mínimo um metro.

- Não há máscaras e luvas suficientes nos hospitais.

- Há menos ventiladores do que deveria haver.

- As pessoas passaram a usar máscaras e quando entrarmos na fase de desconfinamento haverá locais onde será obrigatório o seu uso.

- Nos primeiros dias, o papel higiénico esgotou em quase todo o lado. O gel desinfectante também. E as massas. Agora também é difícil encontrar sabão para as mãos. E farinha, porque toda a gente quer fazer pão em casa. Mas já há papel higiénico.

-  Nalguns comércios, foram criados horários de entrada específicos para pessoas de risco.

- Em muitos comércios, foram colocados painéis de acrílico entre os funcionários e os clientes. Um pequena abertura permite os pagamentos.

- Em caso de suspeita de contágio, não devemos ir para as urgências. Ligamos para que nos seja feita uma teleconsulta ou para que um médico nos receba. Idas ao hospital ou chamadas para o 112 ligadas aos coronavírus apenas em caso de dificuldades respiratórias. Apenas são testados os doentes que apresentem sintomas agudos ou os doentes hospitalizados por outras patologias e que apresentem sintomas do coronavírus. Dizem que a partir do dia 11 de Maio, as pessoas que apresentem sintomas ou que tenham estado em contacto com pessoas contaminadas também serão testadas.

- O aeroporto de Orly fechou no dia 31 de Março.

- Um pouco por todo o mundo, às 20h, batem-se palmas aos médicos e pessoal hospitalar que luta para salvar vidas. Também há concertos e brindes de janela para janela.

- Há concertos online, visitas a museus online, espectáculos de humor online, aulas online de yoga, pilotes, aeróbica, zumba, etc...

- Com as escolas fechadas, os pais (ou apenas um dos pais) com filhos até aos 16 anos passaram a poder ficar em casa com eles. Em Portugal, é até aos 12 anos. Muitos destes pais estão em teletrabalho. Palminhas para eles e que todos cheguem ao fim disto com alguma sanidade mental.

- Teoricamente, o desconfinamento começará dia 11 de Maio. A partir de 30 Abril e durante 7 dias, um mapa de França com as regiões pintadas de verde, laranja ou vermelho é exibido ao país. A 7 de Maio, um único mapa apenas com as cores verde e vermelha será mostrando, informando assim quais as regiões onde a circulação do vírus e/ou a saturação dos serviços de reanimação é menor ou maior respectivamente, dependendo disto as diferentes medidas de desconfinamento que serão aplicadas. Nós estamos numa região vermelha, pelo que as medidas poderão vir a ser mais restritas do que o plano apresentado para já para as regiões verdes.

- As Universidades só abrirão em Setembro.

- A 11 de Maio as creches, jardins-de-infância e primárias abrirão, com turmas não superiores a 15 alunos e um protocolo sanitário difícil de executar. Ninguém percebe muito bem como é que isto se vai passar, com crianças a 1 metro umas das outras, com máscaras a serem usadas por crianças acima dos 6 anos, com desinfecções constantes, entre outras medidas. Os ciclos e liceus dependem dos valores de circulação do vírus. 

- Até este dia, em todo o mundo, foram contabilizados mais de 233000 mortas por coronavírus. Cerca de 3.24 milhões de pessoas foram diagnosticadas portadoras do vírus. Nos Estados-Unidos, já morreram mais de 63000 pessoas. Em Itália, 27.967 mortos. No Reino Unido, 26.711 mortos. Em Espanha, 24.824 mortos. Em França, 24.376 mortos.

- Neste dia, em França, 24595 hospitalizações devido ao coronavírus. Em reanimação estão 3878 pessoas. Nos hospitais, já morreram 15369 pessoas e nos lares morreram 9132 pessoas. 





2 comentários:

  1. É tão duro e cruel este resumo... às vezes parece que nos esquecemos do tanto que a vida mudou... fechados na nossa bolha, não parece tão mau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que nesta semana, com o regresso à escola cada vez mais perto, tudo me parece incrivelmente mau. Andei muito pouco ansiosa toda a quarentena mas este regresso à vida fora de casa não está a ser fácil.

      Eliminar

Digam-me coisas. :)