1.9.12

O meu ponto de vista


As relações à distância não são fáceis. E quem disser que o são então tem uma relação que eu não entendo. Não é fácil ter um namorado que não não está presente. Não há beijos, não há abraços, não há idas ao cinema, não há compras a dois no supermercado, não há massagens, não há filmes no sofá, não há dar as mãos, não há olhar o outro nos olhos, não há carícias, não há quem nos limpe as lágrimas, não há quem enrole os pés nos nossos enquanto contamos o nosso dia-a-dia, não há jantares românticos, nem passeios, nem quem nos ajude a carregar as coisas pesadas para dentro de casa, entre uma série de coisas. E é verdade que quando arranjamos um namorado é porque queremos que essa pessoa esteja ao nosso lado e nos ame, e não que voe para outro país e nos que fique a amar lá longe, porque isso leva a uma perda de uma série de momentos. Ficam as datas de namoro por comemorar, as prendas de Natal são trocadas mais tarde ou mais cedo do que deveriam e os aniversários nem sempre são passados juntos. Por isso, eu sei (acreditem que sei) que as relações à distância não são fáceis.

No entanto, confesso que fico com cara de parva quando casais que se dizem e se mostram super-apaixonados, que não se largam e dizem ser capazes de fazer tudo pela sua cara-metade, ditam logo "Ah, não, uma relação à distância não dava. Acabava logo com a relação.". Quando são relações à distância sem previsão para novo ajuntamento no mesmo país, eu entendo. É verdade que a vida fica parada. Eu por exemplo, escolhi aceitar um namoro à distância mas não quis casar nem ter filhos enquanto isto assim durasse, pois não queria por exemplo criar um filho sozinha, sem o pai presente. Mas quando falamos de casais que vão ficar separados por tempo determinado, um ano, dois, anos, estranho esta atitude. Se ele é o mais que tudo, se é o tal, se é o homem com quem querem casar e ter filhos, então acabam tudo só porque ele vai estar fora um ano?

Não vou ser hipócrita e dizer que ao longo do últimos anos não pensei em terminar a relação que tenho. O facto de não saber quando e se voltaríamos a viver no mesmo país, e sentir que a minha vida estava de facto parada, não ajudou. Mas aquilo que me fazia continuar era o mesmo que me fez não terminar o namoro quando ele se mudou: ele valia a pena. Era esta a resposta que dava a mim mesma quando me perguntava: "Porque raio continuas tu com esta relação à distância?". "Porque ele vale a pena.". Simples. E por isso quando casais de namorados me dizem que acabavam logo se o outro se atrevesse a ir para longe (e muitas vezes não estamos a falar de mudar de país, apenas de cidade), eu só penso que então é porque acham que os respectivos não valem a pena.

A mesma coisa para quem aproveitando a distância cai facilmente na traição. É verdade que quando o nosso companheiro está longe, sentimos a falta de tudo o que ele nos dava antes, nem que seja a atenção. E por isso, quando algum amigo é mais carinhoso, mais próximo, é fácil confundir as coisas. Mas novamente é necessário perguntar "Quem está longe vale a pena?". E se valer, então supera-se e resiste-se à tentação (disto não posso falar muito porque também posso dizer que não tive resmas de gajos atrás de mim enquanto ele esteve longe  :)). O que me deixa simplesmente irritada é que me digam "Ah, mas ele está de certeza a trair-te.". Sim, pois, claro que está...Aliás é preciso mudar de país para trair a namorada. Que trabalheira. Mais valia ter-me traído cá e poupava umas viagens. Traições existem desde sempre, mesmo entre namorados que vivam na mesma casa, por isso não é a distância que causa isso.

Ou seja, namorar à distância não é fácil. Perde-se muita coisa. Ouve-se muita coisa. Mas quando se ama vale a pena....

2 comentários:

  1. Penso igual! A insegurança é latente mas temos de tentar manter a cabeça fria e entender se vale a pena. Mas essa mania que o povinho tem de dizer logo "prepara a cabeça!" é muito nojentinha. Porra! Parece que não acreditam em pessoas felizes. Gente ressabiada, é o que são.

    ResponderEliminar
  2. Acho que há simplesmente pessoas que não entendem o que é uma relação à distância. Assim como há quem tenha tanto receio que o namorado que têm as possa trair, que para elas é quase certo que estando longe os homens nem hesitariam em fazê-lo.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)