22.10.12

Enfim....

Esta notícia do Público é fantástica. É incrível como os cientistas são de repente considerados génios tão grandes que até conseguem prever com exactidão as consequências de um tremor de terra. Não há lugar no mundo de trabalho para nós, vivemos à custa de bolsas, mas para prever o imprevisível estamos cá. Não digo que eles foram correctos na sua análise e que não podiam ter feito melhor porque não sei, não é a minha área específica e não estou assim tão informada, mas até eu que sou de Ciências acho macabro um tribunal que nada percebe destas coisas achar que sim, senhor, eles tinham de saber exactamente quais os danos que a cidade iria sofrer (já agora, o número de casas que ia abaixo e quais, não?). Percebo que os familiares queiram culpar alguém, mas se vamos começar a fazê-lo cada vez que há uma catástrofe natural, muitos cientistas deixarão de o ser pois passará a ser uma profissão de alto risco (para além de ter pouca saída profissional....).

Um dos melhores comentários? Este: "Manchete daqui a uns anos....Cientistas presos por subestimarem riscos do aquecimento global...Cientistas presos por subestimarem riscos de erupções solares....Cientistas presos por subestimarem riscos de erupção de vulcões. Mas ninguém prende políticos, economistas, nem banqueiros por subestimarem os riscos das trafulhices que fazem e afectarem directamente as vidas de milhões, algo muito mais fácil de prever que um tremor de terra."

3 comentários:

  1. Se formos ver ao longo da história, podemos sempre dizer que os cientistas, os que tentavam perceber o que se realmente passava com o mundo foram sempre massacrados. Mas agora virou a moda de "isto está a acontecer, qual é a solução?". Infelizmente as coisas não são assim tão directas, de causa-efeito, logo é esta solição. Não, há mil e uma causas, há mil e um factores possiveis que podem interferir. Têm de se estar constantemente a defender e a defender o seu conhecimento e papel. Tem piada quando culpam e condenam pessoas que tentam compreender fenomenos naturais quando não conseguem compreender fenomenos criados pelo homem.
    E já agora, venho de uma zona sismica, muito mal pode ser evitado se as pessoas souberem como se comportar nessas situações e se houver regulamentação relativamente a construções. Os Açores já levaram com 6,3 de magnitude e não houve esse elevado nivel de mortalidade, e muitos deles eram inesperados, sim, porque esse tipo de fenomeno nem sempre é facil de detectar.
    Desculpa lá o longo texto. Versão curta: Concordo totalmente contigo!

    ResponderEliminar
  2. Lol, não te preocupes com a extensão do texto. A verdade é que muito depende da maneira como as casas e prédios são construídos. E acredito que muitos engenheiros e construtores não pensem nisso quando constroem. Mas a culpa nunca será deles...É mais fácil culpar os cientistas.

    ResponderEliminar
  3. Acho que agora todos querem especializações. Como me disse uma vez uma professora: "Licenciamo-nos em insectos, fazemos o mestrado em moscas e o coutoramento nas patas das ditas".
    Anda tudo doido, exigente e esquecem-se que somos humanos e só não erra quem não trabalha.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)