9.1.13

Dai-me paciência....


Eu sou stressadinha. Estou a tentar deixar de o ser, mas sou ainda. Stresso com pequenas coisas, preocupo-me com mais coisas ainda. Penso no futuro, naquilo que farei, no que quero conquistar, como o vou fazer. Preocupo-me como viver o amanhã, como vou viver daqui a um ano. Preocupo-me se um dia terei condições para trazer um filho a este mundo, se poderei dar-lhe um irmão. Preocupo-me se terei sempre capacidades de pagar a minha casa. Preocupo-me se não passarei um dia dificuldades e o que posso fazer já de modo a evitar a isso. Sim, é isso, sou uma stressadinha. 

Mas confesso que prefiro ser assim a ser como quem leva demasiado à letra a expressão "carpe diem", que vive o dia-a-dia sem pensar no futuro, que não mede as consequências dos seus actos, que não planeia nada, que só pensa em viver o dia de hoje e amanhã logo se vê. Porque a não ser que se tenha nascido com o rabo virado para a lua, ninguém ganha nada a viver assim. Não se constrói nada, não se poupa nada, não se obtém nada. E fazem-se asneiras atrás de asneiras, sem nunca pensar como se safaram ou sem nunca perceber como chegaram ao ponto em que estão, porque lhes correm as coisas mal. 

Prefiro estudar a ponte, pensar como a atravessar em segurança, fazê-lo calma e seguramente, do que tentar logo atravessá-la, estar sempre a cair ao rio, ser constantemente salva, até que um dia, em vez de estar na outra margem em segurança e feliz, vou dar por mim sentada na margem do rio a chorar porque caí ao rio, ninguém me ajudou, e agora estou ali sozinha e encharcada.

Sim, sou stressadinha, e pior: começo a perder a paciência para ouvir as lamurias daqueles estão sentados encharcados à beira-rio, sem continuarem a pensar como atravessar a ponte calma e seguramente.

4 comentários:

  1. Não és a única! :)

    (aliás, talvez seja ainda mais stressada...)

    ResponderEliminar
  2. Não sou stressada, sou mega calma, o mundo pode acabar que eu estarei a observar tudo, serena. Mas penso demasiado. Penso sempre mais à frente mas de modo ponderado. Já fui como tu, os próximos 10 anos tiravam-me o sono. Agora não, planeamos tanto e em meses tudo muda. Já passei tantas vezes por isso que me habituei. Mais vale fazer poucos planos e ir-me preocupando à medida que as coisas surgem.

    ResponderEliminar
  3. É uma tormenta viver stressada. Tenho uma mana assim, que stressa com tudo. :) Tens de te distrair...

    ResponderEliminar
  4. Eu já fui mais stressada, tenho mesmo feito um esforço para deixar de o ser. Mas não compreendo aquelas pessoas que não o são de todo e que um dia acordam e ficam muito espantadas com tudo o que os outros conquistaram e elas sem nada...=S

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)